Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Sakuna

Sakuna: Of Rice and Ruin – Adoravelmente complexo

Adorável, divertido e complexo. Um jogo maravilhoso para quem gosta do estilo.

Sakuna: Of Rice and Ruin é um jogo que mistura elementos de simulação de cultivo de arroz e plataforma que a princípio não parece ser um jogo tão complicado, mas é aí que o jogador se engana. O alto detalhamento da simulação de cultivo de arroz é impressionante e ao mesmo tempo extremamente complexa e relevante.

Sakuna é uma divindade pequena e mimada que após causar grande caos é punida pela Deusa que decide bani-la para terras tomadas por demônios. Sua missão então é se instalar na ilha e tomá-la de volta dos demônios, para isso Sakuna deve providenciar comida e aprender cultivar arroz para não morrer de fome e se fortalecer.

Sakuna: Of Rice and Ruin - Adoravelmente complexo

Então a primeira pegadinha do jogo começa aí, além de que a simulação do plantio de arroz ser extremamente detalhista, não há nenhum tipo de tutorial que ensine ao jogador o que fazer e quando fazer. Isso tudo não é uma falha do jogo, já que Sakuna não faz a menor ideia de como cultivar arroz. É com o tempo e com pequenos diálogos com NPC que o jogador vai descobrindo quando colocar mais água, quando deixar ela escoar e mais outros de vários detalhes importante para o cultivo.

E as complicações e dúvidas não param por aí, através do combate de plataforma o jogador consegue adquirir outros itens que podem ser utilizados para a janta dela e de seus NPC’s companheiros. A questão é que principalmente o arroz é grande fonte de poder para a pequena divindade, então ela pode utilizar da comida encontrada como ingredientes para o jantar ou como ingredientes para fertilizante para sua safra de arroz.

Ainda falando de todo o processo de plantar, cultivar, colher e preparar o arroz, tais processos muitas vezes chegam a ser tediosos, mas não muito demorados. Isso se deve ao fato de que os desenvolvedores fizeram questão de recriar todo o processo o mais fiel possível, tendo apenas o tempo um tanto mais acelerado do que o normal.

Após a colheita completa o jogo exibe um relatório que ajuda ao jogador a entender o que ele está fazendo e o que pode melhorar.

Sakuna: Of Rice and Ruin - Adoravelmente complexo
Detalhes de cultivo

Contudo, o jogo não é apenas a simulação de cultivo de arroz, e assim como Sakuna era filha de uma Deusa da colheita ela é filha também de um Deus guerreiro, tendo então ótimas habilidades de combate. O jogador tem total liberdade para configurar as habilidades de Sakuna e quais atalhos acha melhor para as habilidades.

Sakuna: Of Rice and Ruin - Adoravelmente complexo
Habilidades

A liberdade para equipar as habilidades e suas hotkeys traz um certo alívio para aqueles que sentirem dificuldade em realizar combos longos ou mais complexos. Ainda assim, as batalhas as vezes podem se tornar até mesmo maçantes contra certos “boss” que definitivamente não facilitam a vida de Sakuna ou do jogador.

Como comentado anteriormente, as refeições de Sakuna fortalecem a personagem e cada prato trazendo diferentes buffs. E cabe ao jogador garantir as refeições nutritivas para ele e os NPC’s, além do fortalecimento da personagem, ao estar satisfeita ela consegue recuperar o HP perdido em batalhas, o que faz com que o jogador fique bastante atento ao status da personagem.

Jantar
Jantar

É possível encontrar carnes, legumes, ervas, cogumelos e até sal ao explorar as diferentes zonas, tudo isso é possível utilizar para criar pratos diferentes com efeitos diferentes. Contudo, é bom lembrar que as comidas em sua grande maioria são perecíveis e se não utilizadas, tanto como jantar ou como fertilizante, elas estragam.

Além dos alimentos é possível encontrar minérios, madeiras e tecidos nas fases e tais itens podem ser utilizados para confecção de armas e de novos equipamentos. Tudo isso vai depender das decisões do jogador e de muita experimentação, já que mais uma vez o jogo dá total liberdade para que você escolha o que quer fazer e quando.

Sakuna é um jogo que traz muita liberdade e confusão, principalmente a jogadores menos experientes, mas nada disso diminui a experiência maravilhosa que é o jogo. É um “casamento” de várias qualidades que tornam a experiência única e maravilhosa. Seus belos visuais, protagonista adorável (mesmo mimada), os desafios de se aprender e a ação tornam o jogo altamente agradável e cativante, com certeza vale a pena conferir.

Sakuna: Of Rice and Ruin
8.6 / 10 Nota Final
Prós
-História original e cativante
-Gráficos maravilhosos e cativantes
-Grande detalhamento na simulação de cultivo de arroz
-Os combates nas fases de plataforma possuem uma enorme gama de possibilidades e combos
Contras
-Alto nível de complexidade tanto na simulação quanto no combate pode afastar jogadores inexperientes
-O tempo acelerado pode dar um ar repetitivo
-O jogador pode se perder facilmente
Resumo
Adorável, divertido e complexo. Um jogo maravilhoso para quem gosta do estilo.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Nathálya Moura
Apaixonada por livros, jogos, filmes e séries. Amante de todos os tipos de jogos, simulação, rpg e moba (já vendi minha alma pra Dota 2 e Pokémon ¯\_(ツ)_/¯ )