Presidente da Nintendo diz que produção do Switch é “incerta” no próximo ano

"Só temos uma perspectiva clara de produção para este ano"

Presidente da Nintendo diz que produção do Switch é "incerta" no próximo ano

Em entrevista ao Nikkei, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, diz que estão procurando melhorar o fornecimento de semicondutores para o restante do ano fiscal atual, o próximo ano parece mais “incerto”. Isso segue a publicação do relatório financeiro da Nintendo para o primeiro trimestre de 2022-2023.

Nas finanças da semana passada, a Nintendo relatou uma queda de 22,9% nos lucros de abril a junho de 2022, mas a empresa também garantiu às pessoas que não aumentaria o preço do Switch.

Furukawa diz que a Nintendo vai “elaborar a melhor estratégia” à medida que avança e que está fazendo o possível para “adquirir produtos de alta qualidade a um preço adequado”, mas que as coisas só estão claras para o restante do ano fiscal atual:

“Com a cooperação de vários parceiros de negócios, estamos a caminho de melhorias a partir da segunda metade deste verão. Mas em termos de nossa previsão de vendas de 21 milhões de unidades para o ano fiscal até março de 2023, temos apenas uma perspectiva clara de produção para este ano. Além disso, as coisas são incertas.”

Essa cooperação significa que o fornecimento do Nintendo Switch deve melhorar pelo resto do ano, como a Nintendo já havia divulgado em seu último relatório financeiro, mas não se sabe como será a demanda e a oferta no próximo ano. Furukawa também afirma que “não posso dizer especificamente o que está em falta”, mas que a Nintendo ainda venderá todos os três modelos de Switch – Standard, Lite e OLED.

“Por enquanto, nosso modelo OLED continuará a ser menos lucrativo do que nossos outros modelos. Sem dúvida, os custos aumentaram para o transporte não apenas por via aérea, mas também por via marítima. Estamos pensando no que podemos fazer.

O iene fraco pode ser visto como um benefício para a Nintendo, uma vez que uma parcela tão grande de nossas vendas vem do exterior, mas nossos custos promocionais e de pessoal no exterior também aumentam. Estamos fazendo mais compras de estoque em moedas estrangeiras para combater isso.”

Embora o iene esteja realmente enfraquecendo, os custos em todo o mundo também estão aumentando, fazendo com que a Nintendo considere mais opções, incluindo – como Furukawa afirma acima – comprar mais estoque em outras moedas.

E mesmo que grande parte das vendas venha do exterior, Furukawa traz à tona a questão dos custos de frete, e a empresa precisa pensar em uma forma de contornar isso.

O OLED custa mais para produzir e, embora seja mais caro que o modelo padrão (e frequentemente o console Switch mais vendido semana a semana no Japão).

Ainda assim, apesar de quaisquer problemas potenciais com suprimentos, semicondutores e preços, Furukawa acredita que o “software de sucesso” no final do ano ajudará o console massivamente, citando especificamente Splatoon 3 (9 de setembro) e Pokémon Scarlet & Violet (18 de novembro ). 

Outros grandes exclusivos de plataforma lançados para o restante de 2022 são Mario + Rabbids Sparks of Hope e Bayonetta 3 , enquanto The Legend of Zelda: Breath of the Wild 2 tem chance de chegar antes do final do ano financeiro (março de 2023).


Quais são seus pensamentos sobre as palavras de Shuntaro Furukawa? Você acha que a escassez de semicondutores vai piorar no próximo ano? Deixe-nos saber nos comentários.

Gamer mineiro apaixonado pela Nintendo desde criança. Fire Emblem: Three Houses e Pikmin 4 são seus jogos favoritos do Switch. Instagram: @pvgm91 X: @pvgm91 F.C: 6972-9848-6184