PowerWash Simulator + SpongeBob DLC

PowerWash Simulator + DLC Bob Esponja – Água pressurizada mesmo debaixo d’água

Você já imaginou alguma vez utilizar uma lavadora pressurizada para mandar pelo ralo seus problemas? Aqui em PowerWash Simulator, um jogo de simulador onde utilizamos uma lavadora pressurizada, lavaremos até mesmo a alma de objetos em estado de calamidade de tão sujos que estão.

Desenvolvido pela Futurlab e chegando inicialmente para PC em 2021 (em acesso antecipado), depois em 2022 para Xbox/PC e por fim em Janeiro de 2023 para Nintendo Switch e Playstation, Powerwash Simulator é um jogo com uma temática nada convencional mas que caiu na graça de milhares de jogadores, sendo jogado constantemente até então se tornando uma grata surpresa já que quem publicou foi justamente a Square Enix!

Square Enix: Nem só de RPG viverá o ser humano!

Por mais surpreendente que possa parecer, a gigante conhecida por sua extensa gama de JRPG é a publicadora por traz de PowerWash Simulator, o que garantiu certos conteúdos extras que foram muito bem recebidos, como por exemplo, a DLC colaborativa com Final Fantasy 7 Remake onde temos que limpar desde a moto usada por Cloud ao sair de Midgard quanto a um dos chefes robôs ali encontrados.

História

Seja bem vindo a cidade de Muckingham, um lugar pacato próximo a parques, florestas e até mesmo um vulcão! Aqui você inicia com uma ideia, um sonho e é claro alguns amigos para te ajudarem nisso! A Ideia: usar uma lavadora pressurizada e mandar em bora a preocupação das pessoas, o Sonho: salvar o mundo, os amigos: que tal começar lavando esse furgão aqui?

Assim iniciamos uma série de trabalhos de limpeza de alta pressão (e precisão) nessa cidade calma e nada suspeita. Durante os trabalhos, nossos clientes mencionam como aquela sujeira toda chegou ali e contam também algumas fofocas sobre o bairro. A cada nova missão, novas fofocas e coisas estranhas que começaram a acontecer, alias, alguém viu o Ulysses?

Tem muito mais além do que o olhos podem vem

Por mais que o foco seja a limpeza, se estiver atento as conexões e fofocas dos clientes conseguirá ver muito mais do que a premissa do jogo entrega. Conspirações, viagem no tempo, OVNIS… tudo isso parece estar acontecendo em Muckingham!

Gameplay

PowerWash Simulator é, como explicito em seu nome, um jogo de simulação de lavadora de pressão (ou lavadora pressurizada). Assim como em muitos jogos de simulação de trabalho, devemos cumprir nossa função a cada trabalho acumulando dinheiro, comprando (ou desbloqueando) novos itens, e encarando cada vez mais desafios dentro do mesmo “ramo”.

Aqui usaremos uma lavadora de pressão, daquelas como a famigerada “Wap”, para mandar para o ralo toda a sujeira de Muckingham. Ela virá com um conjuntos de bicos para alterar a força e alcance do jato d’água e uma pistola com gatilho. Com o passar dos trabalhos mais recursos são disponibilizados como novos bicos, novas pressurizadoras mais potentes, pistolas para maior alcance e até mesmo produtos de limpeza para auxiliar nas tarefas.

First Person Shooter Cleaner

PowerWash utiliza fortemente de mecânicas de FPS (First Person Shooter) para aplicar junto a isso sua camada de simulação. Todo o jogo é em primeira pessoa e nos locomovemos com o análógico esquerdo enquanto miramos com o analógico direito. O botão ZR é o gatilho da pistola que ao ser pressionado ou segurado liberará o jato d’água na direção da mira.

Sobre o jato d’água, sua força e precisão varia de acordo com o bico utilizado. E essa relação de força é necessária caso queira “poupar trabalho”. Pois há determinadas sujeiras e superfícies que pedem o jato mais forte (bico vermelho), porém o mesmo tem menor abertura, logo é necessário maiores movimentos. A partir desse bico, todos os demais bicos padrão soltam um jato “achatado” se é que podemos chamá-lo assim, com isso entra em cena o botão ZL para alternar o eixo desse jato para horizontal ou vertical. Cada eixo ajuda numa cobertura maior de área de acordo com o movimento.

Cada botão do controle!

A troca de bicos, pistolas e até mesmo produtos de limpeza pode ser feita ao segurar qualquer um dos botões Y, X e A. O botão B serve para pular. A troca de pressurizadora é feita ao pressionar o botão , na tela de equipamentos. O botão R acopla os produtos de limpeza (quando liberados e em estoque) ou faz a troca dos bicos avançando entre eles. Enquanto pressionar o analógico direito (sim ele é um botão, muitos se esquecem disso) o fará assumir uma de três posições: em pé, agachado, rastejando. Por fim, ao menos no lado direito, ao pressionar o botão +, terá acesso ao tablet contendo informações sobre o trabalho, equipamento, menus de jogo, opção multiplayer e mensagens do cliente.

