Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth - Um metroidvania mais “vania” que qualquer outro

Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth – Um metroidvania mais “vania” que qualquer outro

Wonder labyrinth começou me encantando por ser bem parecido, proporcionalmente e com algumas mecânicas, a Symphony of the Night. É claro, é um metroidvania Emanuel, mas veja só, quando digo parecido falo de mecânicas e visuais que lembram Castlevania: Symphony of the Night.

O personagem não tem um estilo cartunesco, como em Hollow Knight, ou mais como desenho “chibi” como em Ender LIllies. Nós vemos um metroidvania bem mais “vania”, porque tem uma sala de teleporte, no melhor estilo “SotN”, a sala que a gente salva o jogo também, para mim ate o jeito de andar parece o Alucard. E isso é ruim? De forma alguma amigos. Para mim foi como um novo Castlevania, só que com outra historia.

Contando mais

Record of Lodoss War é um produto transmídia, ou seja, já passou por diferentes tipos de meios de comunicação, tem mangá e até anime. Eu tentei assistir o anime, porque pegar a historia só pelo jogo, talvez não seja suficiente, ou melhor, para mim não foi. A historia é contada pelos personagens que a protagonista Deedlit vai encontrando e enfrentando. E se você quiser saber mais vai ter que procurar em outras fontes como o anime e o mangá, o jogo explica tudo através das conversas e flashbacks, mas não diz muito sobre até nisso. Pela minha pesquisa, a historia antecede os eventos de Record of Lodoss War: Diadem of the Convenant.

Em Wonder Labyrinth você esta em um labirinto, como descreve o nome do jogo, ou seja, se você quer uma descrição ótima do jogo, leia o titulo. Particularmente, acho incrível, porque eu tenho dores de cabeça tentando dar nome as minhas obras e sem dormir, e vem um estúdio indie e da um nome descritivo como esse, é genial.

Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth - Um metroidvania mais “vania” que qualquer outro

Vamos jogar

Wonder Labyrinth traz um combate nostálgico e bem semelhante a sua inspiração, algo atá como um upgrade, como se criassem uma continuação de Symphony of the Night. Com movimentos bastante fluídos, Deedlit pode atacar com diversos tipos de arma de curto alcance, e elas ainda variam sob alcance, velocidade e dano, e ainda temos um arco que pode atirar até três flechas de uma vez. Além de pulo duplo, deslizar pelo chão, bem Castlevania mesmo, mas ele tem algo incrível, que é sobre flutuar com o espírito do vento.

No início do jogo desbloqueamos espíritos que nos garantem poderes e nos permitem passar por locais e recarregar a mana para habilidades especificas. O flutuar pode ser mais eficiente até do que o pulo duplo, é bem divertido e dá uma cara bem única e carismática para o jogo. A parte legal é que os elementais – fogo e vento – podem absorver parte do dano de ataques do mesmo elemento e até podem causar dano, e isso é usado com bastante frequência em locais como obstáculos elementais e lutas contra chefes.

Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth - Um metroidvania mais “vania” que qualquer outro

Contudo é um jogo bem curto, apesar de impressionar bastante e da qualidade de como foi feito. O jogo traz dois elementais, pulo duplo e deslizar, mas poderia trazer mais habilidades elementais, ou outras armas além de espadas. Apesar disso, o jogo mantem um refinado equilíbrio em termos de novidades, desafios e suas recompensas.

O jogo possui até mesmo seus puzzles, em que utilizamos o arco para realizar diversas atividades. O interessante é que as flechas podem refletir em paredes metálicas, onde eles combinam isso com imãs e engrenagens para realizar puzzles criativos. Sem falar que possui portas trancadas que só podemos abrir procurando suas chaves através de exploração, então você pode esperar muitas idas e voltas em locais já visitados. Assim você avança no jogo e encontra habilidades que usam mana para incrementar suas habilidades, e tem até um mercador em algumas áreas do mapa, que com o avanço do mapa você pode ir ao seu encontro com a ajuda dos portais caso você esteja distante.

Uma coisa que é um ‘plus’ incrível é que, mesmo você não sendo um jogador nível hard, sem muita jogatina em modos difíceis e desafiadores, ou tendo dificuldade em jogos rogue-likes e soulsborne porque o efeito desafio, coordenação e memorização de padrões pode não ser seu forte, em Wonder Labyrinth se você aumentar o nível dos espíritos elementais ao máximo eles podem começar a curar seu HP rapidamente, ajudando você na dificuldade do jogo. No entanto, ao levar dano, o espírito perde o nível e então você perde a recuperação de HP e terá que aumentar o level do elemental atacando os inimigos de novo.

Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth - Um metroidvania mais “vania” que qualquer outro

Já posso comprar?

Se você é também ama o clássico da Konami, Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth é uma excelente escolha para sua biblioteca. O jogo tem em torno de 5 a 6 horas de gameplay, e as inspirações com o “pai de todos” é bastante vívida.

Como se fosse um jogo de fã, ou até como um Castlevania novo e atualizado que a Konami esqueceu de lançar. Então sim, você deve comprar. Ele é curtinho, tem uma qualidade ótima, os gráficos são lindos, foi feito com carinho e deve ser bem quisto. E a boa noticia é que ele esta localizado em português, então já é um ponto positivo, e na eShop brasileira ele sai custando R$ 127,45.

Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth - Um metroidvania mais “vania” que qualquer outro
Record of Lodoss War: Deedlit in Wonder Labyrinth
Veredito
Se você também ama o clássico da Konami, é uma excelente escolha para sua biblioteca, as inspirações com o “pai de todos” é bastante vívida. Como se fosse um jogo de fã, ou até mesmo um Castlevania novo e atualizado que a Konami esqueceu de lançar. E ele é curtinho, tem uma qualidade ótima, os gráficos são lindos, foi feito com carinho e deve ser bem quisto.
Design
90
Trilha Sonora
80
Diversão
100
Gameplay
100
Custo x Benefício
70
Prós
Tem em Português.
Otimo gameplay
Graficos deslumbrantes
Contras
Curto
Podiam adicionar mais coisas
88
Nota Final


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Olá me chamo Emanuel ou só "Nuel", sou Game Designer e nasci na cidade mais quente do Brasil, tento de tudo para ficar longe e relaxar em jogo competitivo, mas meus favoritos sempre são os jogos de farming e narrativa/ação.