Star Wars é uma franquia que arrasta multidões em vários nichos diferentes do universo nerd, inclusive nos games. Assim como Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith, muitos outros títulos da obra de George Lucas tornaram-se ícones no universo gamer.
Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith é um game de ação e aventura dentro do gênero beat’n UP, lançado em 2005 para o Game Boy Advance, baseado no longa metragem de mesmo nome que encerra a trilogia prequel da saga Star Wars. O título foi desenvolvido pelo estúdio Ubisoft Montreal, sob a direção de David Anfossi, e publicado pela LucasArts, a empresa de jogos fundada por George Lucas, o criador de Star Wars.
Dados Técnicos
O game em pauta permite que o player exerça controle sobre dois dos principais personagens do filme: Anakin Skywalker, o jovem Jedi que sucumbe ao lado sombrio da Força, e Obi-Wan Kenobi, o mestre e amigo de Anakin que tenta impedir sua queda. O jogo possui 13 fases que reproduzem os principais momentos do filme, como as batalhas contra o Conde Dooku, o General Grievous, os clones traidores e o próprio Anakin, em cenários como Coruscant, Utapau, Kashyyyk e Mustafar. Trazendo muita ação e imersão o game cativa por fazer um uso diferente da força em combate, anelado com o estilo beat ‘n UP.
Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith segue o gênero de ação e aventura, que combina elementos de exploração, combate, resolução de quebra-cabeças e plataformas. O jogador pode fazer uso de sabre de luz, os poderes da Força e outras armas para enfrentar os inimigos e os obstáculos. O jogo também possui fases de duelo, onde o usuário enfrenta um adversário em uma luta de sabre de luz, usando golpes, bloqueios e contra-ataques. A obra possui um sistema de personalização, que permite que o gamer melhore seus atributos e habilidades conforme avança no jogo, coletando bônus e pontos de experiência.
O jogo possui uma arte gráfica pixelada exímia, que reproduz fielmente os cenários, os personagens e os efeitos especiais do filme, usando sprites e animações detalhadas. O título também possui uma arte sonora que utiliza as músicas, os sons e as vozes originais do filme, criando uma atmosfera imersiva e envolvente anelado a uma jogabilidade fluida e intuitiva, com uma quantidade interessante de inimigos na tela, lembrando a nostálgica era do arcades e de seus grandes titulos. A jogabilidade se adapta ao estilo de cada jogador, oferecendo diferentes níveis de dificuldade e desafios sem se tomar um “papa-fichas” com uma dificuldade intransponível.
Fim da Aventura
Como qualquer obra, Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith possuí pontos positivos e negativos. Em destaque podemos destacar que o jogo é fiel ao filme, recriando os principais eventos e personagens da trama; ele possui um modo de duelo, que permite enfrentar outros personagens em lutas de sabre de luz, com golpes, bloqueios e contra-ataques; seu sistema de personalização permite melhorar os atributos e habilidades dos personagens, coletando bônus e pontos de experiência e o título possui uma arte gráfica e sonora de qualidade, usando sprites, animações, músicas, sons e vozes originais do filme.
Quando falamos de pontos de melhorias, mesmo sendo um bom título, existem questões a serem melhoradas. O game possui uma construção de fases um pouco simplória, com pouca variedade de inimigos; a resposta dos controles é lenta e compromete a fluidez e a precisão dos movimentos dos personagens; o jogo possui alguns bugs e glitches, que podem atrapalhar a progressão e a diversão do jogador e a obra possui uma duração curta, podendo ser terminado em poucas horas.
Star Wars: Episode III – Revenge of the Sith recebeu críticas positivas dos especialistas, que elogiaram a sua fidelidade ao filme, a sua variedade de fases e modos de jogo, a sua diversão e o seu desafio. O game também foi bem recebido pelos fãs da saga Star Wars, que puderam reviver as emoções e os conflitos do filme. O game foi considerado um dos melhores jogos de Star Wars para o Game Boy Advance, e um dos melhores títulos de ação e aventura para o portátil, e se você, amado leitor pode de alguma maneira apreciar este game, recomendo que você embarque em mais essa aventura e aproveita as informações do Project Retrô.
Deixar uma resposta