Super Mario Maker

Super Mario Maker 2 – O que era bom ficou melhor!

Falar da franquia Mario sempre é uma grande responsabilidade devido o peso que ela carrega por si só, porém no caso de Super Mario Maker 2 tudo se torna mais prazeroso justamente pela leveza que o jogo carrega em si. Talvez essa seja a palavra que mais defina o jogo num primeiro momento: Leveza. Super Mario Maker 2 tornou-se, para esse que vos fala, o jogo de todos os momentos. A qualquer mero intervalo entre uma atividade ou outra lá estou eu desbravando alguma fase nova ou mesmo criando novos desafios para serem compartilhados.

Mas nem só de leveza vive essa grande obra de arte do Nintendo Switch, pois ela traz em si a missão de manter o legado deixado por seu antecessor que foi um grande Hit no Nintendo Wii U. E para a felicidade geral da nação Nintendista ele cumpre essa missão com louvor, elevando a franquia a outro patamar trazendo muitas novidades cativantes e surpreendentes.

Modo História

Super Mario Maker 2 - O que era bom ficou melhor!
“Tudo estava tranquilo até que…”

Talvez uma das maiores diferenças em relação ao seu antecessor seja a presença de um modo história. E quando falamos modo história estamos nos referindo ao real sentido da palavra. Num belo dia, de maneira acidental, o Undo Dog aperta o botão de reset e acaba demolindo o castelo da Peach. Cabe agora ao Mario reconstruir tudo. A jogada é interessante, pois se serve de um personagem próprio de Mario Maker fazendo referencias ao modo de criação para gerar toda história.

A partir desse ponto seu objetivo é concluir missões que lhe são confiadas por personagens e, com as moedas recebidas a cada missão, reconstruir todo o castelo. As missões são divertidