Imp of the Sun é um jogo de aventura 2D com visão lateral, contendo ainda elementos do sub gênero metroidvania. Tudo isto numa belíssima ambientação inspirada na cultura peruana.
BELÍSSIMO MUNDO
Imp of the Sun utiliza elementos da cultura peruana para criar sua história: o Sol utiliza sua última fagulha de poder para criar Nin, o herói encarregado de salvar o mundo de um iminente Eclipse total.
A melhor qualidade de Imp of the Sun é toda sua estrutura artística: ambientes, trilha sonora e personagens. A inspiração na cultura peruana é o ponto alto do jogo, trazendo uma ótima e linda variação de cenários, com templos enormes, abismos amedrontadores e desertos vastos. Os elementos míticos estão muito bem inseridos aqui, fazendo um ótimo trabalho de apresentar a cultura aos que desconhecem e fazendo o interesse surgir.
A trilha sonora também faz um bom trabalho, é variada, e cumpre bem seu papel.
JOGABILIDADE POUCO INSPIRADA
Infelizmente Imp of the Sun tem dificuldades em entregar um jogabilidade que instigue o jogador na exploração e nas batalhas. Apesar dos itens secretos, da busca por mais experiência para evoluir o personagem, o level design falha em entregar uma aventura mais divertida: os puzzles são bem simples, e as sessões são bem parecidas, entregando uma progressão muito repetitiva. A cada área, os mesmos passos precisam ser seguidos para chegar ao chefe: libere uma nova habilidade, faça alguns puzzles, procure jóias para liberar a porta do chefe. Isso acaba criando uma falta de surpresa ao jogador.
O design dos inimigos, visualmente falando, é bonito, mas eles entregam pouca variedade de desafios, ainda que entreguem uma diversão em certas partes em que vêm em hordas, obrigando o jogador a pensar rápido e fazer combos.
Os chefes são pouco memoráveis, simples de derrotar e com pouca estratégia envolvida. Ao menos um deles ainda é interessante de se enfrentar, trazendo ideias bem elaboradas que podem ser melhoradas em futuros jogos da desenvolvedora.
Um ponto positivo da aventura são os personagens não-jogáveis, que interagem com o jogador, trazendo histórias da cultura, do ambiente explorado, dicas para enfrentar chefes e etc.
CUSTO-BENEFÍCIO
O jogo está legendado em português do Brasil e tem uma duração média de 5 a 6 horas de jogo apenas para fazer o principal. O jogo será bem mais fácil e possivelmente mais rápido para jogadores experientes do gênero. Dito isto, os extras do jogo, como os contos da Izhi são bem relevantes para aqueles que curtem explorar novas culturas, e como elemento opcional, é uma boa adição para aqueles que buscam o 100%. Na eShop Brasil, ele está custando R$101,95.
CONCLUSÃO
Imp of the Sun é um jogo riquíssimo em detalhes visuais, e com um amor confesso a cultura em que se baseou, entregando uma ótima ambientação, enredo simples, mas conciso e ótima interação com personagens. Na balança final, é um jogo que perde pontos por conta da jogabilidade e diversão, ao pecar principalmente em surpreender o jogador.
[rwp_box id=”0″]
Deixar uma resposta