Quando pensamos em Star Wars a primeira coisa que normalmente nos vem à mente é o quão ruim de mira são os stormtroopers o equilíbrio de poder por aqueles tocados pela Força. A guerra entre Siths e Jedis, ou Aliança Rebelde e Império, Darth Vader e Yoda, ou até mesmo a discrepância entre a fofura do Grogu e a retidão do Mandaloriano. Mas dificilmente nos pegamos olhando pela perspectiva de um simples, e sem nenhum poder, humano. Star Wars Outlaws nos convida a vivenciar essa perspectiva através dos olhos de Kay Vess, uma humana que precisou aprender a como se virar desde pequena e com o sumiço de sua mãe precisou tomar atitudes éticas e morais duvidosas, sempre com foco na sobrevivência.
A Ubisoft entregou esse experimento em Agosto de 2024 e um ano depois nos gratifica com uma versão específica para o Nintendo Switch 2 contendo já diversos DLCs cosméticos e missões extras para nos aprofundarmos ainda mais nessa franquia que vem se expandindo tanto quanto nosso próprio universo.
Referências
Inegável e até mesmo risório mencionar que há referências aos personagens dos filmes de Star Wars aqui né? E conforme percebe pela história, tudo ocorre após a destruição da Estrela da Morte, mas com o Império ainda em alta, e por favor me corrijam se eu estiver errado, estamos ali entre os filmes 4 e 6. E me perdoem desde já, pois mesmo tendo assistido todos os filmes, e tendo um Shih-tzu de nome Chewie, não conheço tanto de Star Wars a ponto de conseguir me localizar cronologicamente na história enquanto jogava.
Outras referências, e dessa vez mais sobre gameplay, podemos ver um compilado de boas mecânicas que já fizeram sucesso e estão aqui presentes. O stealth de Metal Gear e a pilotagem de naves de Starlink estão muito bem representadas aqui com seu próprio tempero em um jogo que mistura mundo aberto e semi-aberto muito bem.

História
Nos confins profundos de uma galáxia distante tocada pelo Império mas ao mesmo tempo esquecida por sua ordem, está o planeta de Cantonica onde nos encontramos na pele de Kay Vess, uma ladra/mercenária que mora no sótão de um bar de um informante na cidade de Canto Bight e faz trabalhos para quem tiver um bom pagamento à oferecer, independentemente de quem seja o contratante.
Nesse universo, pós destruição da Estrela da Morte, o crime organizado está crescendo ainda mais e a corrupção do Império tem favorecido o surgimento de novas facções. Em uma reunião estratégica, Sliro Ruback praticamente líder do sindicato Zerek Besh e do crime em Canto Bight propõe aos seus três convidados representantes uma união sobe seu nome. O que ele deseja é a soberania do crime hoje dividido entre o Sindicato Pyke, a Aurora Escarlate e o Cartel Hutt. Porém a reunião não sai exatamente como ele planeja pois alguém enviou um intruso.
Enquanto isso, Kay e Nix estão a procura de trabalho e eis que surge um, mas envolve uma das gangues locais que está crescendo em território. Esse primeiro “trabalho” te serve para aprender o básico do jogo e após concluí-lo de forma não tão discreta como o planejado, um outro trabalho maior surge e com ele a chance de sair desse planeta, fato esse que se mostra ser o sonho de Kay.
Segunda missão: Apenas invadir e hackear alguns dados de um magnata qualquer, um tal de Sliro. Aqui após muito cuidado e descobrimos que o computador que devíamos hackear não continha dados sensíveis, mas sim o acesso à cela do intruso anteriormente citado, um espião da Aliança Rebelde que junto de seus amigos te faz um convite mas com sua recusa te acertam e te deixam para trás. Sliro chega e quer respostas, mas Nix é mais inteligente do que parece e com a distração certa permite a fuga de vocês até uma espaçonave e mesmo que mais uma vez não tenha saído conforme o planejado, você conseguiu escapar e fugir do planeta.



Agora em Toshara e após um pouso forçado, precisamos reparar a espaçonave e convenientemente assim que chegamos somos impelidos a salvar Uata, um mecânico de espaçonaves que nos diz aonde conseguir as peças, mas não exatamente como. Dançando conforme a música, fazendo e quebrando alianças e dosando muito bem aonde pisa, Kay e Nix seguirão pela galáxia fazendo o que for preciso para sobreviver.
Gameplay
Star Wars Outlaws é classificado como um jogo de ação e tiro, mas podemos adicionar aqui também uma boa dose de furtividade e até alguns craftings que são possíveis conforme se avança no jogo. Assim como em muitos jogos que contém furtividade, essa mecânica pode ser apenas uma sugestão de como jogar adicionando camadas e dificuldades mais específicas, nada te impede de simplesmente sair dando tiro em todos, mas já te advirto que aqui os Stormtroopers acertam mesmo viu!




