Project History – Virtual Boy: o console de realidade virtual da Nintendo

Virtual Boy
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Virtual Boy foi um videogame lançado pela Nintendo em 1995, que tentou inovar ao oferecer uma experiência de realidade virtual em 3D. O console era formado por um óculos que projetava imagens em duas cores (vermelho e preto) e um controle com dois direcionais e quatro botões.

O aparelho prometia uma imersão e uma interatividade nunca vistas antes, mas acabou sendo um dos maiores fiascos da história dos videogames, por causa de seus problemas técnicos, de design e de conteúdo.

A história do Virtua Boy

O Virtual Boy foi um projeto idealizado por Gunpei Yokoi, o criador do Game Boy e do Game & Watch, que trabalhava na Nintendo Research & Development, um dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento da Nintendo. Yokoi era fascinado pela ideia de criar um console que pudesse simular uma realidade virtual, e começou a trabalhar nesse conceito em 1991, usando a tecnologia de LED para criar um efeito 3D.

O protótipo do console foi apresentado pela primeira vez em 1994, no evento Shoshinkai Show, no Japão, e no Winter CES, nos Estados Unidos, sob o nome de VR32. O console chamou a atenção da mídia e do público, que ficaram curiosos e empolgados com a novidade. A Nintendo anunciou que o console seria lançado em 1995, com o nome de Virtual Boy.

Project History - Virtual Boy: o console de realidade virtual da Nintendo
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O Virtua Boy foi lançado no Japão em 21 de julho de 1995, e na América do Norte em 14 de agosto de 1995. O console vinha com o jogo Mario’s Tennis, um jogo de tênis estrelado pelo famoso personagem da Nintendo. O console também tinha outros jogos disponíveis, como Galactic Pinball, Red Alarm, Teleroboxer e Mario Clash. A Nintendo planejava lançar o console na Europa e na Austrália, mas acabou cancelando esses planos por causa das baixas vendas e das críticas negativas.

Os jogos do Virtual Boy

O Virtual Boy teve apenas 22 jogos lançados oficialmente, sendo que 8 deles foram exclusivos para o Japão, 3 para a América do Norte e 11 para ambos os mercados. Os títulos eram vendidos em cartuchos, chamados de Game Paks. Os games eram de diferentes gêneros, como ação, aventura, esporte, puzzle e pinball, mas todos tinham em comum o uso do efeito 3D e das cores vermelho e preto.

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Alguns dos jogos mais conhecidos do Virtual Boy foram:

  • Mario’s Tennis: um jogo de tênis que vinha junto com o console, e que permitia jogar com vários personagens da série Mario, como Mario, Luigi, Yoshi, Peach, Toad e Donkey Kong Jr. A obra tinha um modo single-player, onde o jogador enfrentava o computador em diferentes níveis de dificuldade, e um modo multiplayer, onde dois jogadores podiam se enfrentar usando dois consoles e um cabo de comunicação.
  • Wario Land: um game de plataforma que era uma continuação do jogo Wario Land: Super Mario Land 3, do Game Boy. O jogo mostrava as aventuras de Wario, o rival de Mario, em busca de tesouros em uma ilha misteriosa. O jogo tinha um visual 3D que criava uma sensação de profundidade e de movimento, e que permitia ao jogador explorar diferentes planos e cenários. O título também tinha vários itens e power-ups que davam habilidades especiais a Wario, como voar, atirar fogo e se transformar em zumbi.
  • Jack Bros.: um jogo de ação que era baseado na série de jogos Shin Megami Tensei, da Atlus. O jogo mostrava as aventuras de Jack Frost, Jack Lantern e Jack Skelton, três personagens que representavam o Halloween, o Natal e o Ano Novo, respectivamente. O game tinha um estilo de labirinto, onde o jogador tinha que encontrar a saída de cada fase, enfrentando inimigos e chefes pelo caminho. A obra tinha um modo single-player, onde o jogador podia escolher um dos três personagens, e um modo multiplayer, onde dois jogadores podiam cooperar ou competir usando dois consoles e um cabo de comunicação.
  • Virtual Boy Wario Land: um jogo de plataforma que era uma continuação do jogo Wario Land, do Virtua Boy. O game mostrava as novas aventuras de Wario, que caía em uma armadilha e era levado para um mundo subterrâneo, onde tinha que encontrar a saída e coletar tesouros. O título tinha um visual 3D que criava uma sensação de profundidade e de movimento, e que permitia ao jogador explorar diferentes planos e cenários. O jogo também tinha vários itens e power-ups que davam habilidades especiais a Wario, como voar, atirar fogo e se transformar em zumbi.

