13 Sentinels: Aegis Rim - A loucura do multiverso poderá salvar a humanidade

13 Sentinels: Aegis Rim – A loucura do multiverso poderá salvar a humanidade

13 Sentinels: Aegis Rim um game desenvolvido pela Vanillaware e publicado pela Atlus. Foi exclusivo temporário do PlayStation 4, porém em abril de 2022 teve sua “versão definitiva” lançada no console Nintendo Switch.

O game suporta legendas em: Inglês, Espanhol, Francês, Alemão e Italiano.

13 Sentinelas: Revisão do Aegis Rim - Uau, robô legal!

Games excêntricos, diferentes e que fogem do trivial, sempre me chamaram atenção. Em meio a tantos games sem “alma” sem criatividade, vez ou outra me deparo com pérolas perdidas e mesmo sabendo que o mesmo não seja tão comercial por fatores influenciadores como acesso ou localização, sempre que tenho a oportunidade, me arrisco para conhecer mais sobre o game.

Pra minha felicidade e contemplação, conheci 13 Sentinels: Aegis Rim, um game que tem a proposta em ser um game oriental na pegada de Visual Novel (embora na prática não é tanto, é mais que isso, e eu explicarei aqui na análise) e com boa dose de RTS (estratégia em tempo real) na pegada “Defesa de Torre”, no qual você assume o comando de MECHS em pleno Japão no futuro.

13 Sentinels: Aegis Rim, é uma viagem ao tempo envolvendo Multiverso, conspirações e “Guerra ao mundo” com direito a invasão “alienígena” com ajuda ou intervenção do governo naquela época apocalíptica. O game é uma viagem deliciosa em uma história digna para nenhum fã de Christofer Nolan botar defeito.

Storytelling de primeira linha em um game mais do que isso!

13 Sentinels: Aegis Rim has developed quite the fanart following Spoiler |  ResetEra

13 personagens da Sakura High School tem suas histórias cruzadas por eventos. Alguns nem se conhecem, mas de certa forma em um futuro distante, fazem parte de uma trama envolvente contada através de narrativas em uma arte 2D lindíssima e rica em detalhes, parte da trama é contada quando eles assumem o comando de Mechs que são os sentinelas da defesa do planeta em uma época

As histórias vão se alinhando com os acontecimentos, e para descobrir toda a trama por trás, será necessário completar todas as linhagens de progressão dos personagens. Muitas surpresas vão aparecendo na trama, aumentando muito os ricos detalhes no contexto geral.

Simplesmente genial a forma como os produtores colocaram as histórias para cada personagem, você sempre será tentado a querer acompanhar até o final da história, é tipo uma série que você não quer parar de acompanhar por causa do conteúdo ser muito bom. Muitas vezes me deparei com um “TO BE CONTINUED“, aquele toque de que para eu acompanhar o restante, tem que continuar “assistindo”, ou melhor, jogando.

As vezes você não conseguirá progredir na história com o mesmo personagem. Um cadeado aparecerá até que você anexe (link) a um outro evento ou personagem para o restante da história desenrolar.

Algumas das formas para se jogar 13 Sentinels

13 Sentinels: Aegis Rim dévoile enfin sa date occidentale

Imaginem que num futuro distante, a humanidade poderá lutar a bordo de um robô gigante. Isso pode beirar o impossível ou imaginável, não é mesmo?

O ano é de 1945, em período de guerra, já existiam esses robôs e eram armas secretas do governo, algo que a humanidade nem poderia saber da existência, na guerra em meados de 1945, o Japão nem poderia usar essa poderosa arma para combater os “Americanos” que eram temidos para os comandantes de alto escalão no Japão . Esses robôs não estavam altamente preparados para a batalha, mas as informações do arsenal secreto vazou e alguns “poderosos” querem colocar as mãos nas informações. Daí começa o vai e volta entre décadas nas histórias para impedirem que o “governo” ou que outra nação coloquem as mãos nestes arsenais.

Entra em ação a narrativa dos 13 Sentinels, que pilotarão os Mechs e cada um com habilidades exclusivas. Não vou me estender muito, porque será difícil evitar spoilers.

Três formas de entender todo o contexto de 13 Sentinels: Aegis Rim

Análise: 13 Sentinels: Aegis Rim (PS4) é uma experiência essencial de  ficção científica - GameBlast

Lembram que falei que 13 Sentinels – Aegis Rim é muito além do que apenas um Visual Novel?

Esqueçam aqueles games com imagens estáticas e pouco animadas no mundo do Visual Novel convencional. Este game estende de forma gratificante esse gênero, você não apenas vai interagir conversando com os NPC’s chaves na história, mas poderá andar (embora limitado) pelos cenários em busca de novas informações que serão catalogadas para serem usadas em momentos específicos, poderá tomar algumas decisões que afetarão algum desfecho, mas tudo isso você sentirá, não é apenas o apertar de botão e deixar a cena acontecer.

Em 13 Sentinels: Aegis Rim, você DEVERÁ jogar 2 dos 3 modos de apresentação no desenrolar das histórias. São eles Destruction e Remembrance.

Enquanto no Destruction a jogabilidade vai rolar em RTS (Real Time Strategy), no qual você deve defender sua base das hordas de inimigos a bordo dos robôs gigantes. O combate é intuitivo e não beira a dificuldade, mas também tem a opção de escolher o nível de dificuldade mais baixo caso precise.

