WrestleQuest - A fusão de Toy Story com WWE

WrestleQuest – A fusão de Toy Story com WWE

Quem assistiu aos filmes de Toy Story quando criança certamente passou a olhar de forma diferente para seus brinquedos. Um outro exemplo é o filme Small Soldiers que veio ao Brasil com o título Pequenos Guerreiros de 1998.

Graças a esses filmes tivemos a oportunidade de ver como seriam se brinquedos diversos fossem “vivos”, e com essa deixa a Mega Cat Studios desenvolveu WrestleQuest, um jogo de RPG com temática de luta livre em um mundo de brinquedos, que chegou à todas as plataformas publicado pela Skybound Games (que gentilmente cedeu a cópia de review).

WrestleQuest - A fusão de Toy Story com WWE

História

A história segue a busca por fama, por glória e pelo top da PAW, a principal Liga de Luta Livre da atualidade, por dois protagonistas Randy Santos e Brink Logan. Randy, que assume o nome Muchacho Man, é um aspirante a luta livre que quer seguir os passos de Macho Man, o principal campeão e astro do gênero e Randy, Luta Livre é vida e seus ensinamentos são sagrados.

Brink Logan é um lutador da classe baixa de luta livre que, junto de seus irmãos, trabalham na academia de seu pai. Porém Brink está insatisfeito com as Lutas forjadas e de perder de propósito já seu sonho é alcançar o topo, assim como Randy, porém tem receio de seguir seus sonhos e decepcionar seu pai.

Com o decorrer da história, novos personagens se juntam ao time e seus nomes caem nos ouvidos do Mr. L. F. Font, o atual presidente da PAW que quer não apenas permanecer do topo da organização, mas também controlar tudo e todos.

Gameplay

WrestleQuest segue as fórmulas padrões de JRPG com quest principais, quests secundárias, batalhas em turnos e com a adição de mecânicas de ação durante o ataque e defesa. Mas também traz muito das especificidades do mundo da Luta Livre com, não apenas a aplicação de muitas regras, como também um fator “externo” à batalha chamada Hype Bar (ou Barra de Euforia) que pode influenciar diretamente com Buffs, Debuffs e Bônus durante e no fim das batalhas.

WrestleQuest - A fusão de Toy Story com WWE

Ainda sobre batalhas, as mecânicas de ação colocadas aqui vem com a base do mostrado lá trás com Super Mario RPG onde devemos pressionar um botão no momento certo, porém aqui o botão a ser pressionado nem sempre equivale ao da opção de ataque selecionado, além de que há um tempo para execução, muitas vezes relacionado à um segundo golpe, que caso erre o timming levará dano ao invés de causar. Cada botão serve para uma determinada ação e duas delas são os Movimentos Especiais e a Provocação.

WrestleQuest - A fusão de Toy Story com WWE

A Provocação causa um efeito especial e aumento da barra Hype Bar de acordo com o Tipo de de Lutador que você configurou para o personagem. Todos possui um tipo padrão, mas isso pode ser alterado aplicando os prós e contras. Alguns podem aumentar a defesa, porém reduzir o ataque especial, ou mesmo aumentar a força dos movimentos especiais porém aumentando também seu custo de uso.

Os Movimentos Especiais são diversos e até mesmo são possíveis de serem efetuados em combo com outros personagens. Há movimentos não apenas do personagem como também ações de seus agentes, afinal você é um lutador profissional e alguém tem que resolver sua agenda de lutas, e até mesmo summons.

Porém o destaque aqui é pra quando você incapacitar um oponente, nesse momento um movimento de custo ZERO será exibido e nele você prenderá o oponente no chão enquanto um juiz aparece e inicia a contagem. Um cursor verde ficará se movimentando e uma barra verde aparecerá, pressione o botão no momento q o cursor estiver sobre a barra e no terceiro acerto o oponente estará fora de combate.

Os personagens evoluem de nível através de experiências recebidas nas batalhas e seus atributos, que são muitos, podem ser alterados com equipamentos. Como estamos falando de um mundo de brinquedos, os equipamentos se referem a peças de brinquedos bem como o nome de alguns personagens.

