Minecraft recebe nova atualização, versão 1.21.30

Minecraft recebe nova atualização, versão 1.21.30

A mais recente atualização de Minecraft, a versão 1.21.30, já esta disponível para os jogadores e permite que os aldeões durmam profundamente e as raposas estão recebendo uma mudança de paridade. Além disso, os pacotes agora estão disponíveis como um recurso experimental. Há outras correções de bugs, mudanças de paridade feitas e muito mais. Confira abaixo a lista divulgada:

Características experimentais

Pacotes

Um Bundle é um item que permite que você empilhe diferentes blocos ou itens juntos no mesmo slot de inventário. Itens diferentes normalmente não empilham juntos, então você pode acabar desperdiçando espaço tendo apenas alguns itens em cada slot. Um Bundle permite que você empacote esses itens juntos para que não haja desperdício de espaço.

  • Os pacotes são um recurso experimental – para usá-los, você deve ativar o experimento Bundle ao criar um novo mundo
    • Observação: os pacotes ainda estão sendo aprimorados na versão de pré-visualização e betas com correções de bugs e ajustes, então você pode notar algumas pequenas diferenças nesta versão experimental!
  • Um pacote é um item que pode agrupar itens diferentes na mesma pilha
  • Um pacote só comporta uma pilha (geralmente 64 itens), mas pode ser uma mistura de muitos tipos diferentes de itens
  • Você pode inserir itens em um Bundle diretamente no inventário
  • Os pacotes têm uma dica de ferramenta que mostra os itens dentro
    • A dica de ferramenta se encaixa em 3 linhas e sempre pode mostrar pelo menos 8 tipos de itens
  • Você pode selecionar qualquer um dos itens visíveis para retirar do pacote
    • Use a roda de rolagem do mouse, o manípulo direito de um controle de jogo ou toque em um dispositivo de toque
  • Ao selecionar um item para remover, o ícone do Bundle mostra o item saindo do Bundle
  • Ao segurar um Bundle na mão, você pode esvaziá-lo no chão
    • Na versão Beta e Preview mais recente, quando um Bundle é usado na barra de atalhos, um grupo de itens é esvaziado por vez, em vez de tudo ser esvaziado de uma vez.
  • O pacote é feito com uma corda sobre um couro
  • A receita do pacote agora é desbloqueada ao obter Couro ou Corda
  • Problemas conhecidos:
    • Ao mover itens em dispositivos sensíveis ao toque, o ícone do item errado pode aparecer brevemente
    • Pacotes colocados em potes decorados, dados a um Allay ou movidos por funis e conta-gotas podem perder seu conteúdo

Recursos e correções de bugs

Blocos

  • A retração vertical de blocos encharcados com um pistão não cria mais “água fantasma” no cliente ( MCPE-144222 )
  • O bloco “purpur_block” agora é dividido em instâncias únicas “purpur_block” e “purpur_pillar”; os blocos purpur cinzelados e lisos não utilizados anteriormente foram renomeados para “deprecated_purpur_block_1” e “deprecated_purpur_block_2” para compatibilidade com versões anteriores, mas estão ocultos do inventário criativo e dos comandos
  • “structure_void” teve seu estado de bloco removido e as variantes “air” serão convertidas para o bloco base
  • Adicionadas novas tags de bloco e item vanilla para oferecer suporte às velocidades de destruição de nível de item vanilla para blocos orientados a dados
  • Todos os troncos, troncos descascados, madeiras e madeiras descascadas agora são tratados de forma consistente em vários cenários:
    • Mobs voadores que podem pousar em árvores agora reconhecerão esses blocos como posições de pouso adequadas
    • Os papagaios agora preferem esses blocos como locais de pouso
    • Anteriormente, esses comportamentos se aplicavam apenas a um subconjunto desses blocos
  • Kelp não pode mais ser colocado em nenhum tipo de cerca, em vez de apenas um subconjunto delas
  • As ervas marinhas não podem mais ser colocadas em nenhum tipo de cerca, em vez de apenas em um subconjunto delas
  • Os ovos de tartaruga não podem mais ser colocados em nenhum tipo de cerca, em vez de apenas em um subconjunto deles
  • O bloco “cobblestone_wall” agora é dividido em instâncias únicas “cobblestone_wall”, “mossy_cobblestone_wall”, “granite_wall”, “diorite_wall”, “andesite_wall”, “sandstone_wall”, “brick_wall”, “stone_brick_wall”, “mossy_stone_brick_wall”, “nether_brick_wall”, “end_stone_brick_wall”, “prismarine_wall”, “red_sandstone_wall” e “red_nether_brick_wall” 
  • “granite_wall”, “diorite_wall”, “andesite_wall”, “stone_brick_wall”, “mossy_stone_brick_wall” e “prismarine_wall” agora têm um tempo de destruição de 1,5
  • “sandstone_wall” e “red_sandstone_wall” agora têm um tempo de destruição de 0,8
  • “end_stone_brick_wall” agora tem um tempo de destruição de 3,0
  • O bloco “sponge” agora é dividido em instâncias únicas: “sponge” e “wet_sponge” 
  • As instâncias do bloco Colored Torch, “colored_torch_rg” e “colored_torch_bp”, agora são divididas em instâncias exclusivas “colored_torch_red”, “colored_torch_green”, “colored_torch_blue” e “colored_torch_purple” 

