Pokémon Scarlet & Violet estão chegando em novembro e neles vamos ter a oportunidade de usar os Pokémon lendários como montaria, seja na terra, na água e no ar. Agora, vamos relembrar como as montarias evoluíram durante os jogos principais da franquia Pokémon.
Pokémon Red & Blue e Gold & Silver
Pra falar de Pokémon Red & Blue e Gold & Silver temos que falar do Gameboy, o portátil da Nintendo que teve uma vida vitoriosa e prolongada graças aos jogos de Pokémon.
O Gameboy foi a casa das duas gerações de Pokémon, um console lendário que sempre estará no imaginário de todo jogador que vivemos anos 90 e início dos anos 2000. Em preto e branco (depois veio a versão colorida), processador fraco, memória mínima, como vai colocar 150 Pokémon em um cartucho tão pequeno? Então…
O jogo era um RPG clássico, estilo Dragon Quest, então o que as crianças viam no desenho não era o que estava no jogo, mas o desenvolvedores adicionaram mecânicas que nos faziam sentir como se estivéssemos montando os Pokémon.
Os desenvolvedores colocaram nos jogos as chamadas Hidden Machines (mecânicas secretas) que são golpes que ensinamos aos Pokémon e eles podem nos ajudar fora da batalha e as que nos dão a maior sensação de montar os Pokémon estão Fly e Surf.
O HM Fly (voar em português), pode ser ensinado aos Pokémon que podem voar, como os voadores. Funciona como um teleporte por todo o mapa. A animação é curta, mas mostra um pássaro levantando voo e chegando em outra cidade, esses três segundos são o suficiente pra nós imaginarmos nas costas de um Pigeot e rasgando os céus de Kanto.
O HM Surf (Surfar em português), permite que o Pokémon nos leve pelas águas. A gente se imaginava em cima de um Lapras desbravando o oceano que fica entre Pallet Town e Cinnabar Island, desviando de ondas mortais e lutando com Pokémon marinhos selvagens, mas a realidade é que o sprite do treinador muda pra um Pokémon indefinido (ou um Seel) e anda por onde o treinador não consegue. Na segunda geração, o sprite de um Lapras é utilizado. Mas o que é o RPG se não usar a imaginação.
E na terra, nos temos um Pokémon que possamos usar? Posso cavalgar com a Ponyta igual ao Ash? Calma treinador, estamos falando de um console de 8 bits.
Os desenvolvedores colocaram uma boa e velha bicicleta, que aumenta muito a velocidade do protagonista. Pra acessar, tem que ir no menu, bolsa, achar a “bike” e selecionar (cansei) pra ter o aumento de velocidade. A segunda geração utiliza o botão Select para acessar um item de forma mais rápida na bolsa, podendo colocar a bicicleta e ficando a um botão de distância. Mas ainda nada do treinador nas costas do Pokémon. Quem sabe em um console mais robusto, como um portátil tão potente quando um SNES?
Pokémon Ruby, Sapphire & Emerald
O popular Gameboy Advance foi o lar da terceira geração de jogos e com ele veio sprites mais bonitos, desenhos de Pokémon mais próximos do que víamos no desenho e revistas e uma ansiedade doa jogadores de ter mais interação com os Pokémon fora das batalhas. Mas… Um passo de cada vez.
O HM Surf e Fly foram atualizado de forma que vemos o treinador começando a interação com o Pokémon, dá para ver ele pulando e descendo do monstrinho, mas o que aparece fora da batalha é um Pokémon preto genérico. Talvez criar essa interação com todos os Pokémon possíveis seja muito trabalhoso e os desenvolvedores escolheram dessa forma pra ajudar na otimização do jogo.
A grande mudança dessa geração são as, isso mesmo, no plural, bicicletas. Nesse jogo pode se escolher entre duas, a Acro Bike, que permite fazer manobras fora das batalhas, e a Mach Bike é a bicicleta de velocidade. Ambas são necessárias para fazer 100% no jogo, sendo necessário fazer a troca entre elas durante o jogo.
Nessa geração, notamos que, mesmo de forma discreta, o gameplay fora das batalhas começou a se diversificar. O que será que vem com o novo console, o Nintendo DS?
Pokémon Diamond, Pearl & Platinum e Black & Withe
Essa geração é dita como geração de ouro de Pokémon. O momento que o futuro estava chegando, a internet e o wireless já eram realidade, o vislumbre de um Pokémon em 3D estava cada vez mais perto. Quais novidades a Game Freak traria para as montarias? Alerta de spoiler! Quase nada.
