Novo patch Spring to Life é lançado em Minecraft; Confira os detalhes

Novo patch Spring to Life é lançado em Minecraft; Confira os detalhes

Uma nova gigante atualização acaba de ser disponibilizada pela Mojang para Minecraft. Chamada de Spring to Life, A nova atualização traz muitas novidades, como as novas variantes quentes e frias para vários mobs animais passivos, novos blocos de folhagem para biomas e recursos de ambiente.

Confira abaixo o trailer de anúncio e as informações completas fornecidas pela produtora

Notas do patch do Minecraft Spring to Life versão 1.21.70

Novos recursos do jogo Drop

Blocos

Arbusto

  • O Bush é um novo tipo de bloco decorativo que pode ser encontrado em pequenas áreas nos seguintes biomas:
    • Planícies
    • Colinas varridas pelo vento
    • Colinas de cascalho varridas pelo vento
    • Floresta varrida pelo vento
    • Rio
    • Floresta
    • Floresta de bétulas
    • Floresta de bétulas de crescimento antigo
  • O arbusto pode ser usado na composteira
  • Usar farinha de osso em um arbusto coloca um novo arbusto próximo ao arbusto, se possível

Arbusto vaga-lume

  • Adicionado o bloco Firefly Bush
    • Gera partículas de Firefly que voam ao seu redor quando está escuro
    • Ilumina a área ao redor
  • Usar farinha de osso em um Firefly Bush coloca um novo Firefly Bush próximo a ele, se possível
  • Arbustos de vaga-lumes são encontrados naturalmente em aglomerados próximos à água no Mundo Superior
  • Nos biomas de pântano, eles podem ser encontrados em qualquer lugar e têm duas vezes mais probabilidade de serem encontrados perto da água.
  • Adicionados sons ambientes ao Firefly Bush que serão reproduzidos à noite quando o céu estiver visível

Flor de cacto

  • Adicionada a Flor de Cacto, um novo tipo de flor que tem chance de ser gerada em Cactos em Desertos e Terras Ermas
  • A flor de cacto pode ser colocada em blocos de cacto ou em qualquer bloco que tenha suporte central na parte superior do bloco
  • Flores de cacto têm chance de crescer em blocos de cacto
    • Se um cacto tiver 1-2 blocos de altura, a flor do cacto tem 10% de chance de crescer em vez do cacto ficar mais alto.
    • Se um cacto tiver 3 blocos de altura, a flor do cacto tem 25% de chance de crescer em vez do cacto ficar mais alto.
    • As flores de cacto só podem crescer se tiverem espaço vazio em todos os quatro lados
  • Flores de cacto podem ser usadas na composteira
  • Uma flor de cacto pode ser usada para criar 1 corante rosa

Folhas caídas

  • Folhas de Lixo é um novo tipo de bloco decorativo que pode ser encontrado nas Florestas, Florestas Escuras e Terras Ermas Arborizadas
  • A serapilheira pode ter diferentes quantidades de folhas em um espaço de bloco
    • Até quatro pedaços de folhas podem ser colocados no mesmo espaço do bloco
    • Colocar uma serapilheira em um bloco de serapilheira já colocado aumenta a quantidade de folhas
  • A serapilheira pode ser colocada em quatro orientações
  • A serapilheira pode ser criada fundindo qualquer tipo de bloco de folhas
  • A serapilheira pode ser usada como combustível para fundição
  • A serapilheira tem sons de blocos únicos

Capim seco baixo e alto

  • Adicionados dois novos tipos de grama: grama seca curta e grama seca alta
  • Ambos têm 1 bloco de altura, o que torna a Tall Dry Grass diferente da Tall Grass, que tem 2 blocos de altura
  • Ambos geram no Deserto e nas Terras Ermas
  • Ambos podem ser colocados em tipos de blocos de areia, terracota e terra, como o Dead Bush
  • Ambos podem ser farinhados com osso
    • Usar farinha de osso em capim baixo e seco faz com que ele se transforme em capim alto e seco
    • Usar farinha de osso em capim alto e seco coloca um capim baixo e seco vizinho ao lado do bloco, se possível
  • Ambos podem ser usados ​​na Composteira
  • As ovelhas podem comer ambos para regenerar sua lã
  • Ambos podem ser usados ​​como combustível para fundição

