Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Monster Hunter Stories 2 - Wings of Ruin - A caçada do melhor ovo

Monster Hunter Stories 2 – Wings of Ruin – A caçada do melhor ovo

♫Pokémon! Temos que pegar, Isso eu sei, pegá-los eu tentarei!♫ Ops, game errado. Abra literalmente suas asas e vamos caçar ovos em cavernas.

Monster Hunter Stories originalmente era um título para o 3DS, a Capcom transformou a série que é tipicamente de caça a monstros em tempo real em algo bem diferente, eis um RPG por turnos de coleta de monstros. Mesmo radicalizando a jogabilidade, MHS apresenta uma nova e interessante perspectiva sobre aquele universo adotado pela Capcom. Assim essa alternativa se tornou divertida e praticamente direcionada pra quem nunca jogou ou quer dar os primeiros passos em Monster Hunter. Agora com o lançamento de Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin, a Capcom tentou em certas partes, melhorar o primeiro game da franquia nesta nova modalidade de game envolvendo MH, certo que você verá muitas passagens nesta sequência que provavelmente você já viu no primeiro game, mesmo com essa sensação de repetitividade, MHS2 consegue se manter em pé na sua proposta e se tornando um Spin-off divertido da série MH. 

O game ESTÁ está disponível com as legendas em PT-BR

NÃO É NOVELA MEXICANA, É APENAS A HISTÓRIA DO GAME

Monster Hunter Stories 2 mostra enredo e gameplay em novo trailer | Jogos |  Tecnoblog

Monster Hunter Stories 2, apresenta uma história bem cliché e nada que a torne envolvente, a história como um todo, fica devendo e você acaba descobrindo que é bem genérica sendo destacada também que é focada a um público mais jovem, como você poderá evidenciar através de Navirou (seu irritante gatinho guia), em forma de desenho animado sendo ele fofo, irritante, com piadinhas bobas e sem graça a maior parte do tempo. Embora você possa presenciar alguns momentos comoventes e engraçados, a história tenta ser fantasiosa, não que isso seja ruim, mas não consegue rechear o conteúdo como um todo e acaba decepcionando muito neste ponto que considero chave para um game.

MANTENDO A ESSÊNCIA PARA MASCARAR AS APARÊNCIAS

Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin (Switch) será lançado em 9 de  julho; confira novo trailer, amiibo e screenshots - Nintendo Blast

A franquia Monster Hunter tem na sua essência a caça de monstros e aqui não é diferente, você também caça, mas não o monstro diretamente e sim seus ovos, isso mesmo, ao invés de caçar, você deve coletar ovos que dentro deles existe um monstro que são chamados de Monsties, e são esses Monsties que te ajudarão durante toda a jornada. Você agora então não é diretamente um caçador de monstros, aqui em MHS2 você é um novato “montador” que deve criar laços afetivos com seus Monsties para que esses te ajudem durante as batalhas e exploração do mapa.

Maior parte do tempo, seu montador sairá em busca de novos ovos dentro de tocas que são chamadas de Tocas de Monstros e você vai notar que existem três variações delas (explicarei mais afundo em um guia que estou criando aqui para iniciantes) para o Portal Project N. Além de coletar os ovos que também variam em suas condições, você também deve recolher recursos espalhados pelo mapa e que te ajudarão em muitas sidequests repetitivas, porém essenciais para conseguir alguns itens.

O game apresenta uma quantidade significativa de Monsties para serem coletados, não tanto como em Pokémon, mas sim, esse game consegue colocar em sua essência aquele feeling de Pokémon, porem de uma forma diferente e menos robótica, deixo claro que não é um game de Pokémon e sim de MH em uma realidade alternativa de gameplay e isso é bem legal.

MONSTIES SEMPRE BOTAM SEUS OVOS DENTRO DE CAVERNAS

Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin Everden and bottle cap guide -  Polygon

Se você quiser fazer 100% no game, completar sua Monstiepédia (onde fica catalogado todos os monstros que você pega), vai ter que entrar em muitas destas cavernas, eis a única forma de você adquirir os ovos para poder ter seus monstros.

Fique ligado na busca do ovo dentro de cavernas que na maioria são randômicas, dica principal e tentar recolher os itens em baús, mas especificamente quando você adentrar em uma caverna que é maior e quadrada que destaca se no seu mapa como “ninho antigo”, essas cavernas são grandes em sua extensão, parece um labirinto chegando ser confusa em seu designer, é nelas que você encontrará as famosas tampinhas que serão trocadas por itens e receitas bem importantes para você se dar bem na jornada. Cada caverna antiga tem apenas 1 baú com tampinhas, não deixe NUNCA de coletar, vai por mim.

Além disso temos as cavernas com estruturas brilhantes é as que te darão os melhores ovos, mas assim como muitas coisas em MHS2, é bem randômica também na conquista do ovo perfeito, a dica principal é checar se o ovo é BEM FEDIDO e bem pesado, observando isso, é sucesso que você tenha um Monstie com gene bom, isso também é bem importante em MHS2.

Já falei da Monstiepédia? Então, caso você não tenha um monstro específico catalogado e queira ele, primeiramente você terá que enfrentar em uma batalha, porém não pode matá-lo, tem que fazer ele retornar para seu ninho e assim tentar pegar o ovo dele. Mas para o monstro retornar para o seu ninho nas cavernas, você tem que causar danos que justifique ele fazer isso, todas essas informações tem no Monstiepédia, as tampinhas que você recolhe, poderão ser trocadas por receitas para fazerem itens que beneficiam nesta estratégia, por isso elas são bem importantes para a coleta.

CHOCANDO OVOS E ESPERANDO A SORTE TE PRESENTEAR COM UM MONSTIE DECENTE

Monster Hunter Stories 2: Como encontrar ninhos de ovos raros - Critical  Hits

O fato mais interessante nestas idas e vindas em cavernas (toca dos monstros), é que mesmo repetitivo com o tempo, seu senso de conquistador falará mais alto, é bem legal você ver sua Monstiepédia se encher de monstrinhos.

Quando você consegue o ovo, deve manda -o para o estábulo para chocar e é aí que você vai checar as habilidades que o monstro possuí, isso depende muito do peso e fedor do ovo quando você for pegar no ninho, também randômico . Muitos ovos carregam genes que serão usados em outros Monsties durante o game, o gene é alguma habilidade que você queira transferir pra um monstro que você já possuí, tem desde os simples até os mais raros em genes, se atente a isso. Esses genes são cruciais se você espera obter o máximo de dinheiro, e eles se tornam uma espécie de minijogo. Se você alinhar três genes da mesma cor, obterá um bônus de bingo, que upará ainda mais seu dinheiro. Você também pode transmitir genes entre monstros por meio de um processo Rito. Isso oferece uma quantidade agradável de flexibilidade na maneira como você personaliza as habilidades do seu monstro, e é gratificante mexer e criar novas combinações.

SISTEMA DE BATALHA COMPETENTE, MAS TOMARA QUE VOCÊ TAMBÉM TENHA SORTE

Review De Monster Hunter Stories 2: Wings Of Ruin | UnicórnioHater

Diretamente nas batalhas, você escolhe seus comandos de ataque para partir pra cima dos inimigos. Embora existam fraquezas e vantagens elementares a serem consideradas, as batalhas giram principalmente em torno de três tipos diferentes de ataques: Poder, Velocidade e Técnica. Cada tipo tem uma vantagem sobre o outro: a velocidade vence o poder, o poder vence a técnica e a técnica vence a velocidade. O ponto crucial das batalhas, então, passa a ser descobrir que tipo de ataque o monstro inimigo usará e trocar o monstro certo para combatê-lo, como você não terá o controle do seu Monstie na batalha, muitas vezes ele se comporta como um acéfalo sem I.A para pensar e dependendo do caso, o dano pode ser bem massivo a ponto de você perder um dos 3 corações de vida que o game te dá, você deve contar muito com a sorte também com os ataques surpresas de inimigos, muitas vezes existem condições como apertar A repetitivamente para aplicar o golpe do seu Monstie, esses ataques não sequem um padrão e são bem aleatórios, pode aparecer do nada, portanto, fique esperto. Tirando o fator sorte, é um sistema simples e satisfatório, e o jogo frequentemente vai introduzindo novos tipos de monstros com diferentes padrões de ataque para a batalha.

As armas também são muito importantes em batalhas. As armas são divididas em três tipos: Corte, Perfuração e Contundência. Isso abre possibilidades de estratégia. Diferentes partes de um monstro são suscetíveis a um determinado tipo de arma, então você precisará trocar de armas frequentemente durante a batalha e mirar em partes específicas para causar o maior dano. Ataque uma parte várias vezes e você acabará quebrando-a, fazendo com que o monstro derrube um material importante. Enquanto um monstro está caído no chão, cada ataque que você acertar causará dano crítico, e você pode até mesmo impedir alguns monstros de lançar seus ataques mais fortes quebrando uma parte específica de seu corpo. Essas dinâmicas fazem com que as batalhas pareçam consistentemente agradáveis, e o jogo possui alguns recursos adicionados que se tornam interessantes. Incrivelmente os controles funcionam muito bem nesta área que condiz as batalhas.

O QUE ERA PRA SER LEGAL E AGREGADOR, NÃO COMPENSA

Histórias de Monster Hunter 2: pré-visualização de Wings Of Ruin no PC -  Animé K

Os Monsties serão usados tanto para a exploração, tente ter pelo menos 1 Monstie de habilidade diferente na sua party, como, Monsties que possam nadar, correr, escalar, voar…. isso ajuda no processo de exploração, embora isso não seja tão compensador.

Cada monstro pode realizar uma determinada ação enquanto você está em cima dele (montado) o que o ajudará a alcançar algumas áreas de outra forma inacessíveis; o Yian-Kut-Ku, por exemplo, pode quebrar pedras que estão bloqueando o caminho, enquanto o Tigrex pode escalar paredes cobertas de plantas que podem ser escaladas. No entanto, essas ações de montagens são decepcionantes durante a aventura principal. Em vez de abrir novos caminhos para explorar, essas habilidades são normalmente usadas para alcançar baús de tesouro, que na grande maioria contém um item ruim e não é motivador fazer isso. E você vai notar que usará muito essas habilidades dos Monsties no campo mas que infelizmente pode ser descartada a busca por esses itens, pois não fará grandes mudanças em sua experiência, exatamente pelo conteúdo que você conquistará ao abrir esses baús. Decepcionante é a palavra pra descrever essa pisada de bola por parte da Capcom. Eu penso assim : Pra que vou me matar tentando ir em uma parte de difícil acesso se o item que estará lá não valerá a pena?

O MONSTRO DA VEZ É A PERFORMANCE

Monster Hunter Stories 2 will let me perfect giant bear monsties | Rock  Paper Shotgun

Eu fiz essa análise com base na versão digital (e instalada na memória) do console Nintendo Switch, e lamentavelmente o game sofre no console da Nintendo, não sei se a versão do PC tem melhorias neste quesito, mas no Switch, presenciei várias partes de bruscas quedas de framerate a ponto da tela ficar tremula, caso este não ocorre direto, mas você vai deparar com essas quedas bruscas, sem contar na renderização de imagens que estão em baixa qualidade, você vai ver alguns inimigos ou partes do cenário se materializado no campo de visão. Isso não chega a estragar a diversão, mas se aliando a queda de framerate, é bizarro. Também não posso deixar de comentar dos loadings na transição de campo seja saindo ou entrando em batalhas como em cidades, alguns são demorados para o padrão e alguns são rápidos, não tem uma constância. Os gráficos são coloridos e aceitáveis, tanto nas modelagens como o cenário, porém a trilha sonora não chega nem um pouco a ser memorável.

