Paul Touzor, um ex-desenvolvedor da Retro Studio, participou do último programa Kiwi Talkz no YouTube e lá o desenvolvedor contou algumas de suas experiências trabalhando no estúdio e, principalmente, trabalhando no desenvolvimento de Metroid Prime.
Segundo o comentado por Touzor, após o lançamento de Metroid Prime 3, a Retro Studio teria começado a trabalhar em um projeto intitulado de “Project X” que posteriormente veio a ser cancelado, antes mesmo de um anúncio.
Apesar dele não citar qual IP estaria em desenvolvimento, a rumores da época que apontavam que o estúdio estaria trabalhando em um jogo da franquia Zelda focado nos Sheik’s e o mesmo demostrou ter um sentimento de frustração visto as circunstâncias em que o mesmo estava sendo desenvolvido.
Ainda segundo Tozour, a Nintendo SPD (Software Planning & Development), retrabalhou com frequência grandes partes do desin de Metroid Prime 2 e 3, tendo até mesma a participação do designer e produtor Kensuke Tanabe em mudanças significativas em lutas contra bosses.
Tozour explicou que a Nintendo Corporate, não confiava na Retro Studio para trabalhar em um jogo da franquia Metroid por conta própria e a ideia por trás do “Project X” era provar aos executivos da Nintendo que o estúdio era capaz.
“O Projeto X foi uma experiência muito, muito frustrante para mim, porque você sabe, eu tenho um monte de habilidades de design, certo, eu sou um engenheiro de personagens multi-classe e designer de jogos, certo, eu fiz um monte de ambos. E quando um projeto precisa de trabalho, isso é um problema para mim. Se um designer vem até mim com um bom design, me dá um design doc e disse “aqui está o que eu quero que você codifique, coloque alguns meses de sua vida nisso” e é uma coisa boa que podemos iterar para torná-lo melhor, isso é legal. Mas quando eles vêm até mim com um design que nem sequer é coerente, como se nem fizesse sentido e nem é divertido como se não fosse nem se apegar a qualquer coisa que poderia ser concebível ser divertida.”
Tozour ainda afirma que após a conclusão da trilogia de Metroid Prime, ocorreu uma série de mudanças dentro do estúdio.
“Eu tinha acabado de terminar com dois jogos da Metroid, Prime 2 e 3, e foi uma experiência muito profissional, né, equipe muito sólida, todo mundo trabalhou bem juntos, o design era sólido, você nunca teve pessoas perguntando um ao outro “Deus, o que é um jogo metroid, é em primeira pessoa ou em terceira pessoa, é um RPG, é um jogo de estratégia?” Não, todo mundo sabe o que é um jogo metroid prime, então era tudo uma questão de descobrir os detalhes de cada local e encontro e assim por diante, enquanto isso era algo que simplesmente não apontava para nada que fizesse sentido. Tentei em várias ocasiões levantar a bandeira vermelha e dizer “pessoal, isso é um problema e precisamos corrigir esse projeto”.
Tozour concluiu, afirmando estar feliz pelo projeto ter sido cancelado pois segundo ele isso deu a oportunidade da Retro “fazer algo melhor, algo que realmente teve a chance de ter sucesso”.
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