O PokéTuber Michel, pelo canal MandJTV, fez uma análise bastante interessante sobre os Pokémon que tem formas Gigantamax em Pokémon Sword & Shield.
Como bem sabemos, todos os Pokémon existentes em Galar podem usar o Dynamax, uma função de deixa o Pokémon gigante e com ataques poderosos durante três turnos. E além disso, há alguns Pokémon que possuem o Gigantamax, uma forma alternativa de Dynamax que além de deixá-los gigantes e poderosos, também muda a sua aparência.
Outro ponto interessante é que ataques Max (os ataques poderosos de Pokémon Dynamax) e os G-Max (ataques dos Pokémon em formas Gigantamax) são diferentes e têm funções e atribuições diferentes. O que torna essa análise necessária para saber qual forma compensa mais usar para competições.
Os ataques Max são exclusivos da tipologia, ou seja, se um Pokémon tem qualquer ataque planta, quando em Dynamax, esses ataques todos viram um único ataque Max do tipo planta. Enquanto que o G-Max é um ataque exclusivo do tipo para aquele Pokémon Gigantamax.
Veja o vídeo na íntegra abaixo. Logo após temos a análise completa explicando o assunto.
A análise feita no vídeo compara os efeitos dos ataques Max e dos exclusivos G-Max dos Pokémon Gigantamax e quais seriam mais relevantes ou poderosos em batalhas. Veja abaixo a lista completa da análise:
Charizard
Dynamax
Ataque Max: Max Flare
Tipo: Fogo
Efeito Secundário: Ativa Sunlight na partida
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Wildfire
Tipo: Fogo
Efeito Secundário: Dano adicional durante 4 turnos em qualquer Pokémon (exceto do tipo fogo) atingido pelo ataque
Veredito
Charizard Dynamax Vence: Sunlight na partida é extremamente benéfico para o Charizard, pois aumenta o poder dos ataques de fogo em 50% e diminui pela metade o dano de ataques super-efetivos de tipo água. Se o Charizard ainda tiver a Hidden Ability Solar Power ainda aumenta o Sp.Atk. E ainda habilita a utilização de Solar Beam em um único turno, o que é ótimo contra os atacantes de água e pedra. Tudo isso para qualquer momento da partida a seguir. Enquanto G-Max Wildfire apenas aumenta o dano a um Pokémon específico que já receberá um dano grande pelo ataque G-Max.
Butterfree
Dynamax
Ataque Max: Max Flutterby
Tipo: Inseto
Efeito Secundário: Diminui Sp.Atk do oponente em um estágio
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Befuddle
Tipo: Inseto
Efeito Secundário: Causa envenenamento, paralisia ou sono em qualquer oponente
Veredito
Butterfree Gigantamax Vence: O ataque Max causa efeito apenas em um oponente e apenas no valor de Sp.Atk, o que, por exemplo, se o oponente for um atacante físico, não fará muita diferença. Enquanto que G-Max Befuddle causa condições de status em todos os oponentes.
Pikachu
Dynamax
Ataque Max: Max Lightning
Tipo: Elétrico
Efeito Secundário: Ativa Electric Terrain na partida por 5 turnos
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Volt Crash
Tipo: Elétrico
Efeito Secundário: Paralisa todos os outros oponentes, mesmo de tipo terra
Veredito
Empate: Ambos efeitos secundários serão bons em batalha. Terreno Elétrico aumenta em 50% o dano dos ataques elétricos, enquanto paralisar todos os oponentes também é viável já que diminui a velocidades dos inimigos e há a possibilidade de eles não conseguirem atacar.
Meowth
Dynamax
Ataque Max: Max Strike
Tipo: Normal
Efeito Secundário: Diminui a velocidade do oponente em um estágio
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Gold Rush
Tipo: Normal
Efeito Secundário: Confunde os oponentes e aumenta o dinheiro que você ganha em batalhas com prêmios em dinheiro
Veredito
Empate: Ambos efeitos secundários serão bons em batalha. Gold Rush é ótimo para uso dentro do jogo, em que um dinheiro a mais sempre te ajuda e diminuir a velocidade do oponente também é válido para sucesso em batalhas, mas ainda assim é um efeito fraco. Confusão é uma condição de status sem tanta relevância, já que é baseado em possibilidades e não certeza.
Machamp
Dynamax
Ataque Max: Max Knuckle
Tipo: Lutador
Efeito Secundário: Aumenta o ataque do usuário em um estágio
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Chi Strike
Tipo: Lutador
Efeito Secundário: Aumenta o ratio de Critical Hit como se estivesse usando Focus Energy
Veredito
Machamp Dynamax Vence: Por mais que aumentar as chances de Critical Hit seja bom, o que pode fazer o seu ataque dar 1,5x de dano, se o seu ataque for aumentado é garantia de o dano ser maior. Ou seja, Machamp Dynamax é garantia de maior dano, enquanto Machamp Gigantamax é apenas possibilidade de maior dano. Mesmo que o Critical Hit possa quebrar defesas melhoradas do oponente, ainda assim é melhor usar um ataque maior garantido.
