Quem assistiu aos filmes de Toy Story quando criança certamente passou a olhar de forma diferente para seus brinquedos. Um outro exemplo é o filme Small Soldiers que veio ao Brasil com o título Pequenos Guerreiros de 1998.
Graças a esses filmes tivemos a oportunidade de ver como seriam se brinquedos diversos fossem “vivos”, e com essa deixa a Mega Cat Studios desenvolveu WrestleQuest, um jogo de RPG com temática de luta livre em um mundo de brinquedos, que chegou à todas as plataformas publicado pela Skybound Games (que gentilmente cedeu a cópia de review).
História
A história segue a busca por fama, por glória e pelo top da PAW, a principal Liga de Luta Livre da atualidade, por dois protagonistas Randy Santos e Brink Logan. Randy, que assume o nome Muchacho Man, é um aspirante a luta livre que quer seguir os passos de Macho Man, o principal campeão e astro do gênero e Randy, Luta Livre é vida e seus ensinamentos são sagrados.
Já Brink Logan é um lutador da classe baixa de luta livre que, junto de seus irmãos, trabalham na academia de seu pai. Porém Brink está insatisfeito com as Lutas forjadas e de perder de propósito já seu sonho é alcançar o topo, assim como Randy, porém tem receio de seguir seus sonhos e decepcionar seu pai.
Com o decorrer da história, novos personagens se juntam ao time e seus nomes caem nos ouvidos do Mr. L. F. Font, o atual presidente da PAW que quer não apenas permanecer do topo da organização, mas também controlar tudo e todos.
Gameplay
WrestleQuest segue as fórmulas padrões de JRPG com quest principais, quests secundárias, batalhas em turnos e com a adição de mecânicas de ação durante o ataque e defesa. Mas também traz muito das especificidades do mundo da Luta Livre com, não apenas a aplicação de muitas regras, como também um fator “externo” à batalha chamada Hype Bar (ou Barra de Euforia) que pode influenciar diretamente com Buffs, Debuffs e Bônus durante e no fim das batalhas.
Ainda sobre batalhas, as mecânicas de ação colocadas aqui vem com a base do mostrado lá trás com Super Mario RPG onde devemos pressionar um botão no momento certo, porém aqui o botão a ser pressionado nem sempre equivale ao da opção de ataque selecionado, além de que há um tempo para execução, muitas vezes relacionado à um segundo golpe, que caso erre o timming levará dano ao invés de causar. Cada botão serve para uma determinada ação e duas delas são os Movimentos Especiais e a Provocação.
A Provocação causa um efeito especial e aumento da barra Hype Bar de acordo com o Tipo de de Lutador que você configurou para o personagem. Todos possui um tipo padrão, mas isso pode ser alterado aplicando os prós e contras. Alguns podem aumentar a defesa, porém reduzir o ataque especial, ou mesmo aumentar a força dos movimentos especiais porém aumentando também seu custo de uso.
Os Movimentos Especiais são diversos e até mesmo são possíveis de serem efetuados em combo com outros personagens. Há movimentos não apenas do personagem como também ações de seus agentes, afinal você é um lutador profissional e alguém tem que resolver sua agenda de lutas, e até mesmo summons.
Porém o destaque aqui é pra quando você incapacitar um oponente, nesse momento um movimento de custo ZERO será exibido e nele você prenderá o oponente no chão enquanto um juiz aparece e inicia a contagem. Um cursor verde ficará se movimentando e uma barra verde aparecerá, pressione o botão no momento q o cursor estiver sobre a barra e no terceiro acerto o oponente estará fora de combate.
Os personagens evoluem de nível através de experiências recebidas nas batalhas e seus atributos, que são muitos, podem ser alterados com equipamentos. Como estamos falando de um mundo de brinquedos, os equipamentos se referem a peças de brinquedos bem como o nome de alguns personagens.
Não o bastante, há momentos em que teremos lutas épicas e profissionais onde até mesmo na entrada dos personagens teremos comandos de ação e isso pode já garantir algum bônus de euforia no inicio da partida. Essas entradas triunfais são customizáveis e mais opções são liberadas com o tempo.
Embora os itens acima sejam todos muito bem empregados e positivos, há um grande vilão em WrestleQuest, e não estou falando do antagonista da história, ele se chama Ritmo Lento. Infelizmente o jogo demora a engatar num ritmo mais fluído. Não apenas pelas INÚMERAS telas de loading, mas também pela massiva quantidade de tutoriais no início. Não são apenas tutorias sobre o jogo, mas sobre a mecânica de Luta Livre no jogo que, mesmo sendo necessário, sobrecarrega de informação e demora pra te dar a liberdade de seguir a historia e batalhar como nos demais JRPGs.
Design
Assim como a grande maioria dos jogos indies da atualidade, WrestleQuest também é segue a estética Pixelart bem trabalhada e cheia de detalhes trazendo à tela, no portátil ou na dock, a beleza do ambiente “real” e principalmente a estética de brinquedos de plástico dos personagens.
Os menus, os backgrounds de batalha e o mundo são todos bem coloridos e animados. Cidades cheias de NPCs e com bastante possibilidade de exploração. Também com muito bom humor e referências.
Mas nem tudo são flores plásticas e decorativas… Assim como houve um grande ponto fraco no gameplay aqui também temos na falta de equilíbrio entre excesso de texto e caixas de texto pequenas. Há muito diálogo, as vezes mesmo em batalhas, e as caixas de texto são pequenas, o que tornam as fontes pequenas e dificulta a leitura principalmente no modo portátil.
Trilha Sonora
WrestleQuest possui uma ótima trilha sonora, seja pelas musicas ambiente, seja pelos efeitos sonoros. As batalhes possuem um vozerio característico que traz a impressão de estar cheio de pessoas em volta, e a alteração da Barra de Euforia impacta no ânimo dessa “galera”, por que a Luta Livre não é só um esporte, é um show à parte!
Todos os sons são muito bem sincronizados, inclusive as vozes de alguns personagens, mesmo que na maioria não de pra entender o que dizem.
Detalhes Técnicos
WrestleQuest foi lançado oficialmente no dia 22 de Agosto pesando pouco mais de 3 gb e é para apenas um jogador. Está primorosamente localizado em PT-BR e custa R$ 112,45 reais na eshop brasileira.
[Nota do Editor: WrestleQuest foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Skybound Entertainment para avaliação.]
Deixar uma resposta