Tinykin, da publisher tinyBuild, é um game glamoroso na sua proposta: um jogo de plataforma 3D, misturado com puzzles e com uma jogabilidade deliciosa e criativa, sem contar os gráficos que são espetáculo à parte (parece desenho animado). Tanto carinho e criatividade por parte dos criadores faz de Tinykin um game absolutamente delicioso.
Me recomenda?
Com toda a certeza e sem medo de errar. Tinykin tem uma proposta divertidíssima de progressão na qual você nunca se sentirá entediado por muitas coisas a se fazer e conquistar dentro da área que estiver. É um game que tem um Level Design primoroso, e justamente por isso e a adição de mecânicas agradáveis, esse game se torna muito divertido! Se puder, jogue!
O game indie produzido pela desenvolvedora Splashteam está disponível para várias plataformas e no Nintendo Switch consegue se manter firme com a boa adaptação ao console híbrido, no qual, a experiência de jogar no modo portátil é muito mais que recomendada (fica a dica). E possui legendas em português do Brasil.
História “cliché”, mas Pikmin faz o mesmo
Milo é um pequeno astronauta que cai literalmente de “paraquedas” na casa de um estranho na Terra em meados dos anos 90 e junto com ele as pequenas criaturas que são conhecidas como Tinykin estão na missão de acompanhar e ajudar nosso protagonista, já que cada criatura tem suas habilidades próprias.
Já dá pra notar que nosso pequeno protagonista está no meio de um lugar estranho e ele, como um ser minúsculo, tudo ao seu redor parece grandioso em proporções, fora isso nota-se que ao aterrissar nesta casa terráquea, também existem outros personagens que Milo irá conhecer e interagir. Esses “residentes” são criaturas (insetos) que habitam naquela residência. Cada residente tem vida própria, maneira de agir e se comportar com aquele mundo na qual só seres minúsculos poderiam ter acesso. Não esqueça da missão principal que é achar uma maneira de voltar ao espaço, mas também não esqueça que as missões secundárias são superdivertidas.
Conhecendo os Pikmin, ops, Tinykin
A comparação com Pikmin é inevitável, mas em pouco tempo, tudo se torna diferente, você não cria Tinykin, ao invés disso, eles são encontrados por todo o cenário do game e Milo deve encontrá-los para liderar a trupe. E também neste caso, Tinykin não é um game de RTS (estratégia em tempo real) como no game da Nintendo.
Aqui a ideia é explorar imensos ambientes em 3D que nos remetem a progressão em nível colossal de Banjo e Kazooie, mas aqui você terá como ajuda na exploração além das próprias habilidades do personagem, os Tinykin e pra enfatizar, cada um tem suas próprias habilidades especiais que podem utilizar, como o Red Tinykin que é capaz de causar explosões, o Purple Tinykin é ligado a força extrema e o Green Tinkyin que conseguem ser empilhados a fim de formar uma torre para que Milo consiga alcançar lugares altos. O mais interessante é que todas as formas de interação são implementadas de maneiras inteligentes e adicionam muita variedade à progressão e para a experiência do jogador, nunca ficando repetitivo e se mostrando divertido até o final.
Level Design primoroso e divertido para explorar
O Level Design deste game é algo digno de aplausos. Só para você ter uma ideia, na primeira parte de sua exploração você notará que está em uma sala de estar, mas pelo fato de seu personagem ser tão minúsculo, tudo ao redor parece intimidador e para explorar a sala e recolher os itens necessários, o game apresenta boa quantidade de desafios que te fará pensar em qual Tinykin utilizar e nunca eles se perdem ou ficam pra trás (como acontece em Pikmin), ou pelo fato de estar em abundância pelo cenário todo, mas tudo é muito intuitivo e prazeroso devido ao polimento magnífico que os produtores tiveram no Level Design.
Além das missões principais onde a ideia é recolher um item específico, o game apresenta algumas missões secundárias que de certa forma acabam se interligando a proposta final. É muito divertido se fazer tudo e com certeza você irá querer completar 100% da área, pode apostar.
Tinykin também brilha nos controles
Lembrando que Tinykin é um game de plataforma 3D com foco na exploração com quebra-cabeças para resolver que dão acesso para várias partes da área que você estiver (lógico que tudo isso você fará com a ajuda de seus companheiros). O controle do personagem é bem tranquilo e não apresentam problemas, seja pulando, deslizando sobre trilhos ou surfando na prancha de sabão (sim, você pode surfar em cima de um).
Independentemente de como se dará a ação pelo cenário, tudo funciona em sincronia harmoniosa que é coisa rara de se ver em jogos com essa temática hoje em dia. Interessante notar e mencionar que a movimentação dos personagens no cenário também é uma referência aos games de Paper Mario, ou seja, andam meio que de lado.
Caprichado nos mínimos detalhes
Lembre-se que o personagem caiu na casa de alguém na Terra e a exploração é parte fundamental deste game, você terá a visão de cada área em uma perspectiva bem minúscula, tudo ao seu redor é grande ao ponto de intimidar.
Há muitos detalhes no cenário e é encantador como a pequena vida que se estabeleceu dentro da casa a transformou em seu próprio espaço. Quando falo de vida, me refiro aos personagens da aventura, incluindo residentes que são insetos que residem na casa (falar com uma barata é bizarro), mas todos os personagens são ricos em detalhes, assim como os cenários num todo. Os personagens são todos em 2D desenhados a mão que dão um charme sobrenatural pra toda a proposta do game. Magnífico!
Alguns deslizes, mas são facilmente descartados
O game por certas vezes apresenta leve queda de frame (pelo menos no Switch) e a câmera que infelizmente não funciona muito bem em games neste estilo de ambiente aberto em 3D, aqui se faz presente, mas incrivelmente ela não é tão bizarra a ponto de fazer você surtar ou ficar irritado com o game.
Também tenho que mencionar que embora a trilha sonora se case com a proposta do ambiente que você estiver, poderia ser mais bem trabalhada. O game também é curto se você não for fazer 100%.
Caso queira adquiria sua cópia na loja digital, só clicar na imagem abaixo, o game está no valor R$ 129.99, te dará 130 moedas de ouro e pra quem quer testar antes de comprar, tem uma versão demo disponível.
[Nota do Editor: Tinykin foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela tinyBuild para avaliação.]
1 Comentário