CONTEÚDO PARA HORAS DE JOGATINA

Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin novo vídeo divulgado

Você que vai jogar MHS2, fique ciente que o game tem conteúdo para te deixar entretido por horas, seja com missões secundárias, principais, craftando armas e armaduras, também você terá acesso a batalhas no modo online e cooperativo, aumentando a longitividade do game na busca da Monstiepédia perfeita.

Mesmo que você não esteja habituado ao universo da franquia, poderá jogar tranquilamente, lógico que a essência e complexidade da franquia principal está presente aqui, são tantas informações e coisas pra se entender que pode assustar no primeiro momento, mas a partir do ponto que você começa a entender, fica muito desafiador fazer tudo o que o game te entrega. É só ter calma, ler tudo, até mesmo porque o game está em português do Brasil, talvez você estranhe alguns erros gramaticais, mas se você observar não é bem um erro, muitas vezes você verá Navirou falando uma coisa que você conhece, mas ele fala na língua dele e isso pode soar como um erro gramatical, mas não é. Enfim, tudo o que você precisa saber se encontra nos guias dentro do menu, só ler e ler e ir pra cima.

Especificações do game na e-shop

Monster Hunter Stories 2 - Wings of Ruin - A caçada do melhor ovo

ME RECOMENDA?

Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin é um bom spin-off da série principal em forma de um RPG por turnos, com horas de conteúdos se você for fazer os 100%, pode levar bastante tempo, administrando Monsties e fazendo todas as sidequests, embora repetitivas , lhe concedem alguns itens para o progresso, ainda mais se você for fã de Pokémon, poderá até comparar as versatilidades que MHS2 possuí e que muitos gostariam que tivesse no game de monstrinhos da Nintendo. Infelizmente a história é muito genérica que não prende tanto a atenção mas o sistema de batalha é interessante e que pode levar minutos até você encontrar a estratégia certa de como derrotar o inimigo e boa dose de sorte também. MHS2 vai te prender e aguçar seu senso de caçador, mesmo que você não seja um extamente neste game. Mas no geral, é uma experiência diferenciada em MH pra quem nunca jogou ou conhece a série, é mais acessível mas é complexo no mesmo tempo, é colorido, é mais juvenil, porém vale a pena conhecer.  

Monster Hunter Stories 2 - Wings of Ruin
7.7 / 10 Nota Final
Prós
- É bem estimulador completar a Monstiepédia
- Sistema de batalha por turno é simples mas faz você usar algumas estratégias
- A modelagem dos monstros está bacana
- Tem conteúdo para você aproveitar por horas
- Coletar ovos e usar o sistema de genes nos monsties, é bem legal
Contras
- I.A ruim dos seus monsties em batalhas, além de você não poder controlar eles
- Framerate bizarro em alguns momentos
- História ruim e sem profundidade
- Exploração de campo em partes inacessíveis é descartável
- Embora importantes, as sidequests são bem repetitivas
- Embora necessário para você pegar as tampinhas, as tocas antigas é um porre para explorar
- Muitas coisas são randomicas e dependem do fator sorte
Resumo
Monster Hunter Stories 2 - Wings of Ruin é um game de coleta de monstros, disfarçado em um RPG de turnos (bem competente por sinal), que abusa da mecânica de exploração de fraquezas dos inimigos em combate para você pegar itens e craftar coisas para seu personagem e para seus Monsties que no final de tudo se resume em você ter a Monstiepédia dos seus sonhos.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Rafael Escobar
Além de amar cafés, sou apaixonado por games desde 1980, época de ouro! Amor incondicional por Pixel Arts, Índies e Games Excêntricos!!!! F.C : SW-3494-9190-7812