Flores silvestres

  • As flores silvestres são um novo tipo de flor que cresce em florestas de bétulas, florestas de bétulas antigas e prados.
    • Usar farinha de osso em blocos de grama nesses biomas pode fazer crescer flores silvestres
  • Flores silvestres podem ter diferentes quantidades de flores em um espaço de bloco
    • Até quatro flores silvestres podem ser colocadas no mesmo espaço de bloco
    • Colocar flores silvestres em um bloco de flores silvestres já colocado aumenta a quantidade de flores
    • Usar farinha de ossos em flores silvestres produzirá mais flores silvestres
  • As flores silvestres podem ser colocadas em quatro orientações
  • Flores silvestres podem ser transformadas em corante amarelo

Novos sons ambientais para desertos e terras áridas

Os sons ambientes não vêm das configurações do bioma, mas são gerados por blocos encontrados no bioma, com base no sistema que introduzimos com o item Garden Awakens.

  • Areia, Areia Vermelha e Terracota de qualquer cor têm chance de reproduzir sons ambientes quando cercadas por qualquer uma delas em pelo menos 3 lados a 8 quarteirões de distância
    • block.sand.ambient pode ser jogado em qualquer bioma
    • block.sand.ambient.attached só é reproduzido em biomas de deserto ou terras áridas
  • Blocos de arbustos mortos têm a chance de reproduzir sons ambientes quando colocados em cima de dois blocos de qualquer cor de terracota, areia ou areia vermelha em qualquer bioma

Variantes animais

  • Aplicou as tags de variantes de animais quentes e frios a todos os biomas apropriados, de modo que os animais gerados nesses biomas por ovos de geração ou comandos sejam uma variante apropriada, mesmo que ainda não sejam gerados no bioma naturalmente
  • Biomas de animais de fazenda frios:
    • Oceano profundamente congelado
    • Oceano congelado
    • Picos Congelados
    • Rio congelado
    • Arvoredo
    • Picos de gelo
    • Picos irregulares
    • Praia com neve
    • Planícies nevadas
    • Encostas nevadas
    • Taiga nevada
    • O fim
    • Oceano Frio
    • Oceano Frio Profundo
    • Escuridão Profunda
    • Picos pedregosos
    • Taiga de pinheiros de crescimento antigo
    • Taiga de abeto de crescimento antigo
    • Taiga
    • Floresta varrida pelo vento
    • Colinas de cascalho varridas pelo vento
    • Colinas varridas pelo vento
  • Biomas quentes de animais de fazenda
    • Pântano de mangue
    • Terras Ermas
    • Selva de bambu
    • Deltas de Basalto
    • Floresta Carmesim
    • Deserto
    • Terras Ermas Erodidas
    • Selva
    • Resíduos do Nether
    • Planalto de Savana
    • Savana
    • Vale da Areia da Alma
    • Selva esparsa
    • Oceano Quente
    • Floresta distorcida
    • Savana varrida pelo vento
    • Terras Ermas Arborizadas
    • Oceano profundo e morno
    • Oceano morno
  • Biomas temperados de animais de fazenda
    • Pântano
    • Praia
    • Floresta de bétulas
    • Bosque de cerejeiras
    • Floresta escura
    • Cavernas de Dripstone
    • Floresta de flores
    • Floresta
    • Cavernas exuberantes
    • Prado
    • Campos de cogumelos
    • Oceano
    • Floresta de bétulas de crescimento antigo
    • Planícies
    • Rio
    • Costa pedregosa
    • Planícies de Girassol
    • Oceano morno
    • Jardim Pálido

Variantes de frango

  • Adicionadas duas novas variantes de frango – frango quente e frango frio!
  • Eles têm sua própria textura e geometria únicas, mas não um ovo de desova separado
  • As galinhas aparecem nos mesmos biomas de antes, mas serão uma variante quente ou fria se o bioma estiver marcado como quente ou frio na lista acima
  • Dois novos itens de ovo foram adicionados para as variantes de frango quente e frio
    • Ovo Azul – Ovo que é posto e pode chocar variantes de Frango Frio
    • Ovo marrom – Ovo que é posto e pode chocar variantes de frango quente

