Clássico cult dos RPG’s na época do GameBoy Advance, Mother 3 foi lançado em junho de 2006 e nunca ganhou uma versão para o ocidente. O motivo para isto seria o seu estilo de escrita único. E quem afirma, é Shinichi Kameoka, produtor do jogo.
Em entrevista recente ao podcast Kit and Krysta Podcast on Youtube, Kameoka respondeu a diversas perguntas dos fãs, dentre elas, o porquê de Mother 3 nunca ter sido lançado fora do Japão.
A tradução livre deste trecho da entrevista pode ser conferida a seguir:
“Pergunta para o Sr. Kameoka (que eu tenho certeza que várias pessoas irão perguntar): Alguma ideia do porquê Mother 3 não ter sido lançado fora do Japão? E quais são as chances disto acontecer? Eu realmente adoraria adquiri-lo e recomendá-lo para os amigos.
Shinichi Kameoka: Pessoalmente, acredito que o grande diferencial de Mother 3 é o estilo único de escrita de Shigesatao Itoi; traduzir o charme e as nuances de sua escrita para outros idiomas pode ser um grande desafio e talvez seja isso que esteja tomando tanto tempo para que o lançamento internacional aconteça.”
Sem uma localização oficial lançada, os fãs ocidentais tomaram pra si essa missão e criaram um patch de tradução fanmade do jogo, que até o ex-presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, brincou dizendo que tinha, mas não havia jogado ainda.
Será que em breve teremos Mother 3 disponível para o Switch, quando o GameBoy Advance entrar nos serviços do Nintendo Switch Online? Veremos.
E você? Já jogou Mother 3? Conta pra gente aqui nos comentários.
Deixar uma resposta