Um experimento curioso envolvendo inteligência artificial (IA) e Pokémon Red chamou a atenção da comunidade gamer. Um programador chamado Constantin Liétard criou uma IA que tentou jogar o clássico jogo de RPG do Game Boy, lançado em 1996. O objetivo era ver se a IA poderia aprender a jogar e completar o jogo sem nenhuma intervenção humana.
O resultado foi surpreendente, mas não muito animador. A IA levou cerca de 50 mil horas (mais de cinco anos) para derrotar o primeiro líder de ginásio, Brock, que é considerado um dos mais fáceis do jogo. Para isso, a IA usou um Squirtle como Pokémon inicial e usou apenas o ataque Tackle, ignorando os outros ataques e itens disponíveis. No entanto, após vencer Brock, a IA não conseguiu encontrar o caminho para o segundo líder de ginásio, Misty, que fica na cidade de Cerulean. A IA ficou presa em um loop infinito, andando de um lado para o outro sem sair do lugar. Isso mostra que a IA não tinha uma noção clara do objetivo do jogo nem das regras do mundo de Pokémon.
O experimento com Pokémon foi transmitido ao vivo no Twitch, onde os espectadores podiam acompanhar as tentativas frustradas da IA. Alguns até tentaram ajudar a IA, dando dicas e sugestões pelo chat, mas sem sucesso. O experimento foi encerrado após seis meses de transmissão.
O experimento de Liétard é um exemplo de como a inteligência artificial pode ser aplicada aos games, mas também de como ela ainda tem limitações e desafios. Segundo Liétard, sua intenção era testar as capacidades da IA em um ambiente complexo e dinâmico, como o de Pokémon Red. Ele disse que sua IA usava algoritmos de aprendizado por reforço, que consistem em recompensar ou punir a IA com base em suas ações.
No entanto, Liétard reconheceu que sua IA não era muito eficiente nem inteligente. Ele disse que sua IA tinha uma memória limitada e que não conseguia planejar suas ações com antecedência. Ele também disse que sua IA não tinha uma forma de explorar o ambiente ou de aprender com seus erros. Ele disse que sua IA era apenas um “robô burro” que seguia instruções simples.
O experimento envolvendo Pokémon Red é um caso extremo de como a inteligência artificial pode ser usada nos jogos. Existem outros exemplos mais sofisticados e bem-sucedidos de como a IA pode criar experiências de jogo mais realistas e envolventes. Por exemplo, a ferramenta Promethean AI usa IA para gerar ambientes 3D com base em descrições simples⁵. Outro exemplo é o Ludo.ai, que usa IA para analisar o comportamento do jogador e adaptar a jogabilidade de acordo.
A inteligência artificial nos games é um campo promissor e desafiador, que pode trazer benefícios tanto para os desenvolvedores quanto para os jogadores. No entanto, também é preciso ter cuidado e ética ao aplicar a IA nos jogos, pois ela pode ter impactos negativos na sociedade e na cultura. Por isso, é importante estar atento às questões éticas, sociais e legais envolvidas na utilização da IA nos jogos.
Deixar uma resposta