Gengar
Dynamax
Ataque Max: Max Phantasm
Tipo: Fantasma
Efeito Secundário: Diminui a defesa do oponente em um estágio
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Terror
Tipo: Fantasma
Efeito Secundário: Prende o oponente na batalha, assim como Mean Look
Veredito
Gengar Gigantamax Vence: Em batalhas, prender o oponente pode ser muito bom, já que muitas vezes Pokémon são trocados durante as lutas para contrabalancear fraquezas e habilidades. E tirando essa possbilidade a vantagem no jogo pode ser bem maior. E ainda por cima, Max Phantasm diminui a defesa física do oponente, o que para o Gengar que é um atacante especial não tem muito sentido.
Lapras
Dynamax
Ataque Max: Max Hailstorm
Tipo: Gelo
Efeito Secundário: Ativa Hail na batalha, por 5 turnos
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Resonance
Tipo: Gelo
Efeito Secundário: Diminui o dano que o Lapras toma por 5 turnos
Veredito
Lapras Gigantamax Vence: G-Max Resonance praticamente dobra a defesa e Sp.Def do Lapras, deixando-o ainda mais tanque que o comum por 5 turnos. Mesmo que ativar Hail na batalha seja bom para atingir o oponente e ter 100% de precisão para o ataque Blizzard, ainda assim a defesa maior pode ser mais benéfico na partida.
Eevee
Dynamax
Ataque Max: Max Strike
Tipo: Normal
Efeito Secundário: Diminui a velocidade do oponente em um estágio
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Cuddle
Tipo: Normal
Efeito Secundário: Pokémon de gênero oposto ficam apaixonados, como Charm
Veredito
Eevee Dynamax Vence: Nenhum dos efeitos secunários são bastante efetivos e te ajudaram muito nas batalhas. O status ” enfatuated” causado pelo G-Max Cuddle não afeta Pokémon do mesmo gênero ou Pokémon sem gênero, pelo menos o Max Strike diminui a velocidade de qualquer oponente, por isso ganha na comparação.
Snorlax
Dynamax
Ataque Max: Max Strike
Tipo: Normal
Efeito Secundário: Diminui a velocidade do oponente em um estágio
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Replenish
Tipo: Normal
Efeito Secundário: Restaura uma berry já usada anteriormente na batalha
Veredito
Snorlax Gigantamax Vence: Utilizado com Belly Drum (que diminui seu HP pela metade para aumentar seu ataque em 6 estágios), por exemplo, ativando assim uma berry de recuperação no começo, G-Max Replenish auxilia ainda mais a seu Snorlax recuperar toda sua vida durante a batalha e atacar com muito poder os oponentes. Enquanto que Max Strike irá apenas diminuir a velocidade dos inimigos.
Garbodor
Dynamax
Ataque Max: Max Ooze
Tipo: Veneno
Efeito Secundário: Aumenta o Sp.Atk do usuário e aliados em um estágio
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Malodor
Tipo: Veneno
Efeito Secundário: Envenena o Pokémon oponente
Veredito
Garbodor Gigantamax Vence: Garbodor é geralmente um atacante físico, portanto, aumentar o seu Sp.Atk não auxilia tanto em batalhas, enquanto que envenenar ooponente é sempre uma boa pedida.
Drednaw
Dynamax
Ataque Max: Max Geiser
Tipo: Água
Efeito Secundário: Ativa Rain no campo de batalha
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Stonesurge
Tipo: Água
Efeito Secundário: Ativa Stealth Rock no lado inimigo da batalha
Veredito
Drednaw Dynamax Vence: Stealth Rock é também uma boa pedida, pois danos de entrada são ótimos para batalhas competitivas, mas ativar chuva no campo de batalha auxilia e muito no sucesso de Drednaw, já que melhora os ataques do tipo água em 50% e se possuir a Hidden Ability Swift Swim, ainda dobra a velocidade do Pokémon durante a chuva.
Corviknight
Dynamax
Ataque Max: Max Airstream
Tipo: Voador
Efeito Secundário: Aumenta a velocidade do usuário em um estágio
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Wind Rage
Tipo: Voador
Efeito Secundário: Removes efeito de ataques como Reflet, Light Screen, Aurora Veil, Spikes e terrenos
Veredito
Corviknight Dynamax Vence: G-Max Wind Rage limpa efeito de certos ataques de campo, mas limpa de ambos os lados, no entanto o ideal seria limpar apenas do seu lado e deixar os efeitos no lado opositor. Por esse motivo, aumentar a velocidade do Corviknight leva a melhor na comparação, já que o Pokémon não tem a stats speed alta.