Review - 13 Sentinels: Aegis Rim - Gamerview

Vão ser adicionadas novas habilidades aos robôs ao logo da campanha, você poderá comprar novas habilidades e também fazer upgrade na maneira que desejar. A base fundamental pra se dar bem é ter um robô de ataque, um de defesa e outro misto. Mas como o game é bem didático neste quesito, dificilmente o jogador ficará perdido no meio das informações. O combate rolará em turnos em uma visão isométrica.

Prévia: 13 Sentinels: Aegis Rim (Switch), um dos jogos mais aclamados de  2020, ganha sua versão híbrida - Nintendo Blast

Essa progressão em Destruction é fator importante para o desenrolar a história num todo, em momento algum você vai se sentir em um game somente de RTS, pois você saberá que tudo aquilo faz parte da trama e pode confiar, você vai querer ir até o final. Também muitas das histórias bloqueadas só serão reveladas após você cumprir algumas “ondas” neste modo Destruction.

A Jogabilidade em Remembrance é o principal modo do game, neste modo, você comandará a narrativa através do tempo para entender a intrigante história que se passa em tempos de guerra e avança até os períodos de alta tecnologia.

Mas tudo isso é possível através do multiverso, de forma exemplar a narrativa fica tão deliciosa de ser acompanhada que você não quer parar de jogar e te instiga a ir até o final. Ainda mais se você for fã de histórias de guerra, conspirações, viagem ao tempo e seres de outras “outros planetas”.

13 Sentinels – Aegis Rim, tem uma história adulta, com informações tristes em algumas histórias, mas também tem muitos momentos de piadas que as vezes são bestas e inocentes, mas isso é pra quebrar o clima pesado da história do game.

Neste modo, você poderá andar com o personagem num curto espaço apenas para progredir na coleta de informações e pensamentos, mas também tomará algumas decisões em pontos da histórias que entrarão como complemento e progressão e link para outras histórias.

O modo Analysis é como se fosse um catálogo de informações e progressão de tudo que você fez nas histórias. Tire um tempo para ler as informações e curiosidades dos personagens para entender todo o vasto mundo conteúdo que este game tem a oferecer.

Performance e alguns problemas que na realidade não existem

13 Sentinels: Aegis Rim for PS4 Reveals New Characters and New Gameplay

Primeiramente preciso mencionar que o 13 Sentinels: Aegis Rim tem a cara do Nintendo Switch, ainda mais se for jogado no modo portátil.

Todo o conteúdo foi bem portado para o notável console da Big N. Sem queda de frames, sem problemas técnicos, controles precisos, visual bonito, tudo adaptado para rodar com maestria no Nintendo Switch.

Não existe problema nesta versão do game até então (pelo menos eu não encontrei), seja no conteúdo proposto, quando em sua performance. Tudo é muito agradável e dar prazer em jogar, super fluido e interessante!

Alguns podem até reclamar do ponto simplista de como é apresentada as batalhas no comando dos Mechs, até acharia visualmente mais impactante se você pudesse ver os robôs em 3D no campo de batalha, mas o estilo adotado apenas como holograma em forma minimalista causa um certo charme visto que o resto do conteúdo consegue passar muito mais do que apenas estética gráfica neste ponto específico.

No mais: Não tenho muito mais o que falar, esse GAME É IMPECÁVEL!

Especificações do game na e-shop

13 Sentinels: Aegis Rim - A loucura do multiverso poderá salvar a humanidade

ME RECOMENDA?

Você curte conteúdos sobre guerras, conspirações, viagem ao tempo, ficção científica ou robôs gigantes? Sem sombra de duvidas, esse é um game indispensável! Jogue e se surpreenda, mesmo sendo um Visual Novel de essência com passagens por Real Time Strategy, 13 Sentinels: Aegis Rim, esconde muito mais do que aparenta. É um game profundo, repleto de conteúdo e TUDO no game, funciona em perfeita sincronia.

 

13 Sentinels: Aegis Rim - A loucura do multiverso poderá salvar a humanidade
13 Sentinels : Aegis Rim
Veredito
13 Sentinels - Aegis Rim é o supra sumo dos games de narrativa em Storytelling! É praticamente um livro jogável com arte belíssima e uma proposta pra lá de interessante. Jogar esse game é sensação única, contos de guerra, robôs gigantes e muito conteúdo de ficção científica. Apenas Jogue!
Design
100
Trilha Sonora
100
Diversão
100
Gameplay
100
Custo x Benefício
100
Prós
É um Storytelling de altíssima qualidade
A história é um deleite pra quem curte temas como guerras e ficção científica
Várias perspectivas são anexadas em um game com tramas complexas, mas são interessantes a ponto de você querer ir até o final
O modo RTS é impecável como o conteúdo completo, é simples e robusto ao mesmo tempo. E fazer upgrade nos robôs gigantes é pra lá de gratificante
Estilo artístico em 2D de primeira linha
Personagens carismáticos e com personalidade
O game roda perfeitamente sem nenhum problema no Switch e no modo portátil é um espetáculo a parte
Contras
Sinceramente? Não Há
100
Nota Final


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Além de amar cafés, sou apaixonado por games desde 1980, época de ouro! Amor incondicional por Pixel Arts, Índies e Games Excêntricos, o game da minha vida é DEATH STRANDING, sim, esse mesmo!!!! F.C : SW-3494-9190-7812
Raio Raio, Folha Folha