Tem jogo bom de terror no Nintendo Switch?

Tem jogo bom de terror no Nintendo Switch?

E o halloween passou tão rápido que nem parece que veio de um mês longo como outubro. E passado o tradicional feriado que acaba trazendo todo o misticismo sombrio e aterrorizador, acaba vindo também todo o folclórico de personagens gênero, se imortalizando na história como algo clássico e não podia ser diferente do mundo dos games.

O gênero de terror já produziu games incríveis como a saga Resident Evil, Silent Hill (que infelizmente ainda não possuímos no Switch), Dead Space (Alô Nintendo, vamos trazer essa obra prima hein?!) entre outros. Então que tal relembrarmos alguns jogos desse tema que possuem no console hibrido pra elaborarmos uma lista bem bacana de jogos do tema para quem sabe você possa aproveitar nesse longo feriado que vem por ai?

Lembrando que um bom jogo de terror é baseado em sua narrativa, então fica tranquilo(a) que vamos falar de maneira bem genérica do jogo, sem falar muito da história, mas exaltando determinados pontos pra indicação.

Vamos lá?!

Five Nights at Freddy’s / Scott Cawthon, Steel Wool Studios, Illumix

Mas é claro que tinhamos que aproveitar o hype do filme pra começar a falar de um recente clássico dos jogos de terror. Logo com 6 títulos no catalogo do console da Nintendo, Five Nights é um jogo “recente”, surgindo em 2014, mas que já conta com uma base de fãs forte (perceptível com os números advindos da bilheteria que o filme vem alcançando) se estabelecendo como uma das franquias mais adoradas do gênero atualmente.

No game original, você assume o papel de um guarda noturno que deve tomar conta da pizzaria durante a noite… Junte a isso um jogo em primeira pessoa, abusando de jumpscares… e ta ai, um excelente jogo pra deixar qualquer um tenso.

Little Nightmares / BANDAI NAMCO

Little Nightmare é um dos queridinhos do momento e não podia ficar de fora dessa lista. Muito pela sua jogabilidade simples que se une aos puzzles desafiadores pra proporcionar uma incrível experiência ao jogador.

A atmosfera sombria, além do mistério da história já que você começa sem saber de nada, além de horripilantes criaturas, traz uma sensação nostálgica de medos de infância, pesadelos que tínhamos sendo apresentados agora nesse incrível game. Jogar no Switch no modo portátil, com tudo escuro, é uma experiencia bem tensa amigos(as), digo por experiencia própria…

Bramble: The Mountain King / Dimfrost Studio

Esse brutal e horripilante game não é pra qualquer um. O jogo tras temas muito pesados em sua história e confesso que ao jogar esse game, a tensão do jogo era tremenda até o ponto de minha companheira pedir pra jogar outra coisa.

Mas Bramble é um game incrível, que supera os gráficos estranhos e pouco serrilhados que possui no Nintendo Switch e entrega uma experiencia sensacional. O game se inspira na mitologia nórdica pra contar a saga de Olle e encarar terríveis criaturas do folclore do leste europeu, além de acompanhar cenas brutais (sim, terríveis, daquelas que você dorme sem parar de pensar). Como amante de jogo do gênero, sensacional!

Outlast / Red Barrels

Lá esta você, no seu trabalho de jornalista, precisando de uma graninha e recebe um email pedindo para investigar sobre um determinado Manicômio que tem fortes suspeitas de ta realizando experimentos macabros.

Claro! porque não ir não é verdade? Além da história bem de boa, junta o fato de que o game é em primeira pessoa e que você não possui nenhuma arma para enfrentar as criaturas, a não ser sua habilidade de fugir… Nem preciso falar muito do porque esse titulo é recomendadíssimo não é verdade?

Darkwood / Acid Wizard Studio

Quando pensamos em clássicos do terror, dificilmente vem na nossa mente jogos com vista área, sendo os mais clássicos remetendo a terceira ou primeira pessoa. Mas Darkwood é um survival horror indie que une características clássicas de jogos do gênero pra entregar uma experiência tensa e maravilhosa.