Indo agora para o lado esquerdo da força, há também outros botões que podem ser usados: os botões direcionais (abaixo do analógico esquerdo) são alguns atalhos para algumas funções que auxiliam bem a jogabilidade:

  • Cima: A troca do modo de mira será feita.
  • Baixo: Deve ser pressionado para pegar banquinhos, escadas e até andaimes que possam ser utilizados para subir ou qualquer outro objeto iterativo (útil ou não)
  • Esquerda: Trava o gatilho da pistola tornando desnecessária a necessidade de pressionar e segurar o botão ZR. Ajuda a descansar o dedo 🙂
  • Direita: Ao pressionar esse botão toda sujeira que precisa ser removida brilhará em laranja, facilitando ir no encalço das sujeiras mais escondidas.

Ao pressionar L também ocorre a troca dos bicos de pressão e ao pressionar (e segurar) o analógico esquerdo você poderá correr. Complexo? Relaxa, só na teoria! Na prática é algo intuitivo para quem já desbravou algum FPS, e pra quem tiver iniciando, o primeiro trabalho age como um perfeito e agradável tutorial.

Na mira!

Como todo bom FPS, lidar com a mira pode ser frustrante de início até entender melhor a precisão e os demais comandos. Para ajudar nisso há um botão de atalho (botão L) que altera a mira entre dois modos:

  • Modo Padrão (Visão de Personagem): A mira age como o campo de visão do personagem e a pistola será direcionada ao centro da tela. Nesse modo se movermos a mira para cima, a visão seguirá e a pistola estará apontada para o centro da tela.
  • Modo Fixo (Movimentação da mira): Nesse modo a visão do personagem não acompanhará a movimentação do Analógico direito (a menos que a mira seja direcionada nos extremos da tela), em seu lugar poderemos mover especificamente a mira no campo de visão atual.

Cada um dos modos é importante e atua bem em determinada situação. Usar ambos garantirá que o trabalho seja concluído de forma rápida e sem desgaste (não que isso conte para finalizar o trabalho).

99% limpo e perfeito, mas esse 1%…

Aqui entram dois pontos que achei ruins e estressantes no jogo.

Começando pelo subtitulo, tem sujeira que simplesmente não tá a vista e chega um determinado momento do jogo que você simplesmente não sabe o que falta. Em tela há bastante espaço pra ver o que precisa ser feito enquanto temos um monitor do quanto já fizemos.

Quando esse monitor não passa de 99%, buscar esse 1% que as vezes está debaixo de algum item suspenso, na lateral de uma pedra arredondada, no vão de uma escada ou almofada deixa a situação que antes era reconfortante/satisfatória em uma tensão pois mesmo pressionando o direcional direito você não vê a sujeira brilhar. A solução é ver o relatório de limpeza nos detalhes do trabalho pelo tablet, buscar ali o que falta e então encontrar o nome do objeto no cenário… Nem todos sabem o que é uma ALPONDRA (algumas pedras de jardim).

O outro ponto que achei ruim, não por dificuldade mas por desuso, foi a não utilização do acelerômetro dos controles de Nintendo Switch como mira. Além de ser um bom recurso e pouco explorado, combina muito bem com a mecânica de mira e FPS tão utilizada aqui.

Design e Trilha Sonora

Por se tratar um FPS com diversos elementos do cotidiano, PowerWash Simulator tenta trazer texturas, proporções, um visual agradável e fidelidade para passar essa sensação. Infelizmente nem tudo são flores. Visualmente está tudo perfeitamente modelado e bem feito, porém quando comparado às outras plataformas vemos um desfalque gráfico bem grande nas texturas.

Não é algo que impeça o gameplay, principalmente se focado nas DLCs que trazem mais itens, locais, séries e perspectivas diferentes do que convencional. Mas certamente desagradará os mais críticos.

Cozy Game?? Talvez para alguns!

Temos hoje uma grande leva de vídeos, imagens e jogos com o conceito de passar a sensação de satisfação e aconchego aos seus consumidores, nos jogos eles recebem o título/subgênero de Cozy Game. E há inclusive inúmeros vídeos satisfatórios de lavagem pressurizadas em calçadas ou casas que transmitem essa sensação agradável. Mas aqui, comigo, não funcionou.

O design de um jogo é parte crucial para a sensação que se deseja passar aos jogadores, mas não é o todo. A sensação de pressão da saída d’água nos controles está presente, mesmo que momentânea, a satisfação de remover a sujeira e ver o ambiente/objeto limpo também está presente mas há algo que ao menos enquanto joguei não foi satisfatório o suficiente pra me senti “relaxado”.

