Windjammers 2 é um jogo esportivo com a temática de lançamento de discos, que envolve poderes especiais e um estilo bem arcade, que preza por uma diversão baseada nos exageros que só um jogo pode oferecer. Ele foi desenvolvido e publicado pela DotEmu e é uma continuação do jogo que fez sucesso no NeoGeo mais de duas décadas atrás.
SIMPLES, MAS INSTIGANTE
Como qualquer jogo esportivo, a princípio Windjammers 2 se mostra bastante simples em seus comandos e ações, permitindo o entendimento rápido do jogo e abrindo rapidamente as portas para uma diversão desenfreada, seja contra o computador ou com amigos.
Os comandos são intuitivos, mas quem se aventurar a aprender tudo que o jogo tem a oferecer, encontrará variadas formas de arremessar discos, contra-ataques, saques no ar e lançamentos carregados. É possível até mesmo arremessar os discos em curva para enganar o adversário. Nem todas essas possibilidades, porém, são fáceis de serem aprendidas, eu mesmo tive bastante dificuldades de entender como funciona o saque aéreo e preferi não me aventurar nesta técnica ao longo da jogatina.
DIFICULDADE E EMOÇÃO
Tanto no arcade, quanto em partidas simples contra o computador, é possível decidir o nível de dificuldade. Eu recomendo fortemente que iniciantes comecem no modo mais fácil, para aprender como funciona a física do jogo, comportamento de golpes especiais e etc. Mesmo nesta dificuldade, os jogadores devem sentir a necessidade de sempre estar atento ao jogo e a pensar rápido.
Mas o jogo brilha mesmo no modo intermediário, que oferece o grau adequado de dificuldade e cria partidas incríveis. É quase como se o jogador estivesse naqueles tão famosos animes de esportes, com partidas super longas, os discos indo e voltando cada vez mais rápidos e os sensos a todo vapor para evitar que um movimento errado ponha mais pontos no placar adversário. É viciante de verdade, super divertido e melhor ainda com amigos e familiares.
Infelizmente, a dificuldade pode ser um impeditivo para o modo arcade, que falarei no próximo tópico.
ARCADE E POUCA RECOMPENSA
Quem se aventurar a jogar sozinho certamente encontrará algumas decepções. O modo arcade é composto por 5 partidas e 2 fases bônus.
Uma “cutscene” é liberada mostrando um desfecho para cada personagem no modo arcade. Mas estas “cutscenes” são imagens estáticas sem dublagem, com a mesma trilha sonora para todas e as artes não têm qualidade padronizada. Algumas são bem desenhadas e outras parecem terem sido feitas às pressas.
Não é uma recompensa válida se você levar em conta que para zerar com cada um, é preciso sobreviver ao modo arcade, que conta com um sistema de créditos, caso você perca uma ou duas vezes, você precisa iniciar o arcade novamente. Em teoria, é muito mais vantajoso criar suas próprias partidas com as configurações que deseja sem a frustração de perder seu progresso no modo arcade.
TRILHA SONORA E ARTE
O jogo é muito bonito, a movimentação dos personagens é ótima, tudo é muito colorido e visualmente interessante. A variação de cenários é boa, com quadras de tamanhos diferentes e elementos distintos para alterar um pouco as partidas, como é o caso de uma quadra que aleatoriamente decide quanto cada lançamento no campo adversário valerá no placar.
Cada quadra tem sua própria música e todas são bem divertidas. Não é algo que ficará na sua cabeça, mas dentro dos padrões de jogos esportivos, elas cumprem muito bem seu papel.
CUSTO-BENEFÍCIO
O jogo está custando 101,95 R$ na Eshop Brasil e conta com localização em PT-BR e ainda um personagem brasileiro que solta algumas frases no nosso idioma.
O elemento custo-benefício para jogos do tipo é muito subjetivo, e nesse caso é um jogo que deve render dezenas de horas para jogadores em busca de partidas frenéticas online ou com familiares localmente. Ainda assim, alguns podem achar o jogo curto caso não tenham acesso ao serviço do Switch Online ou mesmo não tenham pessoas para jogar localmente. Talvez se os desenvolvedores optassem por colocar mais fases bônus e tivessem deixado as mesmas como uma opção extra no menu, teríamos um conteúdo mais completo para jogadores offline.
CONCLUSÃO
Windjammers 2 é frenético, super divertido e feito com carinho para agradar a todos, em especial os fãs do clássico antigo. É um jogo que encanta com sua simplicidade inicial e empolga posteriormente com jogos super competitivos para aqueles que dominarem por completo todas suas mecânicas. Arremessar discos nunca foi tão divertido!
[rwp_box id=”0″]
Deixar uma resposta