O jogo se passa numa floresta escura localizada na Polônia e o jogador, em um mundo semi-aberto, deve explorar e descobrir os perigos que adentrados no ambiente.. Com uma excelente jogabilidade e boa narrativa, o jogo se aproveita do mistério para produzir boas doses de tensão, sem precisar se aproveitar de Jumpscare para dar boas doses de desespero ao jogador. Quer um desafio? Jogue Darkwood

Fatal Frame: Maiden of Black Water / Koei Tecmo

Esse na verdade advém de uma clássica franquia, mas vale a menção nessa lista. O jogo foi lançado primeiramente para o Nintendo Wii U, ganhando um relançamento para os consoles atuais. O game segue a ideia de survival horror e para sobreviver.

O jogo é ambientado no Monte Hikami, onde diversos rituais para auxiliar os espíritos são realizados mas que ocorre um certo problema no meio disso, levando então a surgir uma força que toma completamente o local chamado Black Water. E como resolver? pegue sua câmera, digo o seu Switch, e descubra!

Layer of Fear: Legacy / Bloober Team

Jogo de primeira pessoa explorando a mais pura essência do gênero de terror? Temos sim uma indicação aqui na lista e Layers of Fear: Legacy é um game e promete experiências tensas para você. Aqui tenha em mente que o terror explorado é o psicológico, sem uso de armas ou qualquer momento de ação épico.

O jogo, assim como em Darkwood, aposta na tensão pra prender o jogador em uma mansão pra lá de tensa com a sensação claustrofóbica presente em vários momentos. O jogo é o seguinte: um determinado pintor volta a sua casa de estilo vitoriana para terminar sua obra mas… bom só uma recomendação, vá jogar pra ver.

Resident Evil / Capcom

Não podia deixar de falar de jogo de terror/suspense sem mencionar uma das maiores franquias não é? Sim, sabemos que você já conhece, já deve conhecer de cabo a rabo sobre a organização Umbrella, sobre os zumbis e tudo mais. Mas fica aqui a recomendação de, caso não conheça, dois dos melhores spin-offs da franquia e que no Switch estão rodando de maneira belíssima. Vale demais a pena jogar a série Revelations, sendo inclusive melhor até do que a série principal. Confere lá!

Dark Skies / Steel Arts Software LTD

Confesso que não conheço do game, então o texto a seguir é de um dos nossos redatores, o Emmanuel com U, falando um pouquinho do game.

Survival horror que se passa logo após a guerra contra os marcianos, inspirado no livro de H. G. Wells, chamado Guerra dos mundos. A humanidade venceu, contudo o mundo ficou totalmente destruído. E apesar da historia da guerra e do livro eu achar magnificas, porque amo ficção sci-fi, o jogo não possui muito narrativa, e nem seres humanos sãos, passasse a maior parte do tempo você tentando sobreviver dos resquícios de uma guerra que acabou com todos os lados humanos e deixou uns monstros esquisitos.

O que há de roteiro é bem leve, basicamente Jack comentando sobre alguns lugares ou situações que ele encontra nas fases. As fases são bem lineares e é possível segurar um botão para mostrar o caminho correto, o jogo possui uma certa liberdade, você pode enfrentar o boss final logo no começo do jogo. A pegada é que aqui construir mais do que a munição. No jogo, eu tinha balas, mas atirar em um inimigo, mesmo se ele estivesse sozinho, era pedir para levar porrada. Por causa que eles são muito rápidos, se aproximam em segundos e atacam ininterruptamente.

Pronto galerinha, lista encerrada. Curtiu? Faltou algum jogo que merece a menção? Conta pra gente nos comentários.

Um grande entusiasta da Nintendo, "fanZeldaboy" e confesso dono de um sofisticadíssimo sotaque nordestino visse?