PowerWash Simulator + DLC Bob Esponja - Água pressurizada mesmo debaixo d'água
Da pra tentar erscrever o nome também 😀

Parte do meu incômodo foram os controles pois sou muito, mas muito, ruim em jogos FPS. O gameplay é parte integral do quão próximo do objetivo sensorial você está entregando e aqui nos comandos de câmera e movimentação (somados a minha falta de costume ou aptidão) não tive boas experiencias. Mas não foi só isso…

Espera, mas cadê o som???

Calma, em nenhum momento o jogo ficou sem áudio, não foi essa a questão. Os efeitos sonoros estão todos presentes, e inclusive há toda uma resposta sonora diferente de acordo com o tipo de material que estiver interagindo. Isso é ótimo!

Mas ambientalmente há poucos sons e quase nenhuma trilha sonora de fundo (salvo alguns casos raros). Então muito do gameplay se tornou monótono ao ouvir apenas o barulho da pressão d’água nos objetos por horas… E isso se agrava na DLC. Quem não queria ouvir uma musiquinha do Bob Esponja enquanto limpa a casa do Patrick ou o próprio Siri Cascudo???

infelizmente a ausência de trilha sonora somada a minha inaptidão no FPS consumiu todo o efeito “satisfatório” que o jogo proporciona.

DLC: Bob Esponja e a Fenda do Bikini

PowerWash Simulator consegue encantar com seu jogo base, mas se expande em possibilidades de se surpreender a cada nova DLC lançada para ele. Em Junho de 2023, tivemos o lançamento da DLCs paga PowerWash Simulator Bob Esponja Calça Quadrada Pacote Especial que nos leva para o fundo do mar, na icônica Fenda do Bikini, para fazer a limpeza em casas e objetos dos amados personagens da série.

Santa água-viva!

Nessa DLC iniciamos com o trabalho de limpar as residências do Bob Esponja, Lula Molusco e Patrick Estrela. Aqui iniciamos já com equipamento de ponta, todos os bicos e alguns produtos para ajudar.

Como mencionado, senti falta de uma musica da série de fundo. Cada missão te leva para limpar algum lugar especifico e o silêncio do ambiente deixavam as coisas soturnas demais.

Ao todo essa DLC possui seis capítulos que são:

  • Rua da Concha, com as casas de Bob Esponja, Lula Molusco e Patrick.
  • Siri Cascudo e seu restaurante rival Balde de Lixo
  • O movimentado Ônibus de Fenda do Biquíni
  • O luxuoso Carro Hambúrguer
  • O elusivo Barco Móvel Invisível
  • A misteriosa Casa de Sereia da dupla dinâmica Homem Sereia e Mexilhãozinho.

Sendo a limpeza do Barco Invisível e da casa do Patrick os pontos mais altos aqui. E a Casa de Sereia, sem duvidas, o mais difícil. Durante cada missão os personagens falam, em mensagens, sobre como ficou sujo e interagem entre si de forma muito próxima da série.

Extras: outras DLCs

O jogo base vem com algumas DLCs gratuítas, entre elas podemos destacar a de Final Fantasy VII Remake e a de Tomb Raider. Más há também outras DLCs pagas. Até o momento de escrita e publicação desse artigo, há três DLCs pagas: De volta para o Futuro, Bob Espoja Calça-Quadrada e Warhammer 40k.

Detalhes Técnicos

PowerWash Simulator chegou para ficar e tem um infinito de possibilidades, seja em possíveis updates no jogo base, seja nas mais improváveis DLCs que certamente caberiam aqui (Quero DLC garagem de Mario kart pra ontem!). O jogo base pesa cerca de 4,3 gb enquanto suas DLCs são bem menores. Está totalmente localizado em pt-br e permite multiplayer online e custando R$124,50 reais na eshop brasileira, enquanto suas DLCs pagas custam R$42,90 cada.

PowerWash Simulator + SpongeBob DLC
Powerwash Simulator + DLC Sponge Bob Squarepants
Veredito
É um jogo de nicho com ótimas "portas abertas" para curiosos. Sua lore entre missões e as ultimas missões do modo história, bem como suas DLCs podem agradar a muitos que normalmente não se atrairiam pelo jogo. O modo multiplayer brilha, embora as vezes o silencio da espera por alguém tenha sido mais ensurdecedor do que a ausência de musica ambiente.
Design
80
Trilha Sonora
40
Diversão
70
Gameplay
75
Custo x Benefício
70
Prós
Perfeito pra quem tem toc ou compulsividade por limpeza
Totalmente localizado em pt-br
Multiplayer online agiliza, em muito, a concluir os trabalhos
Satisfatório pra quem curte esse nicho
Contras
Comandos de câmera/mira
Falta de som ambiente
67
Nota Final

[Nota do Editor: Powerwash Simulator + DLC Sponge Bob Squarepants foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Square Enix para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Desenvolvedor, gamer, marido e pai de pet. Um fã de Zelda, Monster Hunter, RPGs e Metroidvanias, que ama dar risadas, desenhar, jogar e reclamar que não tem tempo para fazer isso mais vezes.