No finalzinho de Junho, durante os dias 28 e 29, tivemos mais uma edição do evento Pokémon GO Fest que é um evento anual no jogo Pokémon GO e é acompanhado com a liberação de novos pokémon e comemorações presenciais ao redor do mundo.

Este ano não foi diferente e tivemos encontros presenciais em todo o Brasil promovidos pelas comunidades da Niantic Campfire, que é um app oficial para gerir grupos de jogadores e promover encontros de forma segura e divertida. Aqui em São Paulo tivemos vários grupos se reunindo em parques estaduais afim de promover o cerne do jogo que é a diversão em grupo e fora de casa, e inclusive tivemos no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista, um encontro oficial da Niantic com direito à brindes e sorteios.
Shopping Cidade São Paulo: O Ginásio real
Mais uma vez o shopping foi escolhido como ponto de encontro para muitos fãs e jogadores de todas as idades. Acessibilidade, segurança e infra estrutura (banheiros e praça de alimentação) e é claro espaço aberto com poképaradas são pontos cruciais na escolha de um local para comportar um evento desses. Nessa edição tivemos estandes que efetuavam cadastro dos jogadores através do check-in no Niantic Campfire para um grande sorteio efetuado em cada um dos dias com prêmios que variavam entre pelúcias oficiais da Sunny Brinquedos, powerbanks e o acessório Pokémon GO Plus, que auxilia o jogador no jogo mesmo sem interagir com o mesmo.

Além disso, teve também um estande com Pokémon TCG para iniciantes ou quem mais quisesse aproveitar o momento e jogar. Dentre os brindes distribuídos pelo evento tinha chapéus das equipes tradicionais do jogo (Valor, Instinto e Mítico) e também do Pikachu, os primeiros você conseguia se cadastrando para o sorteio, já o ultimo você conseguia ao enfrentar capangas da Equipe Rocket.
Prepare-se para a Encrenca!
Quem já está nesse mundo a um certo tempo e acompanhou as histórias de Ash Ketchum, prontamente já completou a frase desse título. E embora não fosse a Jessie ou o James, a Equipe Rocket se fez presente no evento com dois capangas reais. Duas pessoas estavam vestidas de capangas e desafiavam para duelar no jogo quem estivesse por perto e aceitasse o desafio.
Pokémon GO não nasceu como um jogo de batalhas, mas viu a necessidade de ter isso e adaptou inúmeras mecânicas para o mobile. Não a toa temos dentro do Campeonato Internacional (e Mundial) de Pokémon uma modalidade exclusiva para Pokémon GO.


O que esses membros da Equipe Rocket estavam fazendo ali, presencialmente, não era apenas desafiar os jogadores por um chapéu, mas sim incentivar pessoas no modo competitivo dando dicas durante as batalhas e mostrando que com uma boa estratégia todos podem vencer.
Entrevista com Eric Araki
Eric Araki, nosso estimado Professor Pokémon e Country Manager de Pokémon aqui no Brasil, estava no evento garantindo que tudo estivesse no lugar, funcionando e correndo sempre de lá pra ca. Para quem não sabe, Eric foi e ainda é um dos principais nomes no quesito de popularização da marca Pokémon aqui no Brasil tendo passado por revistas como Nintendo World e Pokémon Club nos anos 90 e 2000. Nessa época crianças, revistas eram a única fonte de notícias externas ao país e Eric sempre abrilhantava nosso imaginário trazendo novidades sobre novos pokémons, novos jogos e eventos de fora do Brasil.


Mesmo ativamente comprometido com o cronograma, Eric nos deu a honra de uma entrevista e nos respondeu algumas questões que se seguem no vídeo a seguir, confira!
Diversão em família
Pokémon GO tenta ainda hoje unir o útil ao agradável ao utilizar do celular e tablets para levar pessoas de dentro das suas casas para espaços públicos onde possam usufruir tanto do que a cidade tem para oferecer quanto o que a interação social também pode agregar. Isso implica principalmente no dia a dia de família cujos pais e filhos tem uma boa chance de se divertirem fora de casa. Numa sociedade onde os pais estão exaustos no fim do dia após o serviço e seus filhos ainda estão cheios de energia, Pokémon GO é um ótimo escape que se mostra como um bom produto para lutar contra o ostracismo e sedentariedade.


Isso é muito bem visto em eventos como esse, famílias juntas jogando e o “farfalhar” de crianças comemorando é gratificante de se ver e ouvir. Aqui nós vimos, pais, mães, avós, tios e tias tendo um momento de diversão autêntica, criando laços e memórias com todos ali.
Não muito diferente, nessa edição decidi levar meu sobrinho Breno pela primeira vez para ver o que é Pokémon GO, já que ele nunca havia jogado em seus treze anos de vida. Junto da minha esposa Gisele, Breno não apenas se divertiu ao jogar e ao presenciar tanta gente, ele também me ajudou fotografando e filmando parte do evento criando uma verdadeira, doce e reluzente boa memória, espero que não apenas para mim.

Quando perguntei a ele o que tinha achado do jogo e do evento ele respondeu:
Poxa tio, eu gostei bastante sabe! Eu amei!! Foi bem dahorinha, mesmo não tendo jogado muito, achei o evento todo muito dahora e muito alegre! Eu adorei!! Aquela torre lá que mudava de cor, o jogo é bem legal e tinha muita gente. Também gostei de ajudar você e passear, obrigado!
Breno S. Oliveira, 13 anos
Pokémon GO não proporcionou apenas uma diversão em grupo pelo bem comum de ter um Zacian ou Zamazenta (só consegui o Zamazenta), mas também proporcionou à minha família mais proximidade e uma tarde repleta de felicidade.

Fim do dia: Saldo Positivo!
Pokémon GO está conosco já a nove anos e desde sempre foi um jogo família. A cada nova temporada, mecânica ou novos pokémon liberados o impulso sempre foi jogar em grupo e fora de casa. Em um presente onde os pais estão cada vez mais distantes de seus filhos, Pokémon GO é a grande chave para reunir esses elos e criar memórias incríveis.
Muito obrigado Anna Coelho e toda equipe da Theogames pelo convite a apoio prestado.
Deixar uma resposta