Hyper 5 - Banner

Hyper 5 – E se Metroid encontrasse Galaga?

Alguma vez já se perguntou o como poderia ser um jogo de Metroid ao estilo Galaga? Bom, a desenvolvedora Eastasia deve ter pensado algo no gênero e lançou Hyper 5 em uma tentativa, não tãããão bem sucedida, de jogo no estilo Shoot’em Up, ou usando o termo “abrasileirado” Jogo de Navinha.

E se?

Realmente um jogo Metroid nos moldes de jogos shoot’em up da década de 90 seria algo bacana… seria um bom spin off eu presumo, mas não foi exatamente isso o que aconteceu aqui em Hyper 5. Embora seja um bom jogo, há algo nele que me parece estranho e me incomodou, vem comigo que esclareço isso pra você.

História

Hyper 5 tem uma história simples e rasa. O jogo inicia com você em sua espaçonave chamada Hyper 5 recebendo um sinal desconhecido e indo ao encontro de tal para investigação. Após a viagem de hyper espaço você se encontra em algum ponto do universo próximo a um planeta onde aparentemente está a origem desse sinal e ao adentrar na atmosfera é surpreendido por um ataque militar do inimigo.

Quem é esse inimigo, não importa. É o oponente, eles estão atacando e em número muito maior!

Com base nisso devemos seguir as telas ao melhor estilo arcade dos anos 90 sobrevivendo e derrotando inimigos. São ao todo 5 fases, cada um com um chefe, e em algumas com caminhos alternativos que rendem mais pontos ou até mesmo desbloqueios.

É isso, pouco se constrói a respeito da história. Mas ainda assim consegue entreter quem gosta do gênero.

Hyper 5 - Fase 1

Gameplay

Em Hyper 5 temos todo o pacote clássico de jogo de navinha e sua jogabilidade não difere muito dos jogos dessa época. Controlamos a nave com o direcional esquerdo e atiramos com o gatilho ZR. Porém o extra aqui está nas outras armas capazes de compor seu arsenal para jogo.
Podendo adicionar, conforme progride no jogo, um lança mísseis acionado pelo gatilho ZL e um canhão sendo acionado pelo botão B dando mais poder de fogo e possibilidades.

Novas armas diferentes e até mesmo uma extra chamada Nova são desbloqueadas no decorrer do jogo nos diversos modos disponíveis. Outro fator clássico presente é a melhoria de equipamento durante a aventura. Ao derrotar alguns inimigos especiais ou sequência de inimigos alguns cubos coloridos apareceram em tela e eles podem aparecer em até quatro cores:

  • Verde: Recupera toda sua vida
  • Vermelho: Recupera a munição dos mísseis e canhões
  • Azul: Adiciona mais força as armas equipadas durante a batalha.
  • Amarelo: Bônus de Pontos de Melhoria.

Modos de Jogo

Hyper 5 oferece diversos modos de jogo sendo eles: História, Arcade Play, Time Trial e Level Select. No modo História seguimos por cada uma das 5 sempre havendo uma pausa entre elas e até mesmo sendo capaz de alterar equipamento no arsenal nesse momento.

No modo Arcade Play temos uma experiencia nos moldes clássicos dos arcades do gênero da década de 90. Escolhemos inicialmente quais os equipamentos da nave, dentre os equipamentos desbloqueados, e seguimos o jogo enfrentando os inimigos em fases subsequentes. Nesse modo as melhorias já efetuadas das armas não têm efeito, todas as armas voltam para o estágio inicial e as melhorias aparecem em jogo apenas conforme coletamos alguns cubos flutuantes.

No modo Time Trial deve-se correr contra o tempo e terminar a fase no menor tempo possível.

No modo Level Select podemos escolher qual fase queremos jogar e também é possível ver quais desafios da fase ainda não foram feitos.

Ainda sobre modos de jogo, há também nas opções uma forma de mudar o ritmo do jogo. Joguei no estilo Progressivo, recomendado para iniciantes no gênero, com foco na melhoria de equipamento para progredir nas fases. Esse estilo de jogo tem a movimentação suave e velocidade moderada com mais pontos de melhoria e inimigos tão fortes quanto o jogador.
O outro estilo de jogo é o de Precisão, recomendado para especialistas no gênero onde a prática leva à perfeição. Nesse estilo não há inercia e a movimentação é rápida, bem como todos os tiros (jogador e inimigos).

Hyper 5 - E se Metroid encontrasse Galaga?

Desbloqueio e Melhorias no Arsenal

Outra novidade é o desbloqueio de determinadas armas ao cumprir desafios nas fases, como por exemplo, derrotar 10 de determinado inimigo ou todos os inimigos de uma onda de ataque.

Esses desafios são listados ao fim da fase ou caso perca suas vidas e dê Game Over. Mas não se preocupe. Toda a pontuação permanece (ao menos no modo História) e também os pontos de melhoria (UP – Upgrade Points).

