Visando melhorias – Fluido Inteligente é patenteado pela Nintendo

Nintendo
Nintendo


A Nintendo registrou a patente de um joystick inovador que usa um “fluido inteligente” para ajustar a resistência e a precisão do movimento, mas sem definição em que produto essa nova tecnologia seria utilizada. Essa pode ser uma solução para o problema do stick drift, que afeta muitos controles da Nintendo Switch e de outras plataformas. O stick drift é um fenômeno que ocorre quando o joystick registra uma entrada em uma determinada direção sem que o usuário o mova, causando movimentos indesejados e imprecisos nos jogos.

A patente descreve um joystick que contém um “fluido magnetorreológico” (MRF), que muda de viscosidade dependendo da intensidade de um campo magnético. Basicamente, quando o usuário move o joystick com o polegar, o fluido engrossa, criando resistência. Quando o usuário solta o joystick, ele volta à posição original suavemente. Esse conceito parece semelhante aos joysticks “Hall Effect” vistos em alguns periféricos de terceiros, que usam ímãs para detectar o movimento. Devido à ausência de partes conectadas, esses joysticks não são suscetíveis ao stick drift.

Visando melhorias - Fluido Inteligente é patenteado pela Nintendo
Nintendo Joy-Cons



O documento da patente afirma: “A velocidade de retorno do elemento de operação (o joystick) à posição inicial pode ser mais rápida no controle que usa o MRF. Além disso, é possível alcançar tanto a apresentação de uma sensação ao usuário pelo elemento de operação, quanto uma operação do elemento de operação retornando à posição inicial“. Embora a linguagem da patente seja técnica, não está claro se a referência à “apresentação de uma sensação ao usuário” se refere apenas a fornecer uma resistência natural semelhante aos joysticks analógicos tradicionais ou se sugere um feedback de força personalizável, semelhante aos gatilhos do controle DualSense do PS5.

A grande questão permanece: onde a Nintendo aplicará esse novo design de joystick? Ele pode fazer parte do sucessor do Switch, substituindo os Joy-Cons padrão. No entanto, vale ressaltar que muitas patentes de jogos nunca se materializam em produtos reais. Esse movimento vem em resposta aos problemas de stick drift que assolam a Nintendo desde o lançamento do Switch em 2017. A Nintendo recentemente anunciou planos de consertar todos os controles Joy-Con que sofrem de drift na EEA e no Reino Unido, mesmo que estejam fora da garantia. Apesar das revisões internas, esse problema persiste, como relatado por usuários com controles Joy-Con recém-comprados.

Gamer desde sempre e redator por diversão