iRacing compra direitos de jogos NASCAR para novo jogo em 2025

iRacing compra direitos de jogos NASCAR para novo jogo em 2025

Após um período turbulento no comando do desenvolvimento oficial de jogos da NASCAR, a Motorsport Games vendeu os direitos ao concorrente iRacing.

O acordo abrange um jogo de console oficial da NASCAR descrito como “estilo de simulação”, com lançamento previsto para 2025 em “várias plataformas”, incluindo o Nintendo Switch.

Quando fomos abordados com a opção de adquirir a licença para o jogo de console NASCAR estilo simulação, que era o jogo de console e a franquia que sonhávamos fazer, foi uma oportunidade que não poderíamos deixar passar.

Ter a capacidade de construir um jogo de console NASCAR é um privilégio que prometemos executar com o máximo cuidado. Esperamos trabalhar diligentemente com as partes interessadas da indústria NASCAR para entregar um produto que proporcione uma experiência incrível para a comunidade de jogos e fãs da NASCAR em todo o mundo.

(Tony Gardner, Presidente da iRacing)

iRacing compra direitos de jogos NASCAR para novo jogo em 2025

A new beginning

O acordo segue uma longa e tumultuada história dos direitos de jogos da NASCAR após a era de desenvolvimento do Eutechnyx. Tudo começou em 2015, quando a 704Games (então chamada Dusenberry Martin Racing) fechou um acordo para fazer jogos de corrida baseados na série do mundo real, recrutando a Monster Games para criar a NASCAR Heat Evolution.

Após o investimento em 2018 da Motorsport Network, os proprietários da Motorsport Games, 704Games garantiram uma extensão do acordo com a NASCAR até 2029. A Motorsport Games concluiu a compra da 704Games em 2021 e, portanto, a propriedade do contrato de jogos da NASCAR. Enquanto isso, a Monster Games seguiu seu próprio caminho após lançar o NASCAR Heat 4 de 2019 e acabou sendo comprada pela iRacing no ano passado.

Durante o mandato da Motorsport Games com a franquia após a saída, ela lançou NASCAR Heat 5 em 2020, DLC para esse título incluindo um complemento Next Gen Car Update, suporte para NASCAR Heat Mobile para iOS e Android, um 2021 Nintendo Switch NASCAR Heat Ultimate Spin-off da Edition+, o infeliz NASCAR 21: Ignition e um segundo jogo para Switch, NASCAR Rivals de 2022.

Jogos de automobilismo agora focados em outro lugar

De acordo com a NASCAR, Heat 5 e Heat Rivals continuarão “disponíveis e apoiados pela Motorsport Games até 2024”, presumivelmente antes de serem retirados da venda. Não está confirmado se o acordo do iRacing vai até a mesma data de término de 2029, nem quanto foi pago.

A venda da licença NASCAR é o resultado de uma revisão estratégica completa de onde acreditamos que nossa empresa deveria se dirigir no longo prazo.

Em nossa exploração da venda, levamos em consideração as empresas que acreditávamos que poderiam desenvolver um grande jogo NASCAR. Tanto a NASCAR quanto o iRacing foram receptivos à nossa mudança proposta, trabalhando conosco para arquitetar uma transição positiva pós-venda e agradecemos-lhes pelo seu apoio.

Agora concentraremos nossos esforços no fornecimento de outras propriedades intelectuais já em desenvolvimento avançado.

(Stephen Hood, CEO da Motorsport Games)

iRacing compra direitos de jogos NASCAR para novo jogo em 2025

O principal negócio do iRacing, o simulador de direção somente para PC baseado em assinatura, já é um parceiro oficial de simulação da NASCAR. Espera-se que o novo jogo seja desenvolvido para PlayStation, Xbox, Nintendo Switch e Steam (PC), além do acordo incluir os direitos de criação de algum tipo de jogo para celular.

A NASCAR tem a capacidade de conceder acordos de licenciamento em todos os subgêneros de jogos. Consequentemente, anunciou recentemente um novo jogo móvel ‘autônomo’ em colaboração com Hutch e através da GameMill Entertainment e lançou o NASCAR Arcade Rush, semelhante a um kart, para PC, PlayStation, Xbox e Nintendo Switch no início deste mês.

Estudante de animação, designer e editor. Apaixonado por automobilismo, jogos e futebol.
Flor Flor