Durante muito tempo, fãs de Mario Kart debateram qual seria, de fato, a numeração do próximo título da série. Desde o lançamento de Mario Kart Tour em 2019, surgiu a dúvida: o jogo mobile conta como o nono episódio? E, com o anúncio de Mario Kart World, a incerteza só cresceu — estaríamos diante do Mario Kart 9 ou 10?
Pois bem, o próprio Kosuke Yabuki, produtor da franquia, finalmente pôs fim à especulação. Em entrevista publicada no portal oficial da Nintendo, ele confirmou: Mario Kart World é o nono jogo da série principal. E mais — explicou por que a equipe decidiu não seguir com a numeração tradicional:
Se a ideia fosse apenas adicionar mais pistas, acho que teríamos chamado de Mario Kart 9. Mas essa não foi a nossa abordagem desta vez. Queríamos levar a série para o próximo nível. Então, decidimos abandonar a numeração e criar um título completamente novo, Mario Kart World. Esse nome já aparecia nas artes conceituais desde os estágios iniciais do desenvolvimento.”
Yabuki também comentou sobre a proposta inovadora de conectar o mundo do jogo de forma mais contínua e imersiva:
Nos jogos anteriores de Mario Kart, depois de terminar uma pista, você passava para a próxima. No entanto, eu achava que, com a tecnologia moderna, conseguir transitar perfeitamente entre pistas e criar um mundo único e vasto não era algo impossível. Então, com isso em mente, nos propusemos a criar um novo tipo de Mario Kart… E foi aí que todos os nossos problemas começaram. (Risos)
Desenvolvimento começou em 2017 e mundo aberto só foi possível com o Switch 2
Além de esclarecer a numeração da série, a entrevista também trouxe detalhes valiosos sobre o desenvolvimento de Mario Kart World. Segundo Kosuke Yabuki, a equipe começou a pensar no novo jogo ainda durante o trabalho em Mario Kart 8 Deluxe. A prototipagem teve início em março de 2017, logo após o lançamento da versão Deluxe no Nintendo Switch, com a produção oficial começando no final daquele ano.
Pensávamos no que fazer para o próximo Mario Kart ainda durante o desenvolvimento de Mario Kart 8 Deluxe, e começamos a prototipagem em março de 2017. Foi no final daquele ano que começamos oficialmente a trabalhar nele como projeto”, explicou Yabuki.
O objetivo, desde o início, era ousado: criar um jogo que levasse os jogadores a viajar por um mundo vasto e interconectado, rompendo com o modelo tradicional de pistas isoladas da franquia. Essa ambição levou a equipe a criar um mapa-múndi expansivo, onde as transições entre pistas são naturais e contínuas.
Senti que em Mario Kart 8 Deluxe conseguimos aperfeiçoar a fórmula em que os jogadores correm em percursos individuais. É por isso que, desta vez, queríamos que a jogabilidade envolvesse os jogadores dirigindo por um mundo amplo.
No entanto, esbarrar nas limitações técnicas do Nintendo Switch original foi inevitável. Embora o console tenha desempenho suficiente para muitos tipos de jogos, os testes iniciais indicavam que o mundo aberto idealizado por Yabuki e sua equipe não rodaria a 60 fps de forma estável, comprometendo a experiência.
Se tivéssemos incluído tudo o que queríamos no vasto mundo deste jogo, ele não teria rodado a 60 fps. Acho que muitos na equipe estavam preocupados se conseguiríamos realmente realizar isso. Mas, assim que decidimos lançar este jogo para o Switch 2, esperávamos que nossas preocupações desaparecessem de uma vez. Lembro-me de ter ficado radiante quando descobri que poderíamos expressar ainda mais do que havíamos planejado originalmente.
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