O lançamento do 3DS foi um grande desafio da Nintendo em termos de superação. Com o sucesso estrondoso do DS, sendo a família de portáteis de maior venda na história da Nintendo, é assustador para qualquer console de entrada e uma difícil tarefa para o Nintendo 3DS. No final de sua vida, ele pode não conseguido superar seu antecessor, mas conseguiu seu sucesso e atingindo 75,94 milhões de unidades enviadas às lojas.
Reggie Fils-Aimé explica em seu livro, Disrupting the Game, From the Bronx to the Top of Nintendo, que depois o novo hardware (3DS) explodiu em vendas no seu lançamento, no mês inicial, começou a cair drasticamente e entrando em colapso nos meses seguintes. Nesse ponto a Nintendo foi emparedada com pedidos de vendas de artigos que naquele momento não poderiam ser vendidos, um processo desastroso e que levou a redução extraordinária de preços do console em poucos meses após seu lançamento.
No início da vida do Nintendo 3DS, Fils-Aimé lembra de ter pressionado por um preço de lançamento de US $199,99, em vez do praticado US $ 249,99, devido a line-up de lançamento do console contar com jogos limitados e as condições de mercado daquele momento. O que foi rejeitado, devido aos custos de fabricação altos na época, mesmo com pressão de Fils-Aimé.
As margens de varejo no hardware são tipicamente pequenas – cerca de 4%. Então, mesmo que sugeríssemos US$ 219 ou US$ 229, os varejistas, em vez disso, provavelmente precificavam US$ 249 por conta própria e tomaríamos uma margem maior. Isso criaria uma oportunidade perdida para maximizar nossa rentabilidade e potenciais problemas futuros, já que os varejistas nunca gostariam de revisitar uma margem de 4% no hardware da próxima geração da Nintendo.
Reggie também conta que, ao reduzir o preço para os famosos US$ 169, defendeu um prêmio para os clientes que desembolsaram mais no lançamento e meses depois poderiam se sentir frustrados pela drástica redução, e aí começou a se originar a ideia do que veio a ser o programa Embaixadores que deu a diversos fãs 10 jogos de SNES e 10 de GBA.
Toda a experiência reforçou para mim a necessidade de agir decisivamente quando enfrentamos um problema ou uma oportunidade. Com o 3DS, não deixamos o fraco desempenho de vendas persistir. Nos movemos rapidamente para criar um plano e implementá-lo com excelência.
O episódio também reforçou a necessidade de considerar plenamente as necessidades de seus melhores e mais longos clientes. Ao implementar o Programa do Embaixador, mantivemos nossos fãs mais fortes envolvidos com o Nintendo 3DS mesmo quando o preço do hardware foi cortado drasticamente. Eles permaneceram defensores do sistema e usaram as mídias sociais para postar comentários positivos sobre os jogos digitais que fornecemos como recompensas por sua lealdade.
É notório que o movimento rápido e agressivo para salvar o Nintendo 3DS não foi bem executado no Nintendo Wii U, embora houvesse um corte modesto de US$ 50. Como foi o caso de várias gerações, o mercado portátil ajudou a segurar um console doméstico de baixo desempenho para a Nintendo.
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