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Ruff Ghanor: A origem de um épico

Se você é um dos que admiram produto nacional, acompanham podcasts de RPG e já ouviu falar no Jovem Nerd, dificilmente vai deixar passar despercebido esse jogo lançado em Abril de 2024 pela DX Gameworks que retrata a história de origem de Ruff Ghanor, aclamado personagem das histórias narradas no Nerdcast.

Referências

Ruff Ghanor nasce como uma mistura de conceitos unindo deckbuilding e roguelike com RPG e uma rica narrativa própria de um conto épico. Tendo como base o livro de Leonel Caldela que retrata toda a História de Ruff Ghanor e se baseando em mecânicas de jogos como Slay the Spire, verá que as vezes não basta uma boa gestão de deck, a sorte também conta.

História

Em Ruff Ghanor é contada a história de origem desse cenário de RPG de mesa criado pelo Jovem Nerd e apresentado ao mundo através do NerdCast. Iniciamos com um prólogo da dádiva dos deuses e a soberba dos humanos que levou o mundo ao caos, removendo da superfície os milagres divinos e em troca ganhando o desprezo dos deuses em forma de um monstro colossal chamado de Devorador de Mundos.

Após anos de caos e medo, os demônios que se deleitavam com o terror dos humanos precisaram agir pois os sentimentos negativos estavam com prazo contado uma vez que a humanidade, principal fonte de tais sentimentos, estava fadada à extinção. Sendo assim os demônios criaram os dragões para lutar contra o Devorador de Mundos e esses venceram… mas apenas um único dragão sobreviveu, Zamir, que agora rege como ditador sobre o mundo com seus lacaios monstruosos levando medo aos humanos sobreviventes. E imerso nesse caos encontramos Ruff, um garoto que havia sido abandonado à própria sorte em meio as montanhas, que foi salvo pelo Prior do Mosteiro de São Arnaldo.

Ruff cresce aos cuidados do Mosteiro e vive junto ao vilarejo até que um ataque dos asseclas de Zamir vêm até o povoado mudando o rumo de sua vida para sempre!

Gameplay

Progressão e Missões

De modo geral, Ruff Ghanor é um jogo curto e dividido em quatro atos constituídos de alguns tipos de missões que ajudam a preencher a história que está sendo contada e elevará Ruff ao estágio épico, caso consiga chegar até o final vivo.

As missões são classificadas como Encontros:

  • de Combate: Sendo as mais numerosas das missões, são batalhas enfrentadas por Ruff contra as hordas de inimigos.
  • Narrativo: São missões que trazem maior contexto da história e dependem de alguns testes para seguir alguns dos resultados possíveis.
  • de Exploração: São missões que podem ou não conter batalhas, mas certamente haverá testes. Em sua grande maioria possuem ótimos prêmios como Relíquias e até mesmo recuperação de HP.

Todas as missões concluídas contribuem para encher uma barra superior que é a medição do ato atual. Ao completar essa barra, as missões extras que estavam disponíveis sumirão e apenas a missão responsável pelo avanço da história ficará presente.

Além disso, todas as missóes possuem prêmios, independente de seu resultado final (exceto as de batalha). Os prêmios das missões são normalmente cartas para serem adicionadas ao baralho e você terá, muitas vezes, a opção de escolha de qual dessas cartas entrará. Porém alguns casos especiais o fará descartar alguma carta e isso é obrigatório, então cuidado com qual escolherá.

A premiação das missões é, inclusive, uma das únicas formas de recuperar HP em todo o jogo, te obrigando a ser mais estratégico nas batalhas e por vezes escolher evitá-las afim de recuperar em outra missão. Também existem cartas que recuperam HP, mas normalmente são excluídas do baralho após o uso (consumíveis).

Relíquias e Melhorias

Alguns prêmios das missões são itens especiais chamados Relíquias. Esse tipo de item fornece benefícios fixos durante toda a jornada (ou até ser vencido) e podem ser visualizados durante as batalhas. Ao obter uma nova Relíquia, ela assumirá a posição ao lado da Relíquia anterior, acrescentando seu benefício e mantendo a anterior, porém, há casos especiais onde devemos trocar a Relíquia ao invés de apenas acrescentar na lista.

Ainda sobre premiação, há uma que se assemelha a uma barra de ouro e é acumulativa entre as jornadas, o Arcanium. Essa premiação age como moeda e pode ser usada para melhorar as cartas existentes pagando seu custo. Tais melhorias podem ocorrer entre missões ou mesmo como consequência de uma missão. Algumas cartas conquistadas são especiais e exibidas sempre que reiniciar a jornada, podendo ser desbloqueadas para iniciar a nova narrativa já com um passo adiante.

É hora do duelo!

Ruff Ghanor usa mecânicas de construção de baralho cuja cartas são usadas para executar ações em batalha e elas variam entre ataques e orações, mas há também as cartas consumíveis. Essa última pode ser de qualquer tipo e é, literalmente, consumida após seu uso sumindo assim do baralho. Muitas das cartas de recuperação de HP são dessa categoria.

As batalhas são executadas em turnos e cada carta possui um custo de ação. Nos é permitido usar quantas cartas possíveis dentro do nosso turno enquanto tivermos pontos de ação para isso. Caso contrário, só podemos encerrar nosso turno e já planejar o que podemos fazer enquanto o oponente age. A ordem em que as cartas vêem à mão é aleatória adicionando um grande fator de sorte em momentos cruciais.

Outra possibilidade que há em batalha está no uso de Milagres que agem como magias especiais usadas por Ruff e não custam pontos de ação. Em seu lugar utilizam pontos de fé que podem ser obtidas através de outras cartas ou mesmo Relíquias. Tais milages têm efeitos diversos e podem evitar dano, causar dano a todos os oponentes e até recuperar HP.

Algumas batalhas podem conter outro personagem junto à equipe e você terá acesso a ambos os baralhos, porém apenas o baralho de Ruff será “contruído” por você. Use-os com sabedoria!

Roguelike em alta

Ruff Ghanor possui uma dificuldade médiana ou até mesmo fácil caso consiga as cartas certas no momento ideal. Por implementar mecânicas de roguelike, o jogo te fornece poucas oportunidades de recuperar seu HP total e isso fatalmente te levará a derrota, tendo que reiniciar a jornada.

Mas isso não é de todo mal pois é no reinício que podemos usar um dos recursos conseguidos nas batalhas ou até mesmo em eventos especificos, o Arcanium. Quando perder uma batalha irá para um local de forja de cartas onde poderá liberar novas cartas e adicioná-las aos slots também desbloqueáveis, usando o Arcanium, para já iniciar a nova jornada com algumas cartas que podem fazer toda a diferença no momento certo.

Caminhos diversos

Inicialmente será possível passar por todas as missões disponíveis dentro de um ato. Porém após o segundo ato, algumas missões te farão escolher entre caminhos e esses anularam as missões anteriores. Isso não significa que a história contada será diferente, mas alguns detalhes não aparecerão nesse caminho, é como se um capítulo da história não fosse de fato contado, “te obrigando” a jogar uma nova jornada futuramente.

Design e Trilha Sonora

Ruff Ghanor é simplista em sua interface e utiliza de desenhos com traços à mão para representar a história entre os atos e os personagens. Contém um ótimo cenário de fundo, porém animações básicas demais que me incomodaram inicialmente. Não é algo que tire a diversão e após poucas missões já cai na normalidade, porém a animação dos sprites poderia ser mais bem trabalhada.

O grande vilão desse jogo é sem sombra de dúvidas a quantidade de loadings entre missões. Já a trilha sonora é bem competente e possui ótima ambientação medieval. A história entre atos é narrada e os efeitos sonoros de cartas são bons.

Detalhes Técnicos

Ruff Ghanor pesa cerca de 2gb e está custando R$60,00 na eshop brasileira, totalmente em Pt-Br, porém não é recomendado para menores de dez anos por conta dos temas e violência contida em sua história.

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Ruff Ghanor
Veredito
Ruff Ghanor veio contando uma história rica e aclamada do meio pop/geek e o fez de forma muito boa. Diverte, entretem, faz o que veio fazer. Mesmo com a extrema simplicidade nas animações dos sprites, consegue se salvar pela narrativa, arte e carisma.
Design
70
Trilha Sonora
70
Diversão
90
Gameplay
80
Custo x Benefício
100
Reader Rating0 Votes
0
Prós
Totalmente em Pt-Br
Adaptação fiel ao Livro Ruff Ghanor de Leonel Caldera
Alto fator de rejogabilidade
Contras
Muitas telas de carregamento
Animações simplistas demais
82
Nota Final

Ruff Ghanor told a rich and acclaimed story in the pop/geek world and did it very well. Have fun, entertain, it does what it came to do. Even with extreme simplicity in the sprite animations, it manages to save itself through narrative, art and charisma.

[Nota do Editor: Ruff Ghanor foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Magalu Games para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Desenvolvedor, gamer, marido e pai de pet. Um fã de Zelda, Monster Hunter, RPGs e Metroidvanias, que ama dar risadas, desenhar, jogar e reclamar que não tem tempo para fazer isso mais vezes.