Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Horizon Chase Turbo: Senna Sempre - Nunca Esquecido

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre – Nunca Esquecido

Como uma carta de amor e paixão, a expansão de Horizon Chase Turbo fora no que é mais importante: Fazer com que Ayrton Senna seja lembrado para SEMPRE, não só por esse jogo delicioso, mas por tudo o que fez pela imagem do Brasil.

Horizon Chase Turbo é uma pérola incontestável dos jogos brasileiros. Um jogo que não tem só mecânicas fluidas e interessantes, mas alma e energia que fazem com que nós sintamos todo o carinho e esforço que cada desenvolvedor pôs ali ao trabalhar nessa obra de arte dos jogos de corrida. Óbvio, é uma grande colcha de referências a jogos clássicos que qualquer site aí pela internet já fez uma lista com várias referências e músicas. Porém, isso não tira o mérito enorme que o jogo tem, por fazer com que a gente continue pensando nele como um jogo que queremos voltar especificamente a ele, e não nas referências que ele usou como base, nos dando vontade resgatá-los.

Com Senna Forever (Ou Senna Sempre), nós temos quase uma reinvenção na forma como o jogo funciona, no sentido de direção criativa mesmo. O jogo não foca mais apenas nas peculiaridades do que fazem um jogo de partidas avulsas, quase arcade, em que o desbloqueio de pistas e carros são consequências de desafios nossos, e parte para um modo “história” onde traça uma linha do tempo com os feitos mais significativos da carreira daquele que é, provavelmente, o piloto mais lembrado e amado da história do automobilismo, pelo menos aqui nas nossas terras tupiniquins.

O QUE TEM DE NOVO?

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre - Nunca Esquecido

A partir de algumas introduções, imagens com alta qualidade e uma grande exultação em criar pistas que remetem aos percursos que o próprio piloto fez, podemos assumir o controle do próprio e guiá-lo por corridas contra adversários com nomes diferentes, alguns até parodiando os reais pilotos, e sentir uma emoção de viver aquilo, por ao mesmo tempo, sentir haver ali uma forma de homenagem, como também haver a sensação especial de estar sendo de fato Ayrton Senna.

Porém, por não se distanciar do que o jogo se propunha desde o começo, ainda conseguimos ter uma boa implementação de mecânicas que envolvem nas estratégias das pistas. Temos que considerar quais serão as nossas configurações para cada corrida, quase como se nos preparássemos para uma caçada em Monster Hunter, ou até mesmo uma dungeon em Final Fantasy, sabendo o que vamos priorizar bem, como combustível e aceleração.

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre - Nunca Esquecido

Diferente de jogos como Mario Kart e outros, não há aqui nenhum tipo de dificuldade que possa fazer com que isso se torne invariável. Muito pelo contrário, o level design de todas as pistas são criados com esse objetivo em mente, fazendo com que não precisemos só nos esforçar para controlar nosso Senna da forma mais suave o possível para chegar em primeiro, mas para quem consigamos de fato acabar a corrida. Se não houver esse cuidado, pode ter certeza que você vai estar reiniciando a partida por não haver mais combustível. Isso, porém, é o que já se sabe do jogo base. Então, qual é a verdadeira adição para a expansão?

Bom, a nossa preocupação em ganhar as corridas acaba por ser voltado pela recompensa que o jogo nos dá. Não pensamos em vencer por um espírito competitivo e de tentarmos nos superar. Queremos atingir os novos desafios de cada corrida, principalmente envolvendo as medalhas, para ganharmos as novas informações que são nos dados conforme progredindo, onde cada uma delas situa mais na carreira do grande piloto naquele ponto.

Nesse modo “história”, temos circuitos divididos em períodos da história do piloto, e chegar até o ponto final dessa jornada, nos faz pensar em pesquisar mais e conhecer mais a fundo o que tem por trás deste que é tão reverenciado e amado a ponto de ter toda uma expansão como homenagem ao seu legado.

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre - Nunca Esquecido

SEMPRE

Ver o Brasil de novo ser representado belamente pelo incrível estúdio Aquiris, dá uma esperança de que seus próximos projetos possam se tornar mais ambiciosos e assim elevar de fato o nível de qualidade em game design no Brasil no quesito em escopo. Eu poderia dizer aqui, sem ressalvas, que eu não acredito que ninguém esteja tão perto de fazer isso quando o estúdio independente que desenvolveu não só o jogo base, Horizon Chase Turbo, mas como também esta expansão que por si só poderia ser de fato um jogo apenas sobre Ayrton Senna que faria sentido nós vermos o sorriso contagiante do piloto e lembrar de todas as suas façanhas e dizer, apesar de mais de 25 anos de falecido que ele é para sempre, de fato.

Horizon Chase Turbo: Senna Sempre
9.9 / 10 Nota Final
Prós
- Uma bela homenagem ao legado de um dos maiores pilotos da história - Gameplay consistente com o jogo base - Recompensas interessantes e instigantes que nos fazem que explorar mais - Trilha sonora cativante e extremamente envolvente - Um execlente custo benefício
Resumo
Com uma carta de amor e paixão, a expansão de Horizon Chase Turbo foca no que é mais importante: Fazer com que Ayrton Senna seja lembrado para SEMPRE, não só por esse jogo delicioso, mas por tudo o que fez pela imagem do Brasil.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Horizon Chase Turbo: Senna Sempre foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Jesús Fabre para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Matheus Furtado
Um fã de Da Vinci e Miyamoto. Não me pergunte quem é quem.