Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Youtubers Life 2 - O mundo atrás do Play!

Youtubers Life 2 – O mundo atrás do Play!

Viva a vida de um YouTuber, dedique-se às suas redes sociais, lide com os haters enquanto salva NewTube City do colapso.

Se você já quis saber como se sente uma verdadeira estrela do youtube, esse talvez seja o jogo certo para você. Viva a vida de um youtuber, lide com os haters, abasteça suas redes sociais e vire um popstar. Fique amigo de outros influencers, faça lives, siga as tendências e desvende os mistérios que rondam NewTube City.

O início da gameplay

Ao começar Youtubers Life 2 você irá criar seu personagem, haverá muitas possibilidades de criação e personalização . Cada roupa possui diversas cores diferentes, o que te ajuda a ter um visual único e que combine com diversos estilos. Antes de começar a jogar também será necessário decidir em qual dos três bairros de NewTube City você quer viver.

Os Bairros de NewTube City:

Youtubers Life 2 - O mundo atrás do Play!
Tela de seleção dos bairros

Prefeitura: Este bairro tem uma atmosfera mais elitizada, por lá temos opções requintadas como a loja de grife do Gianni (uma clara referência ao Gianni Versace), mansões dos YouTubers mais populares de NewTubeCity, uma loja de melhoria de drones ultra-avançada, um restaurante mais sofisticado e a prefeitura da cidade.


Centro: É o bairro com mais acesso ao comércios e também fica próximo da GamesCon. No centro teremos fácil acesso ao bar da cidade, restaurante, academia, loja de games, loja de melhorias para o PC, loja de cosplay e artigos geeks e loja de roupa.


Porto: Atmosfera litorânea predomina neste bairro. Por aqui teremos acesso a praia, clubes vip com acesso ao clube da cidade, loja de roupa, restaurantes, doca, barco vip com festas e também acesso ao prédio da TAG Agency (a agência que te passa missões e de certa forma, te patrocina).

Caso você decida por começar em um bairro que não te agrade, é possível mudar para outro bairro da sua escolha. Eu decidi começar minha aventura no centro, e creio que foi a melhor opção, principalmente pela facilidade em acessar os comércios do centro e também a GamesCon que irá ser destaque da primeira estação do jogo.

Referências Simuladas

Youtubers Life 2 é um jogo de simulação, portanto temos diversas mecânicas clássicas, tais como o calendário do jogo (que consiste em “quatro meses”, sendo cada “mês” uma estação do ano), necessidade de alimentar e dormir para recuperar sua energia, relacionamentos com os outros NPCs do jogo, trabalhar para conseguir moedas, entre outras mecânicas.

A história do jogo não é das mais interessantes, mas nela encontramos algumas boas referências, algumas passam despercebidas para o público brasileiro, pois há algumas participações de youtubers gringos que não são populares por aqui. O único que eu realmente conhecia é o PewDiePie e ele aparece logo no início da história, nos ajudando a desmascarar o golpe do jogo Cyberpunk 2077 CyberWare.

Durante toda a jogatina serão dezenas de referências. As empresas de games, por exemplo, são a Mantendo, Nicosoft e a PlayStudios. E não para por aí, durante a história do jogo encontraremos uma versão do Shigeru Miyamoto, Stan Lee e sua criação Spider-man (Spider Bro no jogo), jogos como Fortnite (no jogo é chamado de Fortress Night), Nintendo Wii (Mantendo Zii), Pokémon (Pukimon), Mario Kart (Marco Kart)… Por toda a parte haverá referências e isso sem dúvidas é um dos pontos mais fortes do jogo.

Seja amigo da Tecnologia

A tecnologia é fundamental para o seu sucesso no mundo de NewTube City, você andará com um drone que te permitirá tirar fotos por todos os lugares e assim permitir que ganhe curtidas e seguidores no InstaLife (até o ícone é parecido com o do instagram) e também faça lives na Glitch (nem a Twitch escapou haha). No seu celular você terá diversos aplicativos que te auxiliarão na jogatina, tais como acesso ao mapa, as tendências que estão em alta no momento, lista de missões, lista de contatos, acesso aos aplicativos das redes sociais, aplicativo de compra, configuração do jogo e do seu drone. Ao longo do jogo seu celular irá recebendo updates com os novos aplicativos.

Seja quem você quiser e flope

Você poderá focar a sua vida de influencer digital naquilo que você mais se identificar. Entrevistas, lives culturais no teatro e prefeitura, unboxing de produtos, videogame, vlogs, vida fitness, entre outras diversas opções. O jogo realmente te dá liberdade para transformar quaisquer aspectos da sua vida em uma vitrine para as redes sociais. É possível fazer vlog até da mudança do seu quarto e do seu visual novo!

