Nintendo CCXP24

Nintendo na CCXP24 – Expandindo e conquistando espaço

O ano está chegando ao fim e com o término da CCXP24 podemos dizer que o calendários de eventos do ano está no fim restanto apenas alguns showcases e a The Game Awards agora dia 12 de Dezembro. Mesmo que a ComicCon Experience 2024 tenha seu foco voltado para o universo geek cultural com quadrinhos, animações, filmes e séries, pela segunda vez (de que eu tenho conhecimento) a Nintendo esteve presente no evento mostrando que videogame também é cultura.

E dessa vez, à convite da própria Nintendo Brasil, estivemos presente vivendo o épico nessa edição da CCXP24 que ocorreu entre os dias 4 e 8 de Dezembro, em São Paulo.

CCXP24: Um épico reduzido

Aos que talvez não conheçam, a CCXP (ComicCon Experience) é um dos maiores eventos de cultura geek na atualidade, rivalizando com diversas outras ao redor do mundo. Porém nessa edição ela pareceu menor, não totalmente em espaço, mas em hype e estréias. Mas pode ser apenas a impressão de um CLT cansado, sim deve ter sido isso…

Tirando essa sensação acima citada, o evento tinha muitas atrações e para todos os gostos. De quadrinhos a séries, tanto nacionais quanto internacionais. Dubladores, música, influenciadores, participações especiais, lojas, ativações, brindes e muita andança como era de se esperar.

Na edição passada, em 2023, tivemos talvez mais ativações voltada a jogos do que nessa. Assim como na CCXP23 tanto a Xbox, com um gigantensco estande, como a Nintendo, com um estande bem menor, estavam presentes. Mas dessa vez as coisas se esquilibraram

Nintendo: Maior e melhor

Enquanto no ano passado a Nintendo esteve coadjuvante em um estande pequeno e escondido atrás de outros, esse ano o papel de protagonista veio e com força. Logo de frente para uma das entradas do público nossa Antares encantava de todos os lados com seus painéis chamativos de The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, Mario & Luigi Brothership e o próximo clássico que chegará em Janeiro: Donkey Kong Country Returns HD.

Além dos citados, havia também Pokémon Scarlet e Violet, Just Dance 2025, Super Mario Bros Wonder, Mario Kart 8 Deluxe e Super Mario Party Jamboree, esse último que também possuía um painel para fotos.

Estratégicamente ao centro de todo o local estava o guichê do MyNintendo com a tão cobiçada sacochila oficial do Mario e sua turma. Se você têm acompanhado nossas coberturas sabe que esse item é extremamente cobiçado entre os fãs e esteve presente em todos os últimos eventos podendo ser retirado gratuitamente bastando exibir o QRCode de usuário da conta MyNintendo. Ou seja, é de graça e por isso rendeu filas gigantescas durante todos os dias do evento.

E por mais que a sacochila seja um item cobiçado, a cereja do bolo estava na camiseta oficial de The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom que estava sendo distribuída, também de forma gratuita, porém como brinde de uma incrível e inédita ativação sobre o mesmo jogo. Era um quiz onde você poderia ir sozinho ou em um time de até quatro pessoas, e tinha que ir respondendo a dezesseis de cerca de quarenta e duas questões sobre o jogo The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom preparadas para esse momento.

As perguntas, em boa parte, você conseguiria responder com poucos minutos de jogo. Uma ou outra, por uma questão de desafio, eram mais dificeis de se acertar. Mas errar não era um problema pois não era um quiz punitivo. Ao acertar uma questão, você andava uma das dezesseis marcações do chão, e caso errasse, voltaria uma “casa”. Simples né? No final você ganhava a bela camiseta, junto de um pôster gigante do jogo.

Sem sombra de dúvidas, foi uma das melhores ativações que vi a Nintendo fazer nos últimos anos. Não respondi sózinho, fui com um camarada que não conhecia, conseguimos ambos quase que invictos (erramos apenas uma) e saí dali com uma camiseta, um poster, muitas risadas e uma nova amizade.

Já no espaço onde tinha Just Dance 2025 a ativação era a pura dança onde todos podiam participar ao mesmo tempo em que quatro pessoas estavam jogando ali em um pequeno palco feito para esse momento. Aos jogadores uma tela no chão mostrava o que deveria ser feito, ao público um telão gigante mostrava exatamente o que os jogadores viam, e assim mais uma vez Just Dance se mostrou um maravilhoso jogo de galera contaminando até mesmo os mais alheios à dança. E após sequências de danças, para descansar um pouco, Mario Kart 8 Deluxe que brilhava mais ainda em um telão daqueles.

Em toda as estações de jogo pelo estande era ainda possível conseguir adereços de cabeça simbolizando a coroa da Princesa Peach e os chapéus do Mario e do Luigi. Falando nesses dois, ambos estavam disponíveis para fotos na frente do painel de Mario & Luigi Brothership, e ao lado estava o DK promovendo seu retorno e também disponível para fotos. E parafraseando Grant Kirkhope: “He is finally back, to kick some tails! He’s bigger, faster and stronger too! He’s the first member of the D.K. Crew, HUH!!! DK, DONKEY KONG, DK, DONKEY KONG IS HERE!”


Ter um estande maior e a localização previlegiada fazem a diferença, e desta vez a Nintendo acertou em cheio com ambos os pontos. Mais uma vez, nosso muito obrigado à Nintendo Brasil pelo convite e pelos sorrisos ali criados.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Desenvolvedor, gamer, marido e pai de pet. Um fã de Zelda, Monster Hunter, RPGs e Metroidvanias, que ama dar risadas, desenhar, jogar e reclamar que não tem tempo para fazer isso mais vezes.