Variantes de vaca

  • Adicionadas duas novas variantes de Vaca – Vaca Quente e Vaca Fria!
  • Eles têm sua própria textura e geometria únicas, mas não um ovo de desova separado
  • As vacas aparecem nos mesmos biomas de antes, mas serão uma variante quente ou fria se o bioma estiver marcado como quente ou frio na lista acima

Variantes de porco

  • Adicionadas duas novas variantes de Porco – Porco Quente e Porco Frio!
  • Eles têm sua própria textura e geometria únicas, mas não um ovo de desova separado
  • Os porcos aparecem nos mesmos biomas de antes, mas serão uma variante quente ou fria se o bioma for marcado como quente ou frio na lista acima

Cor da lã de ovelha em biomas quentes e frios

  • As ovelhas têm regras atualizadas para a cor da lã com base no bioma em que elas desovam:
    • Biomas temperados: (essas cores não foram alteradas em relação ao comportamento atual)
      • A cor comum das ovelhas é branca
      • As cores incomuns das ovelhas são preto, cinza, cinza claro e marrom
      • Há uma rara chance de uma ovelha rosa aparecer
    • Biomas frios:
      • A cor comum da ovelha é preta
      • As cores incomuns das ovelhas são branco, cinza, cinza claro e marrom
      • Há uma rara chance de uma ovelha rosa aparecer
    • Biomas quentes:
      • A cor comum da ovelha é marrom
      • As cores incomuns das ovelhas são preto, branco, cinza e cinza claro
      • Há uma rara chance de uma ovelha rosa aparecer

Ovos de desova

  • Reformou os visuais de cada Spawn Egg para melhorar a legibilidade e acessibilidade
    • Cada Spawn Egg agora tem seu próprio visual único que captura a personalidade e o caráter do mob que ele gera
    • Cada visual de ovo varia em forma para refletir o tamanho do mob que ele gera no mundo
      • Por exemplo, mobs menores tendem a ter um Spawn Egg menor

Trocas atualizadas

Ofícios de Cartógrafo

  • Os cartógrafos agora vendem 7 novos mapas, cada um apontando para uma vila diferente ou outras estruturas em um bioma diferente. Esses mapas podem ajudar os jogadores que querem encontrar rapidamente um local específico.
  • Cartógrafos de diferentes tipos de vilas venderão uma variedade diferente de mapas e faixas coloridas.

Comércio de comerciantes errantes

  • O Comerciante Ambulante agora tem melhores preços, mais negociações e vende maiores quantidades de muitos itens.
  • Agora eles também comprarão suprimentos básicos dos jogadores, então é possível obter algumas esmeraldas ajudando-os a se preparar para a próxima jornada, mesmo que você não tenha vontade de comprar nada.
  • O Comerciante Errante oferecerá a compra de dois itens desta lista:
    • Garrafa de água
    • Balde de água
    • Balde de leite
    • Olho de aranha fermentado
    • Batatas Assadas
    • Fardo de feno
  • Os comerciantes ambulantes agora têm a chance de vender estes itens (além de seus negócios anteriores):
    • Troncos (Acácia, Bétula, Carvalho Escuro, Selva, Carvalho, Abeto, Carvalho Claro, Manguezal ou Cerejeira)
    • Picareta de Ferro Encantada
    • Poção da Invisibilidade

Sons Variantes de Lobo

  • Adicionadas 6 novas variantes de áudio do Wolf com sons exclusivos de ambiente, ferimento, morte, rosnado, gemido e respiração ofegante
    • Cada lobo terá uma variante de áudio aleatória atribuída a ele entre as 6 novas variantes e a original
    • A variante de áudio não está relacionada à variante de textura

Características experimentais

Experimento de reequilíbrio comercial

  • As mudanças do Cartógrafo e do Comerciante Errante foram removidas do experimento

Recursos e correções de bugs

Conquistas com Add-Ons

  • Permitiu ganhar Conquistas ao jogar em um mundo com Complementos aplicados.