Criação

  • Ao criar um fogo de artifício, adicionar ou remover itens da grade atualizará o item de saída adequadamente ( MCPE-183455 )

Jogabilidade

  • Agora, a garrafa sinistra com nível mais baixo ainda pode aplicar o efeito de mau presságio de nível mais baixo, se o jogador tiver uma ativa antes 
  • Os barcos não desaparecerão mais ao deslizar no gelo ( MCPE-180432 ) 
  • Corrigiu um crash que poderia ocorrer ao abrir um Lectern enquanto um Sticky Piston o movia. O Lectern agora fecha a tela do livro quando movido ( MCPE-183508 ) 
  • Desmontar um veículo não coloca mais o jogador dentro do solo em algumas plataformas ( MCPE-184363 ) ( MCPE-182448 )
  • Corrigiu o formato de colisão para Trial Spawners; agora é do mesmo tamanho de um bloco comum ( MCPE-178305 ) 
  • Adicionada uma nova mensagem de morte para quando os jogadores são derrotados por um ataque de Mace smash 
  • Corrigido um problema em que o Portal do Fim teletransportava alguns jogadores para perto do Portal do Fim ( MCPE-66061 )
  • O comando ‘/camera set’ agora será executado na ordem correta quando uma interpolação de câmera existente estiver em execução ( MCPE-183986 )

Em geral

  • Corrigido um bug que fazia com que texturas de espaço reservado aparecessem após minimizar e restaurar a janela do jogo 
  • Adicionando suporte a glifos de entrada nas tags de nome exibidas sobre as entidades

Gráfico

  • Corrigido um problema em que os Banners eram renderizados antes de outros objetos transparentes, independentemente de suas posições ( MCPE-130262 )
  • Renomeou o controle deslizante de taxa de quadros máxima como “Limite de taxa de quadros” e adicionou uma dica de ferramenta para descrever melhor sua finalidade

Como Jogar

  • Adicionada a capacidade de quebra de linha para rótulos de tópicos de Como Jogar em vez de adicionar “…” quando a linha fica muito longa

Unid

  • Cada item de Padrão de Banner agora inclui seu tipo de padrão em seu nome em vez de como um subtítulo ( MCPE-182508 ) 
  • Os itens do modelo de ferraria agora são nomeados de acordo com seu tipo de modelo em vez do nome genérico “Modelo de ferraria”
    • Em vez disso, eles especificam que são um modelo de ferraria por meio de um subtítulo no texto flutuante
  • Texturas de itens exclusivas foram dadas a cada item do Padrão de Banner para melhor distinguir entre si
  • O Illager Banner foi renomeado para Ominous Banner para corresponder à Java Edition
  • Itens de bloco corrigidos se tornando uma variante incorreta ao importar mundos mais antigos que 1.5.0 ( MCPE-181944 )
  • EDU: Receitas de redutor de material corrigidas que não funcionavam com alguns blocos achatados, como andesita ou terracota

