Kitaria Fables - Uma sobrecarga de fofura!

Kitaria Fables – Uma sobrecarga de fofura!

Kitaria Fables foi desenvolvido pelo estúdio Twin Hearts e está sendo publicado pela PQube, que gentilmente nos cedeu uma chave do jogo para análise. O jogo não se trata apenas de mais um simulador de fazenda, mas também de um action RPG bastante divertido, com visuais fofos e uma excelente sensação de liberdade. Mas para competir com jogos do gênero, que andam bastante populares ultimamente, Kitaria Fables reserva algum diferencial aos jogadores? Me acompanhe nessa análise que eu te digo!

Kitaria Fables - Uma sobrecarga de fofura!

História

Sejam todos bem-vindos a Paw Village! Como em diversos jogos nesse estilo, aqui você cuidará da fazenda do seu avô, plantando e colhendo, derrubando árvores e quebrando pedras, construindo novos equipamentos, acessórios e muito mais. Tudo isso enquanto ajuda os habitantes de Paw Village com algum de seus problemas e descobre novas coisas sobre o que está acontecendo na região e sobre sua própria família. 

O pequeno vilarejo se torna seu novo lar, dando a liberdade para o jogador decidir quando deseja realizar determinadas tarefas e progredir na história do jogo.

As mecânicas de jogo

Nos minutos iniciais você já começa em um dos campos abertos do jogo e é apresentado ao tutorial de batalha. A batalha, inclusive, é bastante intuitiva e divertida nesse jogo (apesar de não parecer tão polida às vezes), uma vez que você encontrará os monstros andando no mapa e ao ser atacado, mostrará a área que o golpe do inimigo irá atingir. Esse sistema acaba sendo muito interessante, faz o jogador aprender os padrões de ataque dos inimigos e traz uma sensação recompensadora ao desviar deles no momento correto.

Durante a primeira hora de jogo você irá conhecer alguns personagens essenciais para sua jornada, eles vão te dar algumas missões para que você possa se ambientar mais em como esse universo funciona, como por exemplo plantar algumas cenouras, derrotar alguns inimigos e até mesmo aprender mais sobre magia! 

Kitaria Fables - Uma sobrecarga de fofura!

Um ponto importante a se destacar é que, apesar do jogo ter um ciclo de noite-e-dia, ele não obriga o jogador a cumprir tarefas durante o dia, com uma barra de estamina ou algo do tipo. Sim, algumas coisas só podem ser feitas durante certas horas do dia, como comprar em algumas lojas ou acessar determinados locais, mas isso é algo positivo devido ao jogo não ser focado na fazenda. Por falar nela, ao contrário de outros jogos do gênero, Kitaria Fables não conta com um sistema de cuidados com animais (o que seria um pouco estranho, levando em conta o contexto dos personagens já serem baseados em animais), porém esse recurso acaba não fazendo falta.

No decorrer do jogo você encontrará novos inimigos e localidades, que te darão novos itens, é dessa forma que você adquire materiais para aprimorar suas ferramentas, armas e armaduras, criar acessórios e até mesmo aprender novas magias, tornando seu personagem cada vez mais forte e facilitando a progressão do jogo, além de deixar o visual do seu personagem ainda mais fofo.

Algo que faz falta é a questão de interação social presente nos RPGs e nos simuladores nesse estilo, em Kitaria Fables você pode aceitar diversas tarefas de personagens, mas isso acaba não impactando diretamente em outros aspectos sociais do game, apenas na recompensa que você adquire pela tarefa completada, enquanto outros jogos trazem sistemas sociais mais robustos. Outros dois problemas do jogo são com relação à barra de atalho, que não parece ser suficiente para a quantidade de coisas que você precisa administrar, então sair para caçar algum monstro e depois voltar para cuidar da fazenda acaba demandando algum tempo para ajustar os atalhos de cada item, e também com relação às indicações de onde o jogador deve ir durante o começo do jogo, fazendo com que abrir o menu para reler sobre a localidade da missão demande um pouco mais de tempo do que o ideal. Esse segundo problema acaba sendo amenizado após algumas horas de jogo, já que você consegue liberar a “viagem rápida” para diversos mapas, facilitando e agilizando a movimentação do personagem pelo jogo.

Kitaria Fables - Uma sobrecarga de fofura!

Uma sobrecarga de fofura!

Quantas vezes eu já falei que o jogo é uma fofura? Mas vale reforçar! Tanto os personagens antropomórficos (animais com características humanas) quanto o mundo de Kitaria Fables são pontos extremamente positivos, a escolha artística cartunesca dos desenvolvedores foi bem na mosca. É muito fácil criar uma conexão com os personagens, já que boa parte deles tem uma função na cidade, como Shamrock, o urso ferreiro, Timmy, o rato padeiro ou até mesmo com o prefeito de Paw Village, que é um bode, entre muitos outros!

Com relação a trilha sonora, o jogo lembra muito alguns MMORPGS do início dos anos 2000 (Sério, alguns sons tem similaridades assustadoras com Ragnarok), mas parece combinar muito bem com os visuais do jogo, como os inimigos e as localidades que o jogador pode visitar. Os temas mais específicos para essas localidades, como a cidade, cavernas ou o campo aberto, ajudam na hora de dar mais emoção ao jogo ou acalmar o jogador sempre que necessário, no tempo e medidas certas, mas podem parecer genéricos em diversas ocasiões.

Luta contra mini-chefe

Algumas partes do jogo podem apresentar quedas de quadros, especialmente quando o jogador estiver perto de muita vegetação ou em alguma batalha mais frenética, com muitos monstros em tela e magias, apesar de no geral ele se manter bastante estável. Outro ponto que pode incomodar um pouco é a lenta progressão no começo do jogo e seus loadings, não que eles sejam demorados, mas o jogo possui diversas áreas segmentadas, caso você use o transporte rápido, irá cortar um pouco a quantidade de vezes que a tela de loading aparece, mas durante a sua jornada você vai precisar transitar entre essas diversas áreas, então esteja preparado para andar bastante e para a quantidade de telas de carregamento.

Vale a pena?

Sem muita demora, sim, o jogo vale muito a pena! Mesmo se tratando muito mais de um RPG de ação com elementos de simulador de fazenda do que o contrário, acaba sendo um jogo repleto de conteúdo, tanto para aqueles que gostam de simuladores quanto para os que adoram um bom RPG. São dezenas de horas de conteúdo, em um jogo que está custando R$101,95 em sua edição padrão e R$127,45 na versão deluxe na eShop brasileira

Observações finais

Já faz um bom tempo que jogos de simulação de fazenda existem, então os diferenciais de Kitaria Fables acabam ficando pelos seus elementos bem utilizados de combate, seu visual fofo e divertido e a liberdade relaxante dada ao jogador, mas ainda assim existe espaço para crescer como jogo, com a inclusão de mais aspectos sociais e de eventos temáticos, por exemplo, caso a desenvolvedora assim deseje.

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[Nota do Editor: Kitaria Fables foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela PQube.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Pernambucano arretado, publicitário e adoro jogos de aventura e RPGs no geral! Atualmente rejogando Breath of The Wild e descobrindo pela primeira vez a maravilha que é Octopath Traveler.