Você conhece a Nintendo? – Dia do Nintendista

Você conhece a Nintendo? - Dia do Nintendista

O Dia do Nintendista surgiu em 2020, a partir de uma iniciativa da comunidade brasileira de fãs da Nintendo. A data foi escolhida para marcar a volta oficial da empresa ao Brasil, que aconteceu em 18 de setembro daquele ano. A ideia da comemoração foi lançada pelo canal Nerd Nintendista, que lançou um vídeo convidando os fãs a compartilharem fotos e mensagens nas redes sociais com a hashtag #DiaDoNintendista. A campanha foi um sucesso e, desde então, o dia 18 de setembro é comemorado como o dia do Nintendista no Brasil.

História – Você conhece a Nintendo?

A Nintendo é uma das produtoras de jogos e consoles mais antigas e famosas do mundo. Com uma história que remonta ao século XIX, a empresa japonesa se reinventou diversas vezes e se tornou uma referência na indústria de entretenimento eletrônico.

Você conhece a Nintendo? - Dia do Nintendista
Dia do Nintendista

A aclamada produtora nipônica foi fundada em 1889 por Fusajiro Yamauchi, que produzia cartas artesanais de um jogo chamado hanafuda. As cartas eram feitas com a casca de uma árvore de amoreira e tinham desenhos de flores, animais e objetos. O jogo se popularizou no Japão e a Nintendo se estabeleceu como a principal fabricante de cartas do país. Ao longo do século XX, a empresa diversificou seus produtos e passou a produzir brinquedos, jogos de tabuleiro, máquinas de fliperama e uma diversidade de coisas. Em 1975, a empresa entrou no mercado de games, produzindo uma versão do título Othello para o console Magnavox Odyssey. Em 1977, lançou seu primeiro console próprio, o Color TV-Game, que tinha vários games simples embutidos.

Consoles

A Nintendo ganhou projeção internacional na década de 1980, com o lançamento do console Nintendo Entertainment System (NES) – ou Family Computer (FAMICOM) no Japão – e do jogo Donkey Kong, que introduziu o personagem Mario. O NES foi um sucesso de vendas e revitalizou a indústria de games e consoles após a crise de 1983. A Big’N também lançou seu primeiro console portátil, o Game Boy, que se tornou um fenômeno cultural com o título Tetris.

Na década de 1990, a Nintendo enfrentou uma forte concorrência da Sega e da Sony, que lançaram consoles mais avançados tecnologicamente. A Nintendo apostou na inovação e no carisma de suas franquias, como Super Mario, The Legend of Zelda, Pokémon e Metroid. Seu console mais vendido da época foi o Super Nintendo Entertainment System (SNES), que teve clássicos como Super Mario World, The Legend of Zelda: A Link to the Past e Super Metroid.

Você conhece a Nintendo? - Dia do Nintendista
Dia do Nintendista

No final dos anos 90, a Nintendo lançou o Nintendo 64, seu primeiro console com gráficos tridimensionais. O console teve jogos aclamados pela crítica e pelo público, como Super Mario 64, The Legend of Zelda: Ocarina of Time e GoldenEye 007. A Nintendo também lançou o Game Boy Color, uma versão colorida do seu portátil, que teve sucessos como Pokémon Red & Blue e The Legend of Zelda: Link’s Awakening.

No início dos anos 2000, a nipônica lançou o Game Cube, seu quarto console doméstico. O console teve um desempenho comercial inferior aos seus concorrentes, o PlayStation 2 da Sony e o Xbox da Microsoft. No entanto, o Game Cube teve jogos memoráveis, como Super Smash Bros. Melee, The Legend of Zelda: The Wind Waker e Metroid Prime. A Nintendo também lançou o Game Boy Advance, um portátil com gráficos comparáveis ao SNES.

Em 2004, a Nintendo revolucionou o mercado de portáteis com o lançamento do Nintendo DS, um dispositivo com duas telas sensíveis ao toque e microfone. O DS foi um sucesso estrondoso e se tornou o portátil mais vendido da história, com mais de 154 milhões de unidades vendidas. O DS teve jogos inovadores e divertidos, como Nintendogs, Brain Age e Animal Crossing: Wild World.

Em 2006, a empresa surpreendeu novamente com o lançamento do Wii, um console que usava controles por movimento. O Wii foi um fenômeno de vendas e se tornou o console mais vendido da sétima geração, com mais de 101 milhões de unidades vendidas. O Wii atraiu um público amplo e casual, com jogos como Wii Sports, Wii Fit e Wii Play.

Na década de 2010, a produtora enfrentou alguns desafios com o lançamento do Wii U, um console que tinha uma tela integrada ao controle. O Wii U foi mal recebido pelo mercado e teve baixas vendas, sendo considerado um fracasso comercial. Apesar disso, o Wii U teve jogos de qualidade, como Super Mario 3D World, The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Splatoon.

Você conhece a Nintendo? - Dia do Nintendista
Dia do Nintendista

A Nintendo se recuperou em 2017 com o lançamento do Nintendo Switch, um console híbrido que podia ser usado tanto na TV quanto como portátil. O Switch foi um sucesso de crítica e de público, sendo o console mais vendido da nona geração. O Switch teve jogos aclamados, como Super Mario Odyssey, Animal Crossing: New Horizons e Super Smash Bros. Ultimate. Em 2019, a Nintendo lançou o Nintendo Switch Lite, uma versão mais barata e exclusivamente portátil do Switch. O Switch Lite foi bem recebido pelos consumidores e aumentou as vendas do Switch. Em 2021, a Nintendo anunciou o Nintendo Switch OLED, uma versão com uma tela maior e mais brilhante do Switch, que será lançada em outubro de 2021.

Ponto Final

A Nintendo é uma produtora imortal, que soube se adaptar às mudanças do mercado e às preferências dos jogadores. Com uma história rica e diversificada, a empresa se consolidou como uma das maiores empresas de jogos do mundo. Seus consoles e games são sinônimos de qualidade, criatividade e diversão.

Neste Dia do Nintendista, seja você, amado leitor, um Nintendista “fanático”, ou apenas um apreciador de games, relbre seus títulos favoritos e os consoles que marcaram sua vida, já que, quando se trata de história, a Nintendo foi quem ajudou a construi-la.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Gamer desde sempre e redator por diversão
Triforce Triforce, Estrela Estrela