Esses UP são utilizados para melhoria do seu arsenal já desbloqueado podendo inclusive aumentar a quantidade de continues, vida e velocidade da sua nave. Nesse caso ao efetuar a melhoria não será possível desfazer, contudo qualquer melhoria efetuada nas armas pode ser desfeita afim de recuperar os pontos utilizados para, por exemplo, somar com os pontos existentes e conseguir alguma melhoria mais cara.

E bota cara nisso… As melhorias variam de 500 a 25 000 pontos, e isso é apenas 1 melhoria. Então caso queira deixar sua nave TUNADA, vai precisar gastar algumas boas horas de jogo.

Tempo de Jogo e Dificuldade

Sobre isso Hyper 5 é um jogo curto, possível finalizar a campanha principal em menos de 3 horas. Não que eu tenha feito nesse tempo, é claro. A dificuldade excessiva em alguns trechos ou o mal costume nesse estilo de jogo pode render muitas tentativas frustradas. O segredo é pegar o padrão de ataque e desviar a tempo sem parar de atacar.

Vale mencionar que algumas dicas sã dadas quando somos derrotados. Muitas delas são sobre como desbloquear mais armas no Arsenal. Mas teve uma em específico que falava que eu não deveria estar morrendo tanto em um jogo de shoot’em up. Acredita?!

Hyper 5 - Dicas

Extras

Além disso tudo temos também uma galeria de inimigos onde podemos ver com um pouco mais de detalhe quem estamos enfrentando e ter acesso a um texto com uma breve descrição do inimigo ou mesmo sua própria espaçonave.

Há também um Ranking mundial mostrando a pontuação de todos os usuários do jogo:

Hyper 5 - Ranking Mundial
Ranking no momento de criação da review.

Design

Aqui a coisa fica um pouco séria. Ao menos no modo portátil, do qual joguei 99% do tempo, Hyper 5 peca no design quanto a escolha das cores usadas nos cenários e inimigos. Talvez a escolha tenha sido proposital como uma forma de fornecer um novo elemento de dificuldade, uma vez que o jogo não é extenso, mas ao meu ver essa não foi uma boa escolha.

Saturação

Sabe o que significa saturação? Bom, segundo o site dicio.com.br:

Saturação: adjetivo – Completamente embebido; impregnado ou infiltrado em; que foi alvo de saturação: ar saturado.
[Figurado] Cheio; que já não tem espaço; cuja quantidade chegou no mais alto nível: uma casa saturada de móveis.
[Figurado] Aborrecido; que causa aborrecimento: ele estava saturado das aulas.

E é exatamente isso que vemos em tela, cores saturadas. Hyper 5 tem todos seus elementos com cores saturadas e todas muito parecidas, desde inimigos ao cenário e até mesmo os cubos de melhoria em aventura. Todas esse excesso de cores ora vibrantes e neon, oras escuras criou uma estranheza e um desgaste visual que não me permitiu jogar por longas horas.

Porém, fora esse ponto, o jogo traz uma boa variedade de inimigos e ecossistemas em cada fase podendo até mesmo ter opção de escolha de caminho em algumas rendendo pontos extras como recompensa. Inclusive, as poucas animações cinemáticas do jogo são muito boas.

Trilha Sonora

A trilha utiliza de uma musica techno pop agradável durante todo o percurso nas fases. Nada demais. Os efeitos sonoros são poucos e os mais marcantes são da dublagem “aparentemente computadorizada” que o/a piloto possui.

Detalhes Técnicos

Hyper 5 fui publicado dia 12 de Abril e pesa pouco mais de 1,5 gb. Possui linguagem apenas em inglês, inclusive a pouca dublagem que tem a fim de dar mais imersão no personagem. O jogo está, no momento de escrita desse artigo, em promoção de lançamento por R$ 37,59 reais até o dia 02 de Maio onde volta à seu preço cheio de R$ 46,99 reais na e-shop brasileira.

Hyper 5 - E se Metroid encontrasse Galaga?

Hyper 5 - Banner
Hyper-5
Veredito
Promissor e com muita possibilidade de customização de armas e gameplay. Um jogo curto mas que consegue divertir mesmo com sua saturação de cores me confundindo diversas vezes.
Design
60
Trilha Sonora
68
Diversão
77
Gameplay
95
Custo x Benefício
65
Prós
Diversas formas de gameplay
Desbloqueáveis
Diversificação de armas e elementos de melhoria
Contras
Cores confusas e muito saturadas cansam a vista.
Historia rasa
Curto
73
Nota Final

[Nota do Editor: Hyper-5 foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela eastasiasoft para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Desenvolvedor, gamer, marido e pai de pet. Um fã de Zelda, Monster Hunter, RPGs e Metroidvanias, que ama dar risadas, desenhar, jogar e reclamar que não tem tempo para fazer isso mais vezes.