Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Run Sonic, Run!!!

Run Sonic, Run!!!

Quando se trata de jogos eletrônicos ou coisas relacionadas ao mundo "gamer" a ausência de maturidade fica evidente tanto nas reclamações quanto nas atitudes de alguns (não de todos) jogadores/consumidores.
Quando se trata de jogos eletrônicos ou coisas relacionadas ao mundo "gamer" a ausência de maturidade fica evidente tanto nas reclamações quanto nas atitudes de alguns (não de todos) jogadores/consumidores.

Oi, tudo bem? Tudo funcionando bem na sua vida? Tudo dentro das sua expectativas? Tudo que você planejou e determinou ocorreu exatamente de acordo com os seus planos muito bem planejados? Se sim, fico feliz por você. Se não, fico ainda mais feliz por você.

É muito comum as coisas não darem certo, aliás é o que mais acontece. Pense em quantos planos e expectativas você criou ao longo da sua vida e quantos se realizaram da forma esperada. Parte da vida é sonhar e querer mais. Parte. Pois tem aquela parte que tem que aceitar quando não consegue, não acerta e não atinge os objetivos. Essa parte cresce na dor. Essa parte amadurece moldando novas expectativas, mais maduras, mais sólidas e mais reais. Aceitar que não podemos ter tudo como queremos, quando queremos e que muitas vezes as coisas serão de forma diferente do esperado.

De acordo com a psicologia: “Amadurecer significa tornar-se pronto para enfrentar os desafios da sua fase de vida atual. Nesse sentido, ter maturidade emocional quer dizer alinhar os pensamentos, atitudes e emoções entre si e com as suas experiências de vida. Pois quando você é uma pessoa imatura, os seus pensamentos, emoções e atitudes estão desalinhados. A imaturidade emocional traz problemas em todas as áreas da sua vida.” Quando se trata de jogos eletrônicos ou coisas relacionadas ao mundo “gamer” essa ausência de maturidade fica evidente tanto nas reclamações quanto nas atitudes de alguns, não de todos, os jogadores/consumidores.

Run Sonic, Run!!!
Run!

A celeuma mais recente nasceu de imagens e vídeos de “bugs” no jogo Sonic Colors Ultimate do Switch. Eu joguei esse mesmo jogo no Wii e realmente não achei tudo isso, apenas mais do mesmo e super brilhoso e colorido (jura? qual parte de “colors” você não entendeu?) Na minha opinião o Sonic Generations tem ideias mais originais e deveria ter sido mais explorado. Mas essa é só a minha opinião e aceito quem não concorda, afinal não sou dono da verdade (pelo menos não dessa verdade rsrs). Os vídeos e imagens em questão mostram imagens desfocadas, destorcidas ou cores dignas de um show de horrores que impossibilitam a jogabilidade e qualquer tentativa de entender o quê se passa. Imperdoável que um jogo que já existia e foi remasterizado para um console atual venha com defeitos tão grotescos. Imperdoável? Será?

Run Sonic, Run!!!
Glitch não é Bug.

Os “bugs” na verdade são “glitches“, ou seja, quebras no código do jogo ocasionados pelo jogador, ações aleatórias que pouquíssimos jogadores realizariam e que o jogo não sabe como reagir resultando numa quebra de imagem, cor e visual. Ao entrar e sair rapidamente de todas as fases em sequência e depois entrar na última, o jogador consegue “quebrar” o jogo . Qualquer um pode fazer? Sim. É algo que vai afetar a sua jogabilidade caso você não faça? Não. Vários jogadores relataram não encontrar o problema e que fizeram o “glitch” apenas por diversão. Sim, pasmem tem pessoas que ainda jogam e usam os jogos pra se divertir, relaxar e aproveitar o dia com amigos e família dando boas risadas.

Em 2021 qualquer jogo pode ser arrumado com um “patch” (remendo) de 500 gigas que vai corrigir todos os “bugs” detectados pela comunidade e reconhecidos pela empresa responsável. Antes dessa maravilhosa possibilidade os jogos saiam e permaneciam com erros que ou tornavam a jogabilidade literalmente impossível ou faziam o jogo se tornar um item de colecionador. Vários cartuchos mal programados ou feitos as pressas (Superman 64, lembra?) permanecem da mesma forma até hoje, seria possível lançar versões corrigidas e aprimoradas desses jogos? Hoje sim, porém ninguém quer. Deixa como está. O passatempo preferido da maioria do gamers é reclamar, desde preços até gráficos, independente da plataforma. Algumas reclamações tem base e podem ajudar na qualidade dos jogos e na relação com as empresas, outras como no caso de Sonic Colors Ultimate são apenas falta de maturidade. Não vamos nos esquecer de jogos como Street Fighter 2 da Capcom cujo “bug” criou o sistema de combos dos jogos de luta e de Battletoads da Rare que por um erro de programação tem uma dificuldade absurda que tornou o jogo cult e venerado por todos que adoram sofrer.

Run Sonic, Run!!!
É pra tudo isso ?

Entender que algumas vezes o pão vem queimado, a água do chuveiro não esquenta num dia frio, o papel higiênico acabou e você descobriu isso da pior maneira, o refrigerante está sem gás, o sushi não está fresco, a internet não funciona direto, o Mario não pula e a Master Sword não sai da pedra é parte da vida e são com certeza motivos muito justos para indignação e reclamação. Além de acrescentar mais XP na sua build, todas as agruras advindas dessa existência humana também acrescentam maturidade e resiliência. Se você se sentiu lesado de alguma forma reclame, brigue e procure seus direitos. Apenas não vamos ficar procurando pelos no ouriço. (Ouriço tem pelos?)

Run, Sonic Run !!!!

Bom final de semana, fiquem bem.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

@Nersito
Nerd, nostálgico, pai e professor. Reclamador profissional com PHD em Harvard. Conheço o Mario, e daí? Assopra a fita e bora jogar! Canal Noobice Total, no Youtube!!!