Blocos

  • Colocar um bloco no líquido e, em seguida, colocar outro bloco próximo ao primeiro bloco no líquido não substituirá mais o segundo bloco colocado por um momento, fazendo com que você caia no líquido.
  • Os blocos de estrutura não mudam mais brevemente as texturas quando colocados ( MCPE-185531 )
  • Agora os picles do mar podem ser colocados em qualquer bloco com suporte central ( MCPE-116152 )
  • Os blocos de barreira não impedirão mais a renderização de pedaços atrás deles ( MCPE-153515 )
  • Corrigiu uma falha que às vezes acontecia quando entidades com uma hitbox excessivamente grande entravam em líquido
  • Blocos corrigidos usando o  componente minecraft:destructible_by_mining  com  item_specific_speeds  definido piscando durante a animação de quebra de bloco ( MCPE-188401 )
  • Taxa de disparo fixa de conta-gotas e dispensadores alimentados por Redstone ( MCPE-189895 )
  • Fungos distorcidos e carmesins não lutam mais em z-fight ( MCPE-190389 )

Jogabilidade

  • Corrigiu uma incompatibilidade entre o servidor e o cliente durante a construção contínua que fazia com que os blocos sensíveis à orientação às vezes mudassem para o bloco errado
  • Usar Riptide enquanto estiver em águas rasas lançará o jogador novamente como se ele não estivesse na água. ( MCPE-188795 )
  • O momentum de queda dos jogadores não é mais reiniciado após sair e entrar novamente no mundo ( MCPE-188490 )
  • Corrigido um problema em que destruir e pegar uma caixa Shulker fazia com que ela parecesse invisível no inventário até que o mundo fosse recarregado
  • Corrigido um bug onde usar itens com duração de uso (varas de pesca, comida, poções, etc.) e mudar de slot forçaria seu slot de volta ao slot original
  • Corrigido um problema em que atacar um mob enquanto pulava rápido removia todo o impulso do jogador ( MCPE-189501 )
  • Corrigido um problema em que jogadores lentos lutando ocasionalmente não conseguiam bater uns nos outros ( MCPE-190552 )
  • Corrigido um problema em que a caixa de colisão do jogador às vezes ficava incorreta após usar uma cama ( MCPE-190604 )
  • Os pacotes não ficam mais vazios após serem segurados por um Armor Stand ( MCPE-190093 )

Em geral

  • Corrigiu um travamento que ocorria no Xbox se você pressionasse “Cancelar” na interface do usuário do Xbox ao converter um mundo ou importar um mundo do varejo para a visualização
  • No movimento autoritativo do servidor, quando os jogadores recebem uma correção de movimento, ela usará a velocidade atual do jogador em vez de uma genérica, o que deve proporcionar uma experiência melhor.
  • No movimento autoritativo do servidor, quando os jogadores recebem uma correção de movimento para baixo, agora será usada a aceleração da gravidade, o que deve proporcionar uma experiência melhor.
  • No movimento autoritativo do servidor, o jogador não irá subir e descer constantemente se o estado de voo mudar durante uma pequena perda de conexão com o servidor.
  • Removendo os arquivos experimentais cold_taiga, cold_taiga_hills e cold_taiga_mutated dos pacotes de comportamento. Esses arquivos foram carregados apenas com o experimento de biomas personalizados habilitado, e essa alteração não remove os biomas em si.
  • No movimento Server Authoritative, quando o Player é corrigido, o movimento não terá mais facilidade. Esta é uma sensação melhor, como pode ser visto com Pistons ascendentes e repetitivos
  • Corrigimos erros de digitação nas definições de música e som que estavam fazendo com que a música errada fosse tocada nos biomas soulsand valley, desert mutated e jungle mutated.
  • Corrigido um problema em que os pedaços não estavam sendo salvos corretamente em mundos mais antigos
  • Ativação do filtro de linguagem obscena em plataformas móveis.

Gráficos

  • A sobreposição de fogo não será mais animada enquanto o jogo estiver pausado ( MCPE-188464 )
  • Os blocos não reproduzirão mais suas animações enquanto o jogo estiver pausado ( MCPE-188459 )
  • Os itens retidos não são mais exibidos incorretamente quando o jogo é pausado ( MCPE-190218 )
  • A posição das mãos deve permanecer a mesma enquanto o jogo estiver em pausa ( MCPE-190290 )

Multidões

  • As raposas agora sofrem dano de lava, e não apenas de fogo ( MCPE-56926 )
  • No changelog de visualização 1.21.80.21, mencionamos que os mobs relacionados ao MCPE-188731 não serão afetados nesta versão. Fizemos todos os esforços para garantir isso, mas há uma possibilidade de que esses mobs se tornem invisíveis após a atualização. Se isso acontecer, acreditamos que a mudança será reversível e os mobs ficarão invisíveis e não perdidos completamente – por favor, mantenha-nos atualizados em bugs.mojang.com .