Uma gatuna scifi
Kay é, em sua essência, uma ladra simples em um mundo de alta tecnologia e por isso diversos puzzles de lockpick e hackeamento de sistemas surgirão. O primeiro, com o uso de um grampo, é possível abrir portas e baús pressionando ZR no momento certo, já o segundo exige acertar uma combinação de glifos ou números em X tentativas seguindo um padrão de cor onde caso o glifo selecionado fique azul esverdeado, ele está no local correto, caso fique amarelo, ele está nessa linha mas no local errado, e se permanecer branco, não pertence a linha.

Além disso é possível participar de apostas em corridas clandestinas e dessa forma obter um pouco de lucro caso entenda e analise bem os status dos corredores ou mesmo consiga informações sigilosas com antecedência.
Nix, um verdadeiro ninja
Nix é um pequeno ser alienígena que muito se assemelha a um axolote, só que terrestre e muito mais esperto. É com ele que, ao pressionar e segurar o botão L podemos pegar itens à distância, roubar de inimigos e enviá-lo para sabotagens, pressionar botões, abrir passagens ou distrair inimigos. Com ele também é possível usar uma habilidade (pressionando cima no D-Pad) que contorna e atribui algumas cores ao cenário nos dando dicas de onde ir ou o que há. Em azul claro reluzente estão objetos que podem ser coletados ou possuem interação com o Nix, em amarelo temos ligações de energia, em branco temos inimigos que ainda não nos notaram, em laranja inimigos que estão nos procurando e em vermelho inimigos hostis que querem sua vida.

Blasters, granadas e outras armas
Você começa o jogo com uma arma simples, um Blaster, que além dos tiros de laser comuns ao pressionar ZR também pode dar um tiro não letal ao pressionar R, porém esse tiro não letal tem um grande tempo de recarga. Já o tiro comum, embora não possua recarga, pode sofrer um sobreaquecimento que se pressionar ZR no momento certo da barra se surgirá nesse momento, se recupera instantaneamente desse status.

Além disso é possível utilizar as armas dos inimigos usando o Nix para roubar deles ou após serem abatidos. Pra usar essas armas, pressionamos esquerda no D-Pad, mas atenção pois a munição dessas é limitada, e você só pode carregar uma arma secundária por vez.
Ao pressionar e segurar esquerda no D-Pad temos acesso a uma bolsa de itens que conforme se evolui na história, nos dará mais itens para escolher, sendo um deles, por exemplo, a granada que é selecionada com botão B. E se nada disso funcionar, você ainda pode chegar perto o suficiente para socar o infeliz da sua frente usando o botão Y.
Se adaptar + evoluir = sobreviver
Após conseguir a Trailblazer (a nossa espaçonave) podemos melhorar nosso equipamento, não apenas trocando as peças de roupa que podem nos dar habilidades passivas enquanto usadas, mas também adicionando melhorias no Blaster. Para isso alguns itens são necessários, e esses mesmos itens podem ser coletados pelos cenários ou comprados de mercadores. O mesmo vale para melhorias na Trailblazer e na moto Speedster.



Conforme algumas ações são tomadas em sua aventura, algumas habilidades são desbloqueadas. Coisas como falar com mercadores, gastar com eles, nocautear furtivamente, distrair inimigos e etc. Todas elas liberam habilidades chave que podem fazer a diferença e te dar a oportunidade perfeita de ludibriar alguém ou sobreviver diante de muitos inimigos. E novas habilidades são disponibilizadas no decorrer da história sempre referenciando personagens chave que apareceram como sidequests.



Missões aqui e acolá
Sendo um jogo de ação com um mundo aberto, há inúmeras possibilidades disponíveis para nos entreter, e sempre há a chance de surgir uma ou outra sidequest entre um ponto e outro do mapa. Todos os NPCs que podem ter interação possuem em si um ponto branco que reagirá ao ser pressionado o botão R3, entretanto alguns outros objetos de cenário também possui isso para interação e é quando descobrimos que Escutar é a chave para enriquecer e ter o que fazer nessa imensidão.
Sempre que a opção escutar aparecer, você ouvirá um diálogo entre NPCs, em sua maioria são bandidos falando sobre algum saque, e com isso você ganha uma nova sidequest para explorar. Isso você tem nas cidades, vilarejos, entrepostos, transeuntes, cantinas, e muito mais.


Já para avançar na história, devemos seguir as missões marcadas em amarelo no nosso mapa e no nosso diário (acessado pelo botão menos). Aqui temos pistas de onde ir e o que fazer a seguir, inclusive algumas das possibilidades de conclusão da sua missão, pois as vezes tem mais de um lugar para obter o que precisa e essa decisão vai repercutir em como você será visto pelas facções.



Malabarismo de favores e reputação
Muitas das missões envolvem coletar algum item ou hackear determinada informação, porém o jogo te dá três facções criminosas para qual você pode se aliar ou se tornar inimiga pois o equilíbrio entre elas é frágil e estão sempre se provocando. São elas:
- Pykes: Grupo antigo que valoriza status e tradição e focam em mineração e contrabando através de toda a galáxia. Seus recursos de ponta e armamentos os tornam perigosos e poderosos.
- Aurora Escarlate: Recentemente fundada e com preferencia por esquemas políticos, a Aurora Escarlate atua contra os sindicatos rivais por quaisquer métodos não diretos.
- Cartel Hutt: Outro grupo antigo e muito rico com muito poder. Embora haja um conselho de Hutts, atualmente Jabba Desilijic Tiure é o mais poderoso chefe do cartel.
Favorecer uma das três pode te dar benefícios como itens cosméticos, equipamento com habilidades única, descontos entre lojistas e informantes exclusivos com trabalhos mais desafiantes e lucrativos, porém isso certamente não será bem visto pelas outras facções, o que te garantirá hostilidade no território rival. É possível tentar manter um equilíbrio entre as três sem virar alvo de nenhuma, talvez.. mas se prepare para muitas horas e serviços para todas eles.




Fora desses três grupos, há outras organizações pelas quais passaremos, porém sem nenhuma afiliação direta. É o caso do Império, Aliança Rebelde e outros menores que surgirão. As vezes é apenas o caso do inimigo do meu inimigo se tornar um aliado momentâneo.
Ao infinito e além!!!
Star Wars Outlaws nos dá um gostinho de ser malandro em um universo absurdo de possibilidades, mas algo que não poderia faltar é justamente a parte Star desse Wars. Após o tutorial e as primeiras missões em Toshara, podemos controlar a Trailblazer e sair de órbita para desbravar um pouco desse mundão de meu Deus. Porém não esqpere uam vastidão como No Man’s Sky, aqui está mais prum Starlink: Battle for Atlas (um ótimo jogo também da Ubisoft alias) com exploração semi-aberta.
Com comandos simples em terceira pessoa, navegar pelo espaço se torna prazeroso demais. Inicialmente contemos apenas um escudo simples, canhões de laser, míssil e um propulsor para velocidade, o suficiente para explorar parte da orbita de Toshara e descobrir que muitos materiais estão aqui à espera de alguém para coletá-los. Além de missões em bases espaciais também. Após avançar na história e conseguir reparar o salto de hiperespaço, nem mesmo o céu se tornará um limite.


Acessibilidade e configurações
Outra coisa notória em Star Wars Outlaws é sua grande gama de opções de configuração que visam alterar a dificuldade e maneira que o jogo lida com situações. Dessa forma qualquer um pode ajustar, a qualquer momento, suas configurações para aumentar ou reduzir desafios e puzzles.



Design e Trilha Sonora
Tanto no modo portátil quanto no modo TV, Star Wars Outlaws brilha no Nintendo Switch 2 com paisagens lindas, cidades vivas, muitos NPCs (mesmo que sempre fazendo as mesmas animações) e sua trilha sonora e efeitos especiais deixam tudo na perfeita medida. Sobre o som, você percebe o áudio 3D ao se aproximar de alguma conversa e percebendo a variação de volume entre os falantes do console. Os efeitos sonoros preenchem bem e possui uma boa resposta, e isso sem contar que o jogo possui dublagem em Pt-Br. Porém, para isso, antes você precisa baixar o pacote de áudio dublado na eshop, de forma gratuita.
A diversidade de seres vivos, alienígenas e construções diverte e não assusta em nada quanto ao gráfico. Mesmo a Kay está aceitável, exceto nas cutscenes… Aqui eu infelizmente tenho que confessar que sua primeira aparição me fez sentir o desconforto do vale da estranheza pois por mais humano que parecesse, havia ali algo que me lembrou diretamente do Superman na Liga da Justiça de 2017.

Fora isso nada mais soou contra o jogo, tanto sua estética, quanto sua mecânica e tema são todos muito bem executados.
Detalhes Técnicos
Com mais de setenta horas de gameplay, mais de 20gb de espaço em disco e custando R$ 299,00 reais na eshop brasileira Star Wars Outlaws entrega uma ótima experiência com muita rejogabilidade (caso queira verificar como flui a história em cenários aliados a facções diferentes) e uma ótima localização à um preço relativamente justo se levar em conta o tempo total de jogo e as duas missões extras que vem no pacote.

Star Wars Outlaws delivers hours of fun and exploration at a fair price, mixing stealth with shooting, fighting, and bombing (literally). With a wonderful location and a variety of accessibility options, it’s definitely a MUST PLAY on Nintendo Switch 2.
[Nota do Editor: O jogo Star Wars Outlaws foi analisado a partir de um Nintendo Switch 2 cuja chave foi gentilmente cedida pela Ubisoft]
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