Multidões

  • Nome da entidade personalizada corrigido não aparecendo corretamente em mensagens de morte ( MCPE-158447 ) 
  • O Breeze não tem mais uma distância mínima necessária para atacar um alvo ( MCPE-183011 ) 
  • Papagaio agora pode imitar Endermite 
  • Papagaios agora imitam Drowned ( MCPE-46302 ) 

Multijogador

  • Corrigido um problema em que a tela de convite no jogo não mostrava o substatus correto 

Raridade

  • Vários itens e blocos tiveram suas raridades atribuídas alteradas ( MCPE-182414 )
    • Quando essas mudanças de raridade chegarem à Java Edition em um snapshot futuro, todas as raridades de itens e blocos estarão em paridade entre ambas as plataformas
  • Raridade é um conjunto de categorias que determinam a cor usada para exibir o nome de um item ou bloco
    • Não tem impacto na jogabilidade, mas é usado para sinalizar o quão difícil é obter algo
    • Por padrão, a menos que especificado de outra forma, todos os itens e blocos têm uma raridade de Comum que exibe seu nome na cor branca
  • Reavaliamos a raridade de todos os itens e blocos no jogo para refletir com mais precisão o desafio atual de obtê-los, dadas as seguintes diretrizes:
    • Itens e blocos se tornam mais raros dependendo dos seguintes fatores:
      • A chance de encontrá-lo em uma tabela de saque, incluindo itens descartados por mobs
      • A quantidade de viagens necessárias para obtê-lo
      • A dificuldade de qualquer obstáculo que deve ser superado para obtê-lo
      • A quantidade possível daquele item ou bloco que existe no mundo
    • Qualquer item ou bloco que pode ser criado deve herdar a maior raridade de seus ingredientes de criação
      • Por exemplo, uma Maça tem uma raridade Épica porque um dos seus ingredientes (o Núcleo Pesado) tem uma raridade Épica
      • Da mesma forma, qualquer item criado que tenha apenas ingredientes de criação comuns também deve ser comum.
  • As listas abaixo detalham os itens e blocos que foram alterados para essa categoria de raridade

Comum

  • Cristal final
  • Maçã Dourada

Épico

  • Élitro
  • Cabeça de dragão
  • Acabamento de armadura silenciosa

Cru

  • Maçã Dourada Encantada
    • Maçãs Douradas Encantadas se tornaram mais comuns nos últimos anos por serem acessíveis tanto em Cidades Antigas quanto em Câmaras de Julgamento, o que justifica um rebaixamento para Raro em vez de Épico
  • Tridente
    • Recentemente aumentamos a raridade do Trident de Comum para Épico, mas após reavaliar, sentimos que era mais fácil de obter do que outros itens na categoria Épico, como Núcleos Pesados ​​ou Élitros.
  • Estrela Nether
  • Guarnição de armadura de proteção
  • Acabamento da armadura ocular
  • Acabamento da armadura Vex
  • Acabamento da armadura Spire
  • Wither Esqueleto Caveira
  • Padrão de Banner de Carga de Caveira
    • Agora que os crânios de esqueleto Wither são raros, esses padrões de banner também devem ser raros
  • Padrão de Banner de Coisa
    • Agora que as Maçãs Douradas Encantadas são raras, esses padrões de banner também devem ser raros
  • Os seguintes discos de música:
    • Passo de porco
    • outro lado
    • Criador

Incomum

  • Ovo farejador
  • Capacete de cota de malha
  • Peitoral de Cota de Malha
  • Leggings de cota de malha
  • Botas de cota de malha
  • Bússola de recuperação
  • Fragmento de disco 5
  • Concha de Nautilus
  • Fragmento de eco
  • Chifres de cabra
  • Cacos de cerâmica
  • Garrafas Sinistras
  • Bandeira sinistra
  • Atualização Netherite
  • Guarnição da armadura de sentinela
  • Acabamento de armadura de duna
  • Acabamento da armadura costeira
  • Guarnição de armadura selvagem
  • Acabamento da armadura de maré
  • Guarnição de armadura de focinho
  • Acabamento de armadura de costela
  • Acabamento da armadura Wayfinder
  • Acabamento de armadura modeladora
  • Acabamento da armadura do Raiser
  • Guarnição da armadura do host
  • Acabamento de armadura de fluxo
  • Acabamento de armadura de parafuso
  • Os seguintes discos de música:
    • 13
    • Gato
    • Blocos
    • Chilro
    • Criador (Caixa de Música)
    • Distante
    • Shopping center
    • Mellohi
    • Estagnado
    • Praia
    • Ala
    • 11
    • Espere
    • Relíquia
    • 5
    • Precipício

Reinos

  • O conteúdo das histórias do Realms não é mais cortado ao rolar
  • O texto não se sobrepõe mais às capturas de tela no Realms Stories em dispositivos Galaxy Z Flip em qualquer tamanho de IU
  • A lenda do gamepad não se sobrepõe mais aos elementos da IU ao escolher um reino de visualização para criar um mundo
  • No modo de tela dividida, a guia de assinaturas do menu de configurações agora é exibida apenas para o jogador principal
  • O Realm ID agora é exibido no texto de depuração para compilações de pré-visualização/beta enquanto conectado a um Realm ou em telas associadas
  • A lista de backups do Realms agora exibe a data em que o backup foi criado, em vez da idade do backup

Sons

  • As partículas de carga do Sculk agora têm som
  • Wither Skeleton agora tem seu próprio som de “passo” ( MCPE-174857 )
  • Basalt Deltas agora tem um som ambiente temperamental novamente

Estabilidade e Desempenho

  • Corrigiu uma falha que poderia ocorrer ao carregar dados de textura ( MCPE-184728 )

Controles de toque

  • Novo d-pad melhorado para controles de toque. Agora é mais compacto, inclui botões de back strafing e uma zona ligeiramente estendida do lado de fora, onde a entrada da câmera não é recebida, para evitar movimentos inesperados da câmera. Ao personalizar os controles, os botões diagonais também ficam visíveis.
  • Corrige bug onde o comando hide hud não ocultava o controle de toque do dpad

Câmaras de Julgamento

  • Substituímos os baús vazios na entrada da câmara por um Funil e um Barril para mostrar melhor aos jogadores que eles são feitos para descarte e gerenciamento de inventário!

Interface do usuário

  • Corrigiu um softlock que poderia ocorrer ao comprar assinaturas 
  • Corrigido um bug em que o prompt de interação ‘Beber’ não era exibido quando o jogador estava segurando uma Garrafa Sinistra 
  • Corrigido um bug onde a saúde do jogador era arredondada para baixo em vez de para cima, fazendo com que o HUD às vezes mostrasse apenas ícones de saúde vazios ( MCPE-183157 ) 
  • A posição de rolagem da saída do chat mantém sua posição após a tela do jogo recuperar o foco 
  • Encurtou a URL para fazer login em outro dispositivo para  microsoft.com/link
  • Adicionado um botão no menu do jogo para tirar uma captura de tela. Você pode ver suas capturas de tela na galeria de capturas de tela na sua página de perfil
    • Gostaríamos de ouvir seus comentários e sugestões sobre esse recurso! Você pode nos enviar seus comentários aqui:  aka.ms/MCBedrockScreenshots 
  • O texto do título do Beacon não é mais diferente dos outros contêineres na Pocket UI ( MCPE-176186 ) 
  • Corrigido um bug em que as guias de categorias de criação não ficavam visíveis na interface do usuário do Pocket após ocultar o livro de receitas na interface do usuário clássica ( MCPE-183825 )
  • A seta da tela do Stonecutter agora está visível o tempo todo, assim como nas outras telas semelhantes ( MCPE-160236 )
  • Corrigido um problema em que a durabilidade dos itens e a barra de armazenamento estavam com tamanho e posicionamento incorretos em certas telas
  • Adicionadas teclas de atalho para tirar screenshots no jogo no controle e no teclado. No mouse/teclado: F2. No controle: LB+RB, L1+R1, Botão L+Botão R
  • Os ícones dos efeitos agora mudarão de tamanho dependendo da escala da GUI ( MCPE-180238 ) 
  • Corrigido um problema em que o botão do modelo de semente mundial pode estar faltando na tela Criar Novo Mundo 

Paridade de baunilha

  • Golems de Neve com Resistência ao Fogo não sofrem mais dano em biomas quentes ( MCPE-94448 ) 
  • Blocos de abóbora não esculpidos não podem mais ser usados ​​para criar Golems de Neve e Golems de Ferro ( MCPE-33801 )
  • Quando um item é encantado, seu status de raridade agora é aumentado dependendo de sua raridade base
    • Se a raridade base de um item for Comum ou Incomum, ele se tornará Raro quando encantado
    • Se a raridade base de um item for Rara, ele se tornará Épico quando encantado
    • Se a raridade base de um item for épica, ele permanecerá épico quando encantado
  • Entidades caindo na água agora fazem o mesmo som de respingos que na edição Java ( MCPE-44120 ) 
  • Corrigido um bug onde um bloco de andaime independente não podia ser colocado em cima de um bloco de estrutura ( MCPE-169818 )
  • Encantamentos que possuem apenas um nível possível não exibem mais o nível “I” em seu nome 
  • Os nomes de muitos itens e blocos foram trazidos à paridade com a Java Edition. A lista a seguir detalha os nomes antigos à esquerda e os novos nomes à direita: ( MCPE-101388 )
    • Livro e Pena -> Livro e Pena
    • Capacete de corrente -> Capacete de cota de malha
    • Peitoral de Cota de Malha -> Peitoral de Cota de Malha
    • Leggings de corrente -> Leggings de cota de malha
    • Botas de corrente -> Botas de cota de malha
    • Maçã Encantada -> Maçã Dourada Encantada
    • Carne bovina cozida -> Bife
    • Melão -> Fatia de Melão
    • Melão Brilhante -> Fatia de Melão Brilhante
    • Leite -> Balde de Leite
    • Sementes -> Sementes de Trigo
    • Neve -> Bloco de Neve
    • Topo Neve -> Neve
    • Grama -> Grama curta
    • Double Tallgrass -> Capim alto
    • Cana de Açúcar -> Cana de Açúcar
    • Bloco de Argila -> Argila
    • Argila -> Bola de Argila
    • Ovo de desova de tartaruga marinha -> Ovo de desova de tartaruga
    • Ovo de tartaruga marinha -> Ovo de tartaruga
    • Bloco de Tijolos -> Tijolos
    • Bloco de Tijolos Nether -> Tijolos Nether
    • Tijolo vermelho do Nether -> Tijolos vermelhos do Nether
    • Laje de tijolos Prismarine -> Laje de tijolos Prismarine
    • Laje de tijolos de pedra -> Laje de tijolos de pedra
    • Laje de tijolos -> Laje de tijolos
    • Tijolo de pedra infestado -> Tijolos de pedra infestados
    • Sensor de luz natural -> Detector de luz natural
    • Mesa de Encantamento -> Mesa de Encantamento
    • Placa de pressão ponderada (pesada) -> Placa de pressão ponderada pesada
    • Placa de pressão ponderada (leve) -> Placa de pressão ponderada leve
    • Bigorna levemente danificada -> Bigorna lascada
    • Bigorna muito danificada -> Bigorna danificada
    • Cabeça -> Cabeça do Jogador
    • Bloco de Luz -> Luz
  • O nome da profissão de aldeão Pedreiro foi renomeado para Pedreiro para corresponder à Edição Java
  • Os cogumelos agora aparecem no nível de luz 9 e acima ( MCPE-66830 )
  • Corrigidas as Fazendas de Cogumelos em Woodland Mansions que geravam incorretamente Terra em vez de Terra Grossa 
  • Os seguintes blocos foram equiparados ao Java Edition para energia Redstone:
    • minecraft:mangrove_roots -> agora com poder ( MCPE-153838 )
    • minecraft:beacon -> não está mais energizado
    • minecraft:tnt -> não tem mais energia
    • minecraft:sea_lantern -> não tem mais energia ( MCPE-79271 )
  • Ao minerar Top Snow com uma pá encantada Silk Touch, Top Snow agora é derrubado em uma quantidade correspondente ao número de camadas do bloco ( MCPE-59729 )
    • Se houver 8 camadas, um bloco de neve será descartado
  • Os jogadores agora podem criar dois corantes cianos de uma planta carnívora ( MCPE-171061 )
  • As raposas agora têm 10 de saúde ( MCPE-48233 )
  • Os aldeões não fazem mais sons ociosos ao dormir
Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?