A retrocompatibilidade está mais fácil para a Nintendo do que nunca. Pelo menos, foi isso que Shingeru Miyamoto sugeriu em uma recente sessão de perguntas e respostas após o último relatório financeiro da empresa. E enquanto o Nintendo Switch continua a construir uma biblioteca crescente de títulos NES, SNES e N64 (com o serviço Nintendo Switch Online + Pacote Adicional, é claro), Miyamoto quer garantir que a empresa permaneça focada no futuro, apesar dessa facilidade.
“No passado, fornecíamos um serviço conhecido como ‘Virtual Console’ que permitia aos usuários jogar videogames mais antigos em novos consoles com hardware mais recente”, disse ele (traduzido pelo colaborador do VGC, Robert Sephazon). “Enquanto o hardware permanecesse inalterado, esses jogos poderiam continuar a ser jogados.
“No entanto, os direitos de publicação de videogames são complicados e dissemos que só adicionaríamos títulos depois de garantir os direitos necessários.”
“É claro que os videogames desenvolvidos para consoles dedicados foram criados em diferentes ambientes de desenvolvimento para cada console”, continuou Miyamoto. “Como resultado, quando o hardware mudou, o ambiente de desenvolvimento não pôde necessariamente ser reutilizado e, portanto, os videogames lançados em consoles mais antigos não podiam ser jogados em consoles mais novos sem modificações adicionais.”
“Recentemente, no entanto, o ambiente de desenvolvimento tornou-se cada vez mais padronizado e agora temos um ambiente que permite aos jogadores desfrutar de videogames mais antigos em consoles mais novos com mais facilidade do que nunca.”
Miyamoto concluiu: “No entanto, a força da Nintendo está em criar novas experiências de videogame, então, quando lançarmos um novo hardware no futuro, gostaríamos de mostrar videogames exclusivos que não poderiam ser criados com hardware pré-existente”.
Deixar uma resposta