Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge - Um clássico contemporâneo

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge – Um clássico contemporâneo

Com a proposta de agradar fãs antigos e também trazer novos fãs Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge cumpre sua missão com tranquilidade!

Santa Tartaruga! A espera finalmente acabou meus amigos! As tartarugas mais amadas da cultura Pop voltaram com tudo aos consoles! E já vou adiantando: SIM! Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge cumpre o seu papel de fazer uma grande homenagem aos jogos anteriores das Tartarugas Ninja assim como apresentar a franquia a um novo público sendo algo extremamente divertido!

Dos clássicos às novidades

Se você, assim como eu, cresceu nos anos 90 sabe da grande disputa travada para conseguir alugar o cartucho de Turtles in Time (quarto jogo das tartarugas) para o SNES, principalmente em finais de semana ou feriados. O jogo é, sem dúvida alguma, um dos melhores Beat n’ ups de todos os tempos. Diversão garantida para todo fã do gênero, principalmente quando jogado com os amigos. Depois de muitos anos e vários títulos das tartarugas em outros estilos de jogos, Shredder’s Revenge tenta trazer toda a magia dos anos 90 que marca o coração dos fãs ao mesmo tempo que dá toques de modernidade. E para que não restem dúvidas posso afirmar: Isso deu muito certo!

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge - Um clássico contemporâneo

Toda a magia dos clássicos está aqui! Jogabilidade simples e intuitiva, fases diversificadas com inimigos novos a cada uma delas, chefe divertidos e criativos, tudo isso regado com o senso de humor que só as Tartarugas Ninjas podem proporcionar. Já as novidades ficam a cargo da qualidade gráfica (um excelente trabalho em Pixel art), novas formas de combo e um modo história divertido e cheio de itens colecionáveis.

É preciso ressaltar que apesar da fórmula clássica do Beat n’ up com progressão 2d ser algo bastante conhecido para os jogadores mais antigos, hoje em dia não é tão comum esse estilo como foi em meados dos anos 90. Algumas empresas até tentaram trazer alguns novos jogos, mas acabaram sendo aventuras um pouco frustrantes. Isso não acontece aqui pois estamos falando da união de duas grandes empresas entendidas do assunto. A Dotemu responsável pelo grande sucesso do mesmo estilo Streets of Rage 4 e a Tribute Games responsável por Scott Pilgrim vs The World: The game. Tudo isso junto faz do jogo uma experiência muito satisfatória. Gameplay divertido, fases não muito longas, inimigos que exigem um combate intuitivo. Tudo isso torna Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge realmente uma obra prima para os amantes do gênero. Além disso o jogo chega a nós totalmente localizado, com um trabalho fantástico da Masamune.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge - Um clássico contemporâneo

“Como eu vim parar aqui meu Deus, eu só tenho 6 anos”

Ok, você não viveu os anos 90, não pegou toda a febre que foram as Tartarugas Ninjas e nunca teve nenhum contato com um jogo Beat n’ Up, você vai se divertir? A resposta é simples: SIM! O jogo foi pensado para agradar os fãs nostálgicos, mas também para acolher uma nova geração que quer descobrir o mistério por trás desse universo! Pensando nisso o jogo conta não só com um modo clássico Arcade onde o sistema tem vidas e continues limitados (perdeu tudo? Volta do início) mas também traz um modo história, onde além de conhecer toda a narrativa dessa aventura também poderá salvar seu progresso, coletar itens para realizar missões secundárias e repetir fases já concluídas. Isso tudo podendo escolher que nível de dificuldade quer jogar (tanto no modo Arcade quanto no modo História).

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge - Um clássico contemporâneo

Já que falamos de história…

Nossa aventura começa as tartarugas reunidas quando vem pela TV o Canal 6 ser invadido por Destruidor e sua turma que tem um plano maligno para dominar o mundo. Bem… Não tem nada de realmente novo aqui, e no fim isso nem faz falta. A questão aqui é toda a diversão que a aventura nos proporciona. Porém, um detalhe me incomodou um pouco: Apesar da história ser desnecessária uma vez que o jogo se propõe a ter um modo dedica a história ela precisa ser mais bem pensada. No início ela caminha bem, mas quando você pensa que está no final descobre que ainda tem um longo trecho para ser concluído. É bom isso? Sim, pois tem mais fases (num total de 16), mas num modo história é nítido que foi uma mera enrolação.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge - Um clássico contemporâneo

Apesar disso, a presença de vilões clássicos das Tartarugas como Bebop, Rocksteady, Baxter entre outros fazem com que enrolação valha a pena e você possa rever esses adversários icônicos de aventuras anteriores.

Outro ponto que deixa um pouco a desejar é a falta de variedade nos personagens. Eles são diferentes, tem habilidade únicas, mas, na prática, acabam sendo todos muito parecidos. Poderiam ter acentuado um pouco mais as características de cada personagem para que o jogador sentisse uma diferença real numa segunda rodada do jogo.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge - Um clássico contemporâneo

Diversão multiplicada

Os jogadores mais antigos, assim como eu, devem se lembrar que um dos grandes destaques do Fliperama de Tartarugas Ninja era o fato de ter quatro controles em cada máquina (algo incomum, geralmente havia apenas 2). Jogar com quatro pessoas era extremamente divertido. Se você gostava disso (ou quer conhecer essa experiencia diferente) pode comemorar pois toda a magia dos Arcades está aqui!

O ponto alto do jogo está no Multiplayer. Você pode até jogar sozinho, vai se divertir sem sombra de dúvida, mas com os amigos isso fica muito melhor. O jogo traz a possibilidade de jogar com até 6 (isso mesmo SEIS) jogadores simultâneos. Tudo aqui é extremamente divertido e caótico! Se prepare para brigar com seus amigos por estar pegando todos os itens, tentar se achar no meio da tela cheia de personagens e, claro, tentar descobrir quem foi que derrotou aquele chefe!

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge - Um clássico contemporâneo

Uma aventura e tanto

Não resta dúvida que Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge é um tiro certeiro da Dotemu. Traz toda a nostalgia dos fãs, mas também apresenta um estilo de jogo consagrado aos mais novos de maneira perfeita. Comete um pequeno deslize em seu modo história e na variedade dos personagens, mas nada que realmente tire o brilho dessa obra de arte.

Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge - Um clássico contemporâneo
Veredito
Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge chega com a grande missão de trazer aos fãs uma grande homenagem aos clássicos Beat 'n ups e consegue ser elevado ao patamar de um clássico contemporâneo!
Design
100
Trilha Sonora
100
Diversão
95
Gameplay
95
Custo x Benefício
100
Reader Rating3 Votes
100
Prós
Pixel Art extremamente bem feita
Animações Fluidas
Gameplay simples e divertido
Nostalgia e inovação na medida certa
Multiplayer extremamente divertido
Contras
Modo história um pouco alongado
Pouca diferença de um personagem para o outro
98
Um clássico contemporâneo!

[Nota do Editor: Teenage Mutant Ninja Turtles: Shredder’s Revenge foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Masamune para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Eu sou o Padre Edson, o padre que é fã de joguinhos eletrônicos! Siga-me no twitter, @edson_ribeiro