Mothmen 1966 é um visual novel (uma espécie de livro com imagens) lançado em julho de 2022, desenvolvido pela Pixel Pulps e publicado pela Chorus Worldwide Games. O jogo faz homenagem direta ao visual dos jogos de computadores dos anos 80 e a contos de terror e mistério da metade do século XX.

UMA HISTÓRIA INTRIGANTE
O enredo do jogo trabalha com elementos do sobrenatural, em que três personagens principais começam a testemunhar acontecimentos estranhos numa noite marcada por uma chuva de meteoros.
O texto é bom, traz bastante indagações sobre a trama para o jogador, bem como consegue apresentar muito bem seus personagens por meio dos seus pensamentos. Fãs de livros de suspense ou terror logo se sentirão em casa lendo e jogando. Notei especialmente um estilo baseado em Lovecraft (autor criador do terror cósmico), que apresenta o mistério ao passo que desenvolve as peculiaridades psicológicas de cada um dos seus personagens.
Infelizmente, o desenvolvimento dos personagens não tem conclusão adequada: a história termina abruptamente, sem qualquer cerimônia. Um exemplo: a personagem Victoria tem milhares de dúvidas na cabeça sobre seu namorado, Lee, mas isso acaba não tendo peso algum para o fim, o que é um desperdício de uma boa ideia.

ESTÉTICA E TRILHA SONORA
A parte visual é um charme, o jogador é transportado para tempos antigos do mundo dos games, com poucas cores compondo as imagens, mas trazendo uma arte estilizada de ótima qualidade que compõe bem com o texto em tela.
A trilha é boa, a música tema funciona com toques de mistério e os efeitos sonoros são pontuais, apenas em alguns momentos algo faz barulho e isso é representado sonoramente, que acaba funcionando bem para criar tensão, até porque, num livro padrão não ocorreria som algum.
Como visual novel, ele também escolhe de forma adequada como o jogador interage em alguns momentos com a trama, e é legal ter um momento de pausa dos textos para fazer algum minigame de cartas, ou resolver um puzzle sobre a montagem de uma arma antiga, por exemplo.

CUSTO-BENEFÍCIO
O jogo dura cerca de 3 a 4 horas, depende também da sua velocidade de leitura e resolução de puzzles. O jogo não tem múltiplas possibilidades quanto ao destino dos personagens, então se um personagem principal morrer, você verá uma tela de “tente de novo”. Infelizmente, o jogo tendo como pilar o texto, se torna inviável para quem não entende inglês, já que não está disponível em português.

CONCLUSÃO
Mothmen 1966 é uma divertida leitura/jogatina, com um ótimo e intrigante texto, além de boas ideias de interação entre texto e jogador. Infelizmente ele termina com muitas coisas para desenvolver, desperdiçando um bom material. Seu visual retrô, aliado com uma boa trilha sonora compõe uma ótima atmosfera, que é também mais uma qualidade desta aventura de suspense.
[Nota do Editor: Mothmen 1966 foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Stride PR em nome da Chorus Worldwide para avaliação.]
Deixar uma resposta