E os advogados da Nintendo atacam novamente
Bem, neste caso um acordo chegou antes da sentença, mas o episódio já mostra mais uma vez a força dos representantes da lei da Big N.
Um vendedor de modchips do Nintendo Switch, processado pela empresa no ano passado, chegou a um acordo judicial e concordou em pagar US$ 2 milhões à Nintendo.
O processo havia sido aberto em julho de 2024 contra Ryan Daly, de Michigan, operador da loja Modded Hardware. A acusação afirmava que Daly comercializava não apenas consoles Switch modificados, mas também os chamados Switches MIG, que permitem rodar jogos pirateados em hardware não modificado.
Para quem não conhece, modchips (abreviação de modification chips) são circuitos instalados dentro de consoles que alteram seu funcionamento original. Eles costumam ser usados para rodar jogos piratas, executar softwares não autorizados (homebrew) ou até desbloquear recursos ocultos. Por isso, a prática é combatida pelas fabricantes, já que facilita a violação de direitos autorais.

Segundo a queixa, a Nintendo havia notificado Daly em março de 2024 para que encerrasse suas atividades, sob ameaça de processo. Apesar de inicialmente concordar, o réu teria continuado a vender os dispositivos enquanto buscava um novo advogado. Isso levou a Big N a mover a ação em um tribunal federal em Seattle, acusando-o de seis violações, incluindo tráfico de dispositivos fraudulentos e violação de direitos autorais.
Em resposta, Daly negou qualquer irregularidade e chegou a apresentar 17 “defesas afirmativas”, que iam desde uso justo até enriquecimento injusto.
Agora, com o acordo firmado, além do pagamento milionário, uma liminar permanente impede Daly de vender, manusear ou promover qualquer tipo de dispositivo de modificação ou console alterado, bem como fornecer instruções para que outros realizem modificações.
A queixa original ainda destacava que Daly não apenas vendia os dispositivos, mas também oferecia um serviço de modificação por correio, devolvendo consoles já hackeados e, muitas vezes, com uma biblioteca de jogos piratas pré-instalada — incluindo séries como Super Mario, The Legend of Zelda e Metroid.
Deixar uma resposta