Porém ser quem você quer nem sempre é vantajoso. Muitas vezes a vida fitness não estará nos trends ou nem mesmo algum assunto de games. Acontecerá de Pukimon estar no auge dos trends e você de alguma forma ser obrigado a trazer isso para seu canal caso queira crescer nas plataformas.

Muitas vezes para crescer na plataforma, me vi indo na academia só para criar o meu vlog do momento e alcançar milhares de seguidores em busca de likes, views e receitas maiores para meus vídeos.

Youtubers Life 2 - O mundo atrás do Play!
Clube VIP. Acesso só para YouTubers com mais de 100 mil inscritos.

Vale a pena?

Youtubers Life 2 irá te prender e fará com que você gaste muitas horas entretido. Porém o jogo falha em alguns momentos e muitas vezes se torna extremamente repetitivo. Chega um momento do jogo em que você estará cansado das mesmas mecânicas de criar vídeo e postar.

O jogo falha em não te introduzir ou te mostrar alguns tutoriais exemplificando algumas ações básicas. Joguei dezenas de horas e não descobri como que troca a cor da parede do meu quarto, e ainda continuo sem saber. No jogo não se fala sobre isso em nenhum lugar que eu tenha visto e na internet ainda não se tem informações a respeito (visto que joguei antes do lançamento para escrever a review). Coisas desse tipo se estendem para muitas outras situações da gameplay, um outro exemplo, é um objeto que na descrição diz “tirar o hate” do canal e não ter nenhuma instrução de como usá-lo (sério, eu tentei de tudo e não consegui usar ele). Muitas vezes um youtuber te pedirá favores e itens que não são fáceis de achar e é extremamente cansativo ter que visitar loja por loja caçando o tal item.

Boa parte da jogatina se resumirá em tela de carregamento e eu estou falando de uma parte considerável. Toda vez que você precisar sair de casa e entrar em um local, irá surgir uma tela de carregamento demorada. O simples fato de precisar sair de casa e ir até a prefeitura, por exemplo, me fará passar por TRÊS telas de carregamento demoradas. Daí isso vai desmotivando a jogatina com o tempo e você fará de tudo pra não ter que precisar sair de casa.

Em algumas missões serão necessárias procurar por pessoas, cultivar amizades em troca de itens, comprar coisas e o mapa do jogo não ajuda muito. Para ter acesso ao mapa será necessário acessá-lo pelo celular, sendo assim toda hora você terá esse trabalho de interagir com o celular e abrir o aplicativo. Seria tão mais simples se essa informação estivesse disponível na tela do jogo como muitos jogos já fazem. Eu entendo que a intensão era trazer um toque de realidade nesse quesito, mas pouparia alguns passos para melhorar a gameplay. O mapa do jogo não exibe a localização de todos os personagens, então se torna extremamente maçante ter que ficar caçando pessoas por toda a cidade, ainda mais considerando o tempo esperando as telas de carregamento sem fim.

Durante o gameplay tive alguns problemas com diálogos que não estavam traduzidos para o português, e isso aconteceu diversas vezes. Algumas vezes acontecia do NPC começar o diálogo em português e logo em seguida continuar em inglês. Houveram alguns crashes no jogo que me fizeram perder o progresso do dia no jogo. Espero que tudo isso seja ajustado com atualizações.

Tirando alguns polimentos que poderiam ter para a gameplay ser mais fluida, o jogo é muito divertido e entrega o que promete. Serão dezenas de horas construindo uma carreira de influencer na frente do Switch em busca de milhões de seguidores. Youtubers Life 2 está custando R$138,99 na eShop brasileira e super vale a pena se você curte jogos de simulação!

Trailer de anúncio do jogo.
Youtubers Life 2
6.7 / 10 Nota Final
Prós
- Jogo em português brasileiro
- Muita personalização e designs bonitos
- Um mapa inteiro com muitas opções para explorar
- Dezenas de horas de gameplay
- Centenas de referências muito boas!
Contras
- Alguns problemas na tradução
- Tela de carregamento insuportáveis
- Gameplay cansativa e repetitiva depois de algumas horas
- Dificuldade em entender como usam alguns itens do jogo
- Mapa do jogo não auxilia tanto como deveria.
Resumo
Viva a vida de um YouTuber, dedique-se às suas redes sociais, lide com os haters enquanto salva NewTube City do colapso, em uma história não tão envolvente. Conheça alguns ídolos do YouTube e faça sua carreira decolar enquanto consegue novos inscritos.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Youtubers Life 2 foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Press Engine.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Paulo Victor
Gamer mineiro apaixonado pela Nintendo desde criança. Acredita que Pikmin 4 chegará em um futuro próximo. Instagram: @pvgm91 Twitter: @_paulo_victor F.C: 6972-9848-6184