Toxtricity
Dynamax
Ataque Max: Max Lightning
Tipo: Elétrico
Efeito Secundário: Ativa Electric Terrain na partida por 5 turnos
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Stun Shock
Tipo: Elétrico
Efeito Secundário: Causa envenenamento ou paralisia em qualquer oponente
Veredito
Empate: Assim como para a comparação do Pikachu, ambos efeitos secundários serão bons em batalha. Terreno Elétrico aumenta em 50% o dano dos ataques elétricos, enquanto paralisar ou envenenar os oponentes te dá grande vantagem em batalhas.
Alcremie
Dynamax
Ataque Max: Max Starfall
Tipo: Fada
Efeito Secundário: Ativa Misty Terrain na batalha
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Finale
Tipo: Fada
Efeito Secundário: Cura Alcremie e aliados
Veredito
Alcremie Gigantamax Vence: Terreno Enevoado não ajuda Alcremie nas batalhas, já que ao contrário de outros terrenos de aumentam o poder dos ataques do mesmo tipo, Misty Terrain apenas diminui o poder de ataques Dragão do time oponente (que dificilmente usará ataque Dragão em um Pokémon Fada) e previne ataques de status, então curar HP dos seus Pokémon pode ser a opção mais viável.
Duraludon
Dynamax
Ataque Max: Max Wyrmwind
Tipo: Dragão
Efeito Secundário: Diminui o ataque do oponente em um estágio
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Depletion
Tipo: Dragão
Efeito Secundário: Assim como Spite, diminui o PP do último ataque usado pelo oponente
Veredito
Duraludon Dynamax Vence: Na maioria das vezes você não precisará se preocupar em batalhas com o PP de qualquer ataque. Mas, com mais frequência, diminuir o ataque do oponente será mais viável.
Orbettle
Dynamax
Ataque Max: Max Mindstorm
Tipo: Psíquico
Efeito Secundário: Ativa Psychic Terrain na batalha
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Gravitas
Tipo: Psíquico
Efeito Secundário: Reverte a gravidade por 5 turnos
Veredito
Orbettle Dynamax Vence: A gravidade aumenta a precisão dos ataques em 5/3 e deixa habilita ataques terra de atingir Pokémon voadores, com a habilidade Levitate, efeito de Magnet Rise ou Telekinesis ou mesmo com o item Air Balloon. O que praticamente não ajuda em nada Orbettle, que já tem boa precisão nos ataques e nenhum ataque é de tipo terra, só funcionaria com algum aliado do tipo. Então na maioria das vezes, aumentar o poder dos seus ataques psíquicos é muito mais praticável.
Coalossal
Dynamax
Ataque Max: Max Rockfall
Tipo: Pedra
Efeito Secundário: Ativa Sandstorm na batalha
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Volcalith
Tipo: Pedra
Efeito Secundário: Continua dando dano no Pokémon oponente durante 4 turnos
Veredito
Coalossal Dynamax Vence: Ambos efeitos secundários continuam atingindo o opoente após o primeiro ataque e, mesmo que Sandstorm não afete Pokémon de Pedra, Terra e Aço, o boost de 50% para Sp.Def em Pokémon de Pedra deste efeito é melhor do que apenas dar dano contínuo.
Sandaconda
Dynamax
Ataque Max: Max Quake
Tipo: Pedra
Efeito Secundário: Aumenta do Sp.Def do usuário em um estágio
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Sandblast
Tipo: Terra
Efeito Secundário: Prende o oponente em Sand Tube por 4 ou 5 turnos dando dano durante os turnos
Veredito
Empate: Por mais que prender o oponente em Sand Tube e dar dano contínuo seja bom, aumentar a Sp.Def. da Sandaconda, que é seu segundo pior stat, também é bastante relevante em batalhas, por tanto depende do uso que se prefere.
Grimmsnarl
Dynamax
Ataque Max: Max Darkness
Tipo: Sombrio
Efeito Secundário: Diminui o Sp.Def do oponente em um estágio
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Snooze
Tipo: Sombrio
Efeito Secundário: Ativa Yawn no oponente
Veredito
Grimmsnarl Gigantamax Vence: Yawn faz o oponente dormir ao fim do próximo turno em que for usado, e colocar essa condição no oponente ajuda em batalhas. E ainda por cima, Max Darkness diminui a defesa especial do oponente, o que para o Grimmsnarl que é um atacante físico não tem muito sentido.