Os motivos do fracasso do Virtual Boy

O Virtual Boy foi um console que não conseguiu cumprir as expectativas e as promessas que fez, e acabou sendo um fracasso comercial e crítico. O console vendeu apenas 770 mil unidades no mundo todo, sendo 630 mil no Japão e 140 mil na América do Norte, e foi descontinuado em menos de um ano após o seu lançamento. O aparelho também recebeu muitas críticas negativas, que apontavam os seus vários problemas e defeitos. Alguns dos motivos do fracasso do Virtual Boy foram:

  • O design: o Virtua Boy era um console que se dizia portátil, mas que na verdade era muito difícil de transportar e de usar. O console era formado por um óculos que pesava 760 gramas, e que tinha que ser apoiado em uma mesa ou em um tripé, que vinha junto com o console. O console também tinha um controle que era desconfortável e complicado de usar, pois tinha dois direcionais e quatro botões, que exigiam muita coordenação e precisão. O console também tinha um visual que era pouco atraente e pouco convidativo, pois era todo preto e vermelho, e que não combinava com o estilo colorido e divertido da Nintendo.
  • O conteúdo: o Virtua Boy era um console que tinha poucos jogos, e que não tinham muita qualidade ou variedade. O console teve apenas 22 jogos lançados oficialmente, sendo que muitos deles eram adaptações ou versões inferiores de jogos que já existiam em outros consoles, como Mario, Wario, Tetris e Bomberman. O console também não tinha jogos que aproveitassem o potencial e a originalidade do efeito 3D, e que criassem uma experiência de realidade virtual. O console também não tinha jogos que fossem exclusivos ou que chamassem a atenção dos jogadores, como Zelda, Metroid, Kirby ou Pokémon.
  • A saúde: o Virtua Boy era um console que causava problemas de saúde em quem jogava, pois o efeito 3D e as cores vermelho e preto podiam provocar dores de cabeça, náuseas, tonturas, enjoos e até convulsões. A própria Nintendo recomendava que os jogadores fizessem pausas a cada 15 ou 30 minutos, para evitar esses efeitos colaterais. Além disso, o console também podia prejudicar a visão dos jogadores, especialmente das crianças, pois o efeito 3D podia causar fadiga ocular, desfoque, estrabismo e até cegueira. O console foi alvo de várias ações judiciais, que acusavam a Nintendo de causar danos à saúde dos consumidores.

A conclusão do Virtual Boy

O Virtual Boy foi um console que fracassou em todos os aspectos, e que se tornou um dos maiores erros da Nintendo. O videogame não conseguiu atrair os jogadores, nem oferecer uma experiência de realidade virtual satisfatória. O console também não conseguiu vender bem, nem gerar lucro para a Nintendo. O console também não conseguiu se manter no mercado, nem se tornar um clássico cult. O console foi descontinuado em 1996, e foi esquecido pela Nintendo e pelos fãs.

Project History - Virtual Boy: o console de realidade virtual da Nintendo
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O Virtual Boy foi um aparelho que tentou ser inovador e revolucionário, mas que acabou sendo um desastre e um vexame em vendas. O console foi um exemplo de como a tecnologia pode ser mal utilizada e mal aproveitada, e de como a ambição pode se tornar um pesadelo.

O videogame foi um aprendizado e um alerta para a Nintendo e para a indústria dos videogames, que mostrou que nem sempre o mais novo e o mais moderno é o melhor e o mais desejado. O console foi um caso raro e único na história dos videogames, que dificilmente será repetido.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Gamer desde sempre e redator por diversão