Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Road 96 - A Jornada Procedural que vai colocar você com um pé na estrada!

Road 96 – A Jornada Procedural que vai colocar você com um pé na estrada!

Será que Road 96 vale a parada para dar uma carona? ou é um atropelo dentro do Switch? Vem comigo!

Anunciado na iniciativa Omen Presents by HP e produzido pela DigixArt Entertainment surge uma jornada na estrada procedural e cheia de escolhas que mudam o seu caminho! Será que Road 96 vale a parada para dar uma carona? ou é um atropelo dentro do Switch? Vamos Descobrir!

Road 96 - A Jornada Procedural que vai colocar você com um pé na estrada!

A Estrada Conta Histórias

Com um universo procedural, a sua jornada irá girar em torno do país de Petria, controlado por um governo ditatorial comandado pelo presidente Tyrak durante o decisivo período das eleições, e você é um conglomerado de jovens (sim você leu certo!) seu personagem não tem identidade, você vai diversas vezes tentar chegar à fronteira do país e assim fugir; podendo acontecer diversas coisas com você ao longo da estrada, desde ser preso até uma morte inesperada fará com que você reinicie a jornada (com outro personagem sem face aleatório) até a fronteira, cada jornada vai ser diferente mas ao longo deste caminho você vai descobrir e se aprofundar nas histórias dos mesmos personagens que esses sim, seriam os “principais” assim como juntar dinheiro, roubar, fazer boas ações e tudo isto estará à sua escolha, lembrando que cada jornada não é em vão já que suas ações com o primeiro personagem podem ter impacto no segundo e assim por diante.

O jogo remete ao estilo casual de escolha de decisões point-and-click como a franquia Life Is Strange, com críticas bem evidentes à realidade e diversos minijogos. Apesar de alguns momentos parecer repetitivo Road 96 se mostrou bastante agradável em sua jogatina se de forma pausada, a história se passa em episódios e de acordo com acontecimentos das jornadas de cada jovem que você joga, apresentando o seu ápice em sua narrativa já próxima ao seu fim. Suas decisões podem modificar a história individual, grupal ou até mesmo nacional! podendo assim criar mudanças no país de Petria sem mesmo perceber e influenciar na eventual eleição que é tanto citada desde o princípio.

Road 96 - A Jornada Procedural que vai colocar você com um pé na estrada!
O mapa mostra a jornada de seus personagens até a fronteira juntamente com o progresso de conhecimento dos personagens principais da narrativa.

Pavimentando a Estrada de Road 96

O Jogo em aspectos técnicos se mostra ainda de forma precária, apesar do gráfico meio Cartoon e uma escolha de um traço gráfico caricato, o jogo apresenta dificuldades técnicas parciais, fazendo com que em alguns locais o FPS fique na casa dos 20-22 por breves momentos, apesar disto; o fato de ser um jogo recém-lançado o torna altamente passível de patches e ainda por se tratar de um jogo mais calmo e focado em história não se torna um incômodo tais quedas à ponto que o jogador deixe-o de lado.

Um grande destaque parte da trilha sonora do jogo, a ambientação e o foco nas músicas que o jogador vai “coletando” através de fitas que encontra, trazendo consigo canções agradáveis que tentam arrancar emoções dos jogadores, dentre elas a famosa Bella Ciao originária de uma resistência Italiana ao governo fascista de Benito Mussolini durante a Segunda Guerra Mundial e popularizada pelo seriado da Netflix – La Casa de Papel. Ainda que bem produzida a parte musical do jogo, algumas músicas se repetem em momentos desnecessários e a ausência de maior expressão facial dos personagens principais deixa um pouco destoante ao acertar friamente em um ponto que depende totalmente de outro (Trilha sonora e Modelagem de expressões respectivamente).

Road 96 - A Jornada Procedural que vai colocar você com um pé na estrada!
Diálogos se apresentam desta forma e os gráficos aparentam estar decentes no Portátil. (Apesar de problemas de performance).

Adentro à Jornada ou Fuga da Estrada?

Road 96 se mostra como um título focado em história e escolhas com pitadas de minijogos, estando legendado em Português-BR o mesmo se mostra bastante agradável, algumas falhas diminuem um pouco a parte mais emotiva que deveria se fazer presente para “agarrar” o jogador, tornando esta parte imersiva de uma realidade dura podendo ser melhor retratada com expressões faciais mais vivas de seus personagens.

Deixando isto de lado, por ser um independente e ser idealizado de maneira muito cuidadosa o jogo se mostra uma escolha decente para aqueles que buscam jogar com calma e desvendar mistérios por trás das histórias, o título se faz presente na eShop Brasileira por 59,90 e conta com diversas horas agradáveis à frente!

Road 96
7.4 / 10 Nota Final
Prós
- Jogo Legendado em PT-BR
- Custo Razoável pelo conteúdo
- Gráficos Agradáveis
- Trilha Sonora muito bem elaborada
- História Agradável
- Ideia Inovadora
Contras
- Problemas de Frame Rate ocasionais
- Personagens poderiam apresentar mais expressões faciais
- Inicio lento até um maior engajamento com o game
- Mal posicionamento de Músicas em momentos específicos
Resumo
Título Agradável, peca em aspectos mas tem seus momentos que o tornam uma boa jogatina para fãs de jogos com foco em história e mistérios.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Road 96 foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Jesús Fabre para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Lucas Veiga
Apenas um escritor apaixonado pelas narrativas que os universos dos games vão me levar à seguir! Tenho 23 anos e sou de PE. Nintendista desde pequenininho quando fui introduzido ao Super Nintendo pelo meu pai.