Flapple
Dynamax
Ataque Max: Max Overgrowth
Tipo: Planta
Efeito Secundário: Ativa Grassy Terrain na batalha
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Tartness
Tipo: Planta
Efeito Secundário: Diminui a evasão do oponente em um estágio
Veredito
Depende da Habilidade Específica do Pokémon: Se Flapple tiver sua Hidden Ability Hustle, que aumenta seu poder de ataque físico em 50%, mas diminui sua precisão em 20%, o melhor é a forma Gigantamax que diminui a evasão do inimigo, já que você terá sua precisão diminuída. Se Flapple tiver qualquer uma de suas habilidades normais, Ripen ou Gluttony, Dynamax é a melhor opção, pois dará um boost nos ataques de planta e já que a precisão dos ataques de Flapple já é 100% não precisamos diminuir a evasão do oponente, neste caso.
Appletun
Dynamax
Ataque Max: Max Overgrowth
Tipo: Planta
Efeito Secundário: Ativa Grassy Terrain na batalha
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Sweetness
Tipo: Planta
Efeito Secundário: Cura todas as condições de status de todos aliados
Veredito
Appletun Dynamax Vence: Curar as condições de status é bom, mas funciona apenas se você ou seu time tiver alguma. Max Overgrowth e ao Grassy Terrain que ele habilita são mais viáveis na maioria dos casos.
Hatterene
Dynamax
Ataque Max: Max Starfall
Tipo: Fada
Efeito Secundário: Ativa Misty Terrain na batalha
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Smite
Tipo: Fada
Efeito Secundário: Confunde o Pokemon oponente
Veredito
Hatterene Gigantamax Vence: Assim como para a Alcremie, Terreno Enevoado não ajuda Hatterene nas batalhas, já que ao contrário de outros terrenos de aumentam o poder dos ataques do mesmo tipo, Misty Terrain apenas diminui o poder de ataques Dragão do time oponente (que dificilmente usará ataque Dragão em um Pokémon Fada) e previne ataques de status, então confundir o Pokémon inimigo é a opção mais viável.
Copperajah
Dynamax
Ataque Max: Max Steelspike
Tipo: Aço
Efeito Secundário: Aumenta a defesa do usuário
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Steelsurge
Tipo: Aço
Efeito Secundário: Aciona Stealth Rock com pedras de tipo aço no lado inimigo do campo de batalha
Veredito
Copperajah Gigantamax Vence: Por mais que um boost na defesa seja sempre bom, Copperajah por si só já é um bom defensivo, portanto colocar danos de entrada no campo inimigo se torna mais viável nas partidas, ainda mais por serem únicas, já que o único Pokémon que pode acionar Stealth Rock do tipo aço é ele.
Melmetal
Dynamax
Ataque Max: Max Steelspike
Tipo: Aço
Efeito Secundário: Aumenta a defesa do usuário
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Meltdown
Tipo: Aço
Efeito Secundário: Previne todos os oponentes de usarem o mesmo ataque duas vezes em seguida
Veredito
Melmetal Dynamax Vence: Mesmo Melmetal já sendo um Pokémon com boa defesa, aumentar o stats nessa comparação é melhor do que tirar a usabilidade de mesmo movimentos pelo inimigo. Geralmente em batalhas, usar o mesmo ataque em seguida não é frequente e os oponentes vem com outros bons ataques também, então não te dá tanta vantagem esse efeito secundário.
Kingler
Dynamax
Ataque Max: Max Geiser
Tipo: Água
Efeito Secundário: Ativa Rain no campo de batalha
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Foam Burst
Tipo: Água
Efeito Secundário: Diminui drasticamente a velocidade do oponente
Veredito
Kingler Gigantamax Vence: Diferente de Drednaw, nenhuma habilidade de Kingler se beneficia de chuva na batalha, portanto nesta comparação sua forma Gigantamax se sai melhor, já que diminuir a velocidade do oponente pode ser muito vantajoso em batalhas.
Centiskorch
Dynamax
Ataque Max: Max Flare
Tipo: Fogo
Efeito Secundário: Ativa Sunlight na partida
Gigantamax
Ataque Exclusivo: G-Max Centiferno
Tipo: Fogo
Efeito Secundário: Prende o oponente na batalha e dá dano por 4 ou 5 turnos subsequentes, assim como Fire Spin
Veredito
Empate: Ambos efeitos são realmente bons para utilização em batalha, tanto prender o oponente na batalha e continuar a dar dano por 4 ou 5 turnos, quanto ativar Sunlight aumentando o poder de dano dos ataques fogo e diminuindo o ataque de água de oponentes, são ótimos efeitos para se ter.
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