Review - Railway Islands 2

Railway Islands 2 – Engenhosidade ferroviária

Muitos quando criança se facinavam com os trens ao passear e alguns tinham ferrovias de brinquedo com sua locomotiva movida a pilha. Tive uma que inclusive soltava fumaça! E como era gostoso de montar os trilhos e criar “circuitos” para apenas apreciar a locomotiva andar enquanto tantas histórias brotavam em nossa mente.

Aqui em Railway Islands 2 teremos a chance de reviver parte desse sentimento ou até mesmo, talvez, ter o primeiro contato com algo do tipo em um jogo de puzzles, desenvolvido pela RisingMoon Games e publicado pela Mens Sana Interactive, onde devemos organizar os trilhos de modo que o trem/locomotiva vá de um ponto a outro.

Referências

Caso o nome lhe seja familiar, esse jogo é o segundo da franquia Railway Islands lançado em Março de 2023 onde a dinâmica era muito semelhante havendo diversos puzzles e até mesmo um modo de edição de mapa. Mas também lhe será familiar caso tenha jogado Match Village como será perceptível pelo mapa hexagonal e elementos gráficos que aqui também estão presentes.

Gameplay

Railway Islands 2 é um jogo simples e bem intuitivo possuindo as primeiras 3 fases como um tutorial prático e acrescentando desafios ao longo de 40 fases diferentes. Em suma devemos reorganizar os trilhos da ferrovia de modo que permita que o trem/locomotiva vá de um ponto A ao ponto B. Para isso temos que trocar as peças de lugar selecionando a que deseja trocar por outra no local que deseja colocar (usando o botão A) e as vezes girando-as (com os botões L e R) para que o caminho seja feito e por fim, ao precionar o botão X, ver a conclusão de toda essa organização de trilhos.

Puzzles

Todos os quarenta puzzles partem desse mesmo principio acima citado, porém não basta apenas ligar os túneis com os trilhos. A cada fase alguns itens/passageiros precisarão embarcar no trem antes de que ele passe pelo túnel, e na exata cor em que aparecem no topo da tela. Sim, há dois tipos de trens e há momentos que cada objetivo vale apenas para o trem de cor correspondente.

Além disso, com o avançar das fases, novos desafios são adicionados como por exemplo trilhos com bifurcação que mudam a direção após o trem passar, peças que obrigatóriamente devem estar junto a outras, mais de um trem para fazer o percusso sem colisão, e muitos outros. E esses desafios aparecem em uma cadência muito boa, pois a dinâmica do jogo tende a ser repetitiva e essas dificuldades revigoram a experiência.

“Poxa, mas só 40 fases? Tão pouco…” Talvez você possa pensar algo assim antes de jogar, pois após começar certamente passará algum tempo em algumas dessas fases tentando novamente diversas vezes…

Edição de Mapa

Assim como no jogo anterior, aqui em Railway Islands 2 também é possível criar mapas (fases) customizados e devo confessar que é justamente aqui que o jogo brilha!

Os puzzles são bem pensados e divertidos embora possam ficar repetitivos em determinados pontos, mas nessa sessão você pode criar um cenário único e apenas seu com até 4 trens/locomotivas e diversos elementos em tela. Para isso basta selecionar qual tipo de peça deseja colocar no menu que aparece ao pressionar o botão Y e escolher entre 3 categorias: Trens, Trilhos e Paisagem.

Também é possível escolher, através do botão +, a estação do ano no qual as peças estarão, diferenciando um pouco o estilo visual e descansando o olhar após muitas fazes consecutivas.

Após criar sua fase da forma que deseja, salve e em seguida jogue-a para que comprove que não é uma fase impossível de se finalizar. Nesse momento a fase estará exatamente como criou e após concluír o percuso ela estará apta a ser jogada através do menu principal onde terá seus trilhos embaralhados e garantirá um desafio mesmo que tenha acabado de criar.

Amei criar e depois jogar a própria ilha que fiz!!!

Mas e o multiplayer??

Infelizmente, até o momento, o jogo não conta com suporte multiplayer local ou online. O modo de edição de telas seria muito mais interessante se fosse possível compartilhar online as fases criadas e também jogar as fases de outras pessoas como em Super Mario Maker e outros jogos do gênero. Ainda assim é possivel, localmente, que outras pessoas do seu convívio criem fases próprias para serem jogadas quando quiser um desafio “customizado”.

Mas quem sabe lá na frente ainda possa haver luz no fim desse túnel!

Design e Trilha Sonora

Railway Islands 2 utiliza gráficos mais próximos de Match Village do que de seu antecessor Railway Islands.

Embora todos se mantenham na estética de hexagonos 3D, semelhantes a peças de um jogo de tabuleiro, está bem polido e temos pequenas animações agradáveis em algumas delas e quando combinadas com a música serena e calma das fases e dos efeitos sonoros de mar, vento, pássaros e do próprio trem passando pelos trilhos traz uma sensação muito boa de paz e aconchego, mesmo que de forma sutíl.

Detalhes Técnicos

Railway Island 2 é um jogo brasileiro desenvolvido por Allyson N. Moraes que possui em seu catálogo jogos de puzzles sempre muito agradáveis e acessíveis. Está totalmente localizado para português brasileiro, pesa pouco mais de 300mb e está sendo lançado a R$17,99 na eshop brasileira.

Review - Railway Islands 2
Railway Islands 2
Veredito
Eu simplesmente adorei, seja pela nostalgia conforme mencionado no inicio dessa review, seja por todos seu conjunto e em especial a trilha sonora e o modo de criação. Permitir que a mente se perca em um momento criativo e pacífico no meio da rotina chega a ser salvador!
Design
80
Trilha Sonora
100
Diversão
85
Gameplay
100
Custo x Benefício
100
Prós
Barato
Modo criação de fase é divertido e ajuda na criação lógica
Trilha super calma e serena
Contras
Pode se tornar repetitivo quando jogado excessivamente
Modo de criação crashou por duas vezes, uma delas inclusive apagando 20 minutos de criação de fase que não estava salvo.
93
Nota Final

[Nota do Editor: Railway Islands 2 foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Mens Sana Interactive para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Desenvolvedor, gamer, marido e pai de pet. Um fã de Zelda, Monster Hunter, RPGs e Metroidvanias, que ama dar risadas, desenhar, jogar e reclamar que não tem tempo para fazer isso mais vezes.