Reinos

  • Em Realms Stories, o indicador online foi alterado (ponto verde no canto da imagem do jogador) para representar o status online geral em vez de se o usuário está jogando naquele Realm específico. Na aba Members, o status “Playing on Realm” foi adicionado para usuários que estão jogando naquele Realm específico. O filtro “Online members” foi adicionado para mostrar usuários jogando no Realm.
  • Corrigidas as configurações de velocidade de tique aleatório e raio de respawn, redefinindo para os valores padrão ( REALMS-11759 )
  • Corrigido o botão “Reset Random Tick Speed” que não funcionava ao editar um mundo existente no Realms
  • Capacidade fixa de remover membros do Reino que não são amigos do dono do Reino
  • Corrigida a capacidade de retornar ao Realm com o mundo Hardcore por meio de um link de convite

Recurso de pausa

Estamos felizes em incluir um recurso muito solicitado: a capacidade de pausar o jogo no modo single player. O recurso será implementado lentamente para garantir estabilidade. Após duas semanas, ele estará disponível para todos.

  • Pausar quando estiver sozinho:  você pode pausar quando estiver sozinho em um mundo local de sua propriedade.
  • Retomar quando alguém entrar:  seu jogo será retomado se alguém entrar em seu jogo.
  • Notificação de entrada:  uma notificação informará que outra pessoa entrou e que seu jogo foi retomado. A notificação inclui a opção de levá-lo de volta ao jogo, perfeito se você estiver profundamente em um menu.
    • Observação: o jogo NÃO será pausado se você estiver jogando em um Realm, servidor ou quando estiver jogando com um amigo no seu servidor local.

Sons

  • Corrigidos sons de quebra de bloco não reproduzidos ( MCPE-190264 )

Interface do usuário

  • A dica de ferramenta do pacote não pisca mais para jogadores além do primeiro ao jogar em tela dividida
  • Ajustada a interface de usuário da tela de compra de Minecoin para não mostrar pixels perdidos. Corrigido problema de sobreposição no PS4.
  • A substituição de itens do componente lock_in_inventory por itens do inventário criativo usando entrada por toque agora falha normalmente e produz uma mensagem de aviso.
  • Alinhar o fundo transparente do inventário de entidades montáveis ​​com outras telas ( MCPE-189224 )
  • Problema corrigido ao mover itens do inventário criativo para o inventário do jogador na interface do usuário do Pocket. ( MCPE-185361 )
  • Corrigidos alguns erros de digitação e imprecisões na Enciclopédia do Minecraft ( MCPE-186358 )
  • Configurações da área de segurança da tela: desativa os controles deslizantes de posição horizontal e vertical da tela se a área de segurança estiver definida como 100%
  • Impede que a Posição da Tela exiba -0,0 devido a um erro de arredondamento.
  • Textos longos na tela inicial serão divididos em duas linhas para serem mais legíveis.
  • O botão de convite na tela de pausa foi movido um pouco para cima e agora tem um ícone.
  • O logotipo do título foi dimensionado e movido para abrir espaço para o botão da gaveta de amigos.
  • Adicionadas novas dicas de carregamento para o modo criativo.
  • O movimento das mãos não ocorre mais enquanto o jogo está pausado ( MCPE-188457 )
  • Logotipo do Minecraft desalinhado na tela de progresso.
  • Controles de toque: Corrigido um bug em que um jogador podia continuar se movendo na diagonal após abrir um menu ( MCPE-190308 )
  • Manter inventário voltou a ser um cheat em todas as dificuldades. ( BDS-19921 )
  • A dica de ferramenta do controlador “Colocar” não fica mais incorretamente oculta ao colocar pétalas de rosa, flores silvestres ou folhas secas adicionais. ( MCPE-190225 )
  • Mudanças foram feitas na aba Multijogador em criar novo mundo e editar mundo! Os ícones de permissão do jogador foram atualizados para sinalizar melhor as funções, e nos consoles PlayStation e Nintendo agora mostra uma mensagem informando ao jogador que ele precisa fazer login para acessar os recursos multijogador. Abaixo da mensagem, há um botão que levará o jogador ao fluxo de login do respectivo console.
  • As pilhas agora são divididas corretamente entre os slots ao mover o cursor e segurar o botão para dividir a pilha
  • Corrigiu uma falha potencial que poderia ocorrer ao dividir pilhas de itens no inventário criativo
  • A enciclopédia agora usa o termo correto “Mesa de Encantamento” em vez de “Mesa de Encantamento” ( MCPE-190418 )
  • Tentar criar um Pacote enquanto segura um Pacote com um Pacote dentro dele agora cria corretamente um Pacote em vez de consumir apenas ingredientes ( MCPE-190550 )
  • Corrigido um problema que impedia alguns usuários de acessar a tela Criar Novo Mundo no iOS Preview e no PlayStation Preview
  • Controles de toque: a perspectiva da câmera agora pode ser alterada a partir de um botão HUD. Habilite isso nas configurações de toque. Espiar por cima do ombro nunca foi tão fácil!

Permissões do jogador

  • A tela Player Permissions foi atualizada para a nova Ore UI, trazendo um visual novo e uma experiência mais intuitiva e amigável. Melhoramos o design visual, introduzimos novos ícones para níveis de permissão e simplificamos o fluxo para facilitar a navegação. Além disso, os jogadores agora recebem um feedback melhor após cada ação, e o tratamento de erros foi aprimorado para uma experiência mais suave. Deixe-nos saber o que você achou, em aka.ms/mcplayerpermissionscreenfeedback

Melhorias na gaveta de amigos

  • Os jogadores agora também podem encontrar a Gaveta de Amigos no Menu Principal e no Menu do Jogo, além da Tela de Jogo, no canto superior direito da tela. Esperamos que isso torne mais fácil conectar-se e jogar com seus amigos! Deixe-nos saber o que você achou, em aka.ms/mcfriendsdrawerfeedback
  • Os jogadores agora também podem encontrar a Gaveta de Amigos em Criar Novo Mundo, Editar Mundo e seu perfil, além da Tela de Jogo, Menu Principal e Menu do Jogo, no canto superior direito da tela. Esperamos que isso torne mais fácil conectar-se e jogar com seus amigos! Deixe-nos saber como você gostou, em  aka.ms/mcfriendsdrawerfeedback

Paridade de baunilha

  • A renderização do Beacon não é mais limitada pela distância vertical do jogador em relação a ele ( MCPE-25228 )

Biomas

  • Corrigido um problema em que Florestas Negras não tinham árvores ao longo de suas fronteiras ao norte com outros biomas
  • Atualizou a composição de árvores em Dark Forests para corresponder à Java Edition, aumentando o número de Dark Oak Trees e reduzindo a prevalência de outros tipos de árvores

Multidões

  • Os burros agora aparecem nas savanas
  • Os burros agora aparecem nas planícies em grupos de 1-3 em vez de 2-6 ( MCPE-118688 )
  • Ataque de Pufferfish corrigido e lógica de inflação ( MCPE-149129 ) ( MCPE-69522 )
    • O baiacu não ativa mais apenas a lógica de inflar/desinflar contra monstros e jogadores. Agora ativa a lógica de inflar/desinflar contra Axolotls, todos os mobs não aquáticos e jogadores
    • Os baiacus não atacam mais apenas jogadores e monstros. Agora eles atacam Axolotls, todos os mobs não aquáticos e jogadores que não estão no modo criativo
    • Os baiacus não envenenam mais apenas jogadores e monstros. Agora eles envenenam Axolotls, todos os mobs não aquáticos, exceto monstros mortos-vivos, e jogadores que não estão no modo criativo
  • Corrigida a textura rachada do Golem de Ferro que não aparecia em níveis de dano apropriados
  • Os camelos irão desovar naturalmente no deserto

Pacotes de baús de aldeia

  • Adicionada uma chance de 33% de encontrar um Pacote em vários baús de Aldeões:
    • Cartógrafo
    • Curtume
    • Armeiro
    • Casa do Deserto
    • Casa das Planícies
    • Casa de Neve
    • Casa da Savana
    • Casa Taiga

Comércio de comerciantes errantes

  • As negociações de compra dos Wandering Traders agora podem ser usadas duas vezes antes de serem bloqueadas, em vez de apenas uma
Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?