Indústria de jogos do Reino Unido restringirá acesso a Loot Boxes para crianças

Novos princípios da indústria irão "melhorar as proteções para todos os jogadores"

Loot Box

A indústria de jogos do Reino Unido concordou em restringir o acesso a caixas de recompensas (loot box) nos jogos para crianças por meio de um conjunto de diretrizes da indústria.

UKIE, a associação comercial da indústria, juntamente com o governo, divulgou 11 Princípios da Indústria como parte de “proteções aprimoradas para crianças, jovens e adultos após preocupações levantadas sobre loot boxes”.

Aos que não estão familiarizados, Loot Box, semelhante ao Gacha, é o termo dado uma mecânica de conseguir recompensas de forma aleatória utilizando moedas do jogo ou através de microtransações usando dinheiro real.

Os Princípios incluem a necessidade de sinalizar a existência de loot box em um jogo antes da compra, uma lista clara das probabilidades do conteúdo do loot box em questão e a necessidade de uma política de reembolso fácil.

Publicar esses princípios compartilhados sobre como a indústria aborda as loot boxes é uma novidade no Reino Unido e nos fornece uma direção clara para o futuro.

Os Princípios irão melhorar as proteções para todos os jogadores e sublinhar o compromisso da indústria com um jogo seguro e responsável. Esperamos trabalhar de forma colaborativa em toda a indústria e com outros para implementá-los nos próximos meses.
(disse o co-CEO do UKIE, Daniel Wood)

Eles foram elaborados por um Grupo de Trabalho Técnico composto por representantes de todo o setor, após “extenso envolvimento” com o Departamento de Cultura, Mídia e Esporte do governo, outras autoridades governamentais, acadêmicos, grupos de defesa de terceiros e grupos de consumidores.

No ano passado, o governo exigiu que a indústria de jogos do Reino Unido tomasse medidas para proteger os jovens das loot boxes. Uma universidade do Reino Unido relatou que as loot boxes causam “danos financeiros e emocionais” às crianças.

Deixamos claro que a indústria de videogames precisa fazer mais para proteger crianças e adultos dos danos associados às loot boxes.

Esses novos princípios são um grande passo à frente para garantir que os jogadores possam desfrutar de videogames com responsabilidade e segurança. Estou ansioso para ver as empresas de jogos colocarem os planos em ação e observarei seu progresso de perto.
(disse John Whittingdale, ministro das indústrias criativas.)

Os 11 Princípios listados pelo UKIE são os seguintes:

  1. -Disponibilize controles tecnológicos
  2. -Impulsionar a conscientização e a aceitação dos controles tecnológicos
  3. -Forme um painel de especialistas em garantia de idade na indústria de jogos
  4. -Divulgue a presença de Loot Boxes antes da compra
  5. -Forneça divulgações de probabilidade claras
  6. -Projete e apresente Loot Boxes de uma maneira que seja facilmente compreensível
  7. -Apoiar a implementação da estrutura de pesquisa de videogames
  8. -Continuar a combater a venda externa não autorizada de itens adquiridos nas Caixas de Itens
  9. -Comprometa-se com políticas de reembolso brandas
  10. -Proteções avançadas para todos os jogadores
  11. -Trabalhar com o governo do Reino Unido e outras partes interessadas relevantes para medir a eficácia desses princípios

As loot boxes foram extremamente criticadas em jogos populares como a série FIFA da EA, que no ano passado ficou com loot boxes para o modo FIFA 23 Ultimate Team depois que o governo do Reino Unido decidiu não legislar o sistema de monetização do jogo.

A decisão do Reino Unido segue movimentos semelhantes de outros países. O governo australiano, por exemplo, está tentando classificar todos os jogos com loot boxes como maduros, enquanto um tribunal austríaco decidiu que os pacotes FUT da FIFA violavam as leis de jogos de azar do país.

No ano passado, os partidos políticos da Holanda apoiaram uma nova tentativa de bloquear caixas de saque, mas um estudo afirmou que a lei de caixas de saque da Bélgica não estava sendo aplicada.

Tudo isso pois a esperança da recompensa, que pode ser um item raro por exemplo, quando somada a grande maré de ansiedade prematura hoje existente no mundo, pode se transformar em um vício compulsivo.

Concorda com essas ações? Você costuma comprar Loot Boxes? Tem alguma opinião diferente sobre o tema? Conta pra gente aqui nos comentários!

Desenvolvedor, gamer, marido e pai de pet. Um fã de Zelda, Monster Hunter, RPGs e Metroidvanias, que ama dar risadas, desenhar, jogar e reclamar que não tem tempo para fazer isso mais vezes.