Não o bastante, há momentos em que teremos lutas épicas e profissionais onde até mesmo na entrada dos personagens teremos comandos de ação e isso pode já garantir algum bônus de euforia no inicio da partida. Essas entradas triunfais são customizáveis e mais opções são liberadas com o tempo.

Embora os itens acima sejam todos muito bem empregados e positivos, há um grande vilão em WrestleQuest, e não estou falando do antagonista da história, ele se chama Ritmo Lento. Infelizmente o jogo demora a engatar num ritmo mais fluído. Não apenas pelas INÚMERAS telas de loading, mas também pela massiva quantidade de tutoriais no início. Não são apenas tutorias sobre o jogo, mas sobre a mecânica de Luta Livre no jogo que, mesmo sendo necessário, sobrecarrega de informação e demora pra te dar a liberdade de seguir a historia e batalhar como nos demais JRPGs.

WrestleQuest - Loading
A bendita tela de Loading ….

Design

Assim como a grande maioria dos jogos indies da atualidade, WrestleQuest também é segue a estética Pixelart bem trabalhada e cheia de detalhes trazendo à tela, no portátil ou na dock, a beleza do ambiente “real” e principalmente a estética de brinquedos de plástico dos personagens.

WrestleQuest - A fusão de Toy Story com WWE

Os menus, os backgrounds de batalha e o mundo são todos bem coloridos e animados. Cidades cheias de NPCs e com bastante possibilidade de exploração. Também com muito bom humor e referências.

Mas nem tudo são flores plásticas e decorativas… Assim como houve um grande ponto fraco no gameplay aqui também temos na falta de equilíbrio entre excesso de texto e caixas de texto pequenas. Há muito diálogo, as vezes mesmo em batalhas, e as caixas de texto são pequenas, o que tornam as fontes pequenas e dificulta a leitura principalmente no modo portátil.

WrestleQuest - A fusão de Toy Story com WWE
Tem texto demais pra uma caixinha tão pequena

Trilha Sonora

WrestleQuest possui uma ótima trilha sonora, seja pelas musicas ambiente, seja pelos efeitos sonoros. As batalhes possuem um vozerio característico que traz a impressão de estar cheio de pessoas em volta, e a alteração da Barra de Euforia impacta no ânimo dessa “galera”, por que a Luta Livre não é só um esporte, é um show à parte!

Todos os sons são muito bem sincronizados, inclusive as vozes de alguns personagens, mesmo que na maioria não de pra entender o que dizem.

Detalhes Técnicos

WrestleQuest foi lançado oficialmente no dia 22 de Agosto pesando pouco mais de 3 gb e é para apenas um jogador. Está primorosamente localizado em PT-BR e custa R$ 112,45 reais na eshop brasileira.

WrestleQuest - A fusão de Toy Story com WWE
WrestleQuest - A fusão de Toy Story com WWE
WrestleQuest
Veredito
Diversão? Sim! Gráficos? Sim! História? Sim! Único? Podemos dizer que sim também! Um jogo completo e com uma grande história a ser desbravada, se você tiver paciência com os excessivos diálogos e com tanta tela de loading. São dois pontos negativos que infelizmente deixa opaco o brilho reluzente desses adoráveis bonecos de brinquedo.
Design
85
Trilha Sonora
80
Diversão
75
Gameplay
60
Custo x Benefício
75
Reader Rating0 Votes
0
Prós
Localização PT-BR muito boa
Batalhas dinâmicas com diversas possibilidades
Design fantástico
História boa
Contras
Demora muito para começar o jogo em si (de inicio parece uma novel e não um rpg)
O tamanho da textbox nao colabora com a quantidade de texto, logo o texto fica reduzido dificultando a leitura
75
Nota Final

[Nota do Editor: WrestleQuest foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Skybound Entertainment para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Desenvolvedor, gamer, marido e pai de pet. Um fã de Zelda, Monster Hunter, RPGs e Metroidvanias, que ama dar risadas, desenhar, jogar e reclamar que não tem tempo para fazer isso mais vezes.