No Nintendo DS, a grande inovação era a tela com toque, então é claro que eles ficariam nessa funcionalidade para essa nova geração. Eles também implementaram a mecânica do Pokémon que nós acompanha fora da pokébola, usada do início ao fim nos remakes e abandonada em Black & White. A bicicleta também não tem grandes funcionalidades nessa duas gerações. Tudo isso passa batido pelo fatos dos jogos serem muito bons (É a era de ouro, baby!) e o futuro era em três dimensões!
Pokémon X & Y e Sun & Moon
O futuro chegou, graças a ciência! (Pegou a referência?) O pokémon 3D chegou no longínquo 2013 (O que? Vai fazer 10 anos?) trazendo Pokémon em toda a sua glória e formosidade. Batalhas com os Pokémon com várias animações e os treinadores também.
Para o aumento de velocidade na terra firme, houve uma adição interessante. Os patins chegaram para explorar o analógico do 3DS, onde era possível executar manobras e usar corrimãos para chegar em determinados pontos do mapa.
E as montarias chegaram (para ficar?), podemos ver o nosso treinador realmente montado em um Pokémon poligonal e passeando pelo mundo. Em Pokémon X & Y, podemos navegar pelos mares nas costas de um Lapras (igual ao Ash no desenho), nos remakes tem mais o Sharpedo, Wailmer e o Kyogre que aparecem quando usamos o Surf. Em uma rota específica, podemos passear nas costas de um Skiddo, ele pode pular o morrinho que o personagem só pode pulas de cima pra baixo e na cidade de Lumiose, podemos fazer um tour pela cidade nas costas de um Gogoat. Ainda não é a liberdade desejada, mas nas ilhas tropicais de Alola, as coisas ficam mais divertidas.
Nos jogos Sun & Moon somos apresentados a PokéRides, Pokémons que pegamos emprestado para executar funções que os HM faziam, além de aumentar a velocidade na terra e na água. Podemos usar Lapras e Sharpedo para navegar, um Tauros e Mudsdale para cavalgar, um Charizard para voar, não literalmente porque ficou igual o uso de Fly nos outros jogos, e o mais estranho, ficar no colo de um Machamp para empurrar as pedras. Nas versões Ultra Sun & Ultra Moon, montamos nos lendários e navegamos pelos ultra buracos de minhoca.
As gerações do 3DS mostraram o que era capaz de ser feito com a interação de treinador e Pokémon fora das batalhas. A próxima geração seria em um console de mesa, mais potente, jogar direto na TV. O que impediria de melhorar ainda mais?
Pokémon Sword & Shield e Legends: Arceus
O novo console da Nintendo, o Switch, chegou com a promessa de trazer o Pokémon para para as telas maiores. Nada de fazer jogo para o portátil, que é mais fraco que o console de mesa. Agora a Game Freak poderia usar todo o poder que nunca teve antes para o jogo principal da franquia. Eu tenho boas e más notícias.
Vamos começar pela má notícia. O primeiro jogo principal da franquia para o console de mesa, não trouxe muita interação com os Pokémon no mundo fora das batalhas. Nenhuma montaria e nenhum Pokémon seguindo. A interação ficou no acampamento, onde vemos os Pokémon brincando entre si e podemos usar alguns brinquedos para interagir, e com a mecânica de cozinhar. Mas nada disso é montaria. A bicicleta, que tinha ficado de fora nas versões Sun/Moon, voltou e é utilizada também pra cruzar lagos e rios.
Agora a boa notícia! A Nintendo lançou o Pokémon Legends: Arceus. Um mundo (quase) aberto de exploração livre que lembra outro sucesso da casa (você sabe qual é). Para ajudar na exploração temos 5 Pokémon montaria: Wyrdeer, evolução de Stantler, que nós ajuda na locomoção terrestre; Basculegion, evolução do Basculin, nos ajudar a navegar pelas águas de Hisui; Braviary, na versão regional de Hisui, que serve como paraglider no jogo; Ursaluna, evolução do Ursaring, utilizado para farejar itens enterrados; e por último, mas não menos importante, Sneasler, evolução do Sneasel de Hisui, que nós ajuda na escalada.
As interações e montarias foram muito bem utilizadas no último lançamento da Pokémon Company. Legends: Arceus é um excelente vislumbre do que veremos em Scarlet & Violet. Exploração livre e Pokémon montaria que nos ajudará em vários terrenos. Será que o jogo entregará de forma satisfatória esses quesitos? O que você acha?
Pokémon Scarlet & Violet chegarão ao Nintendo Switch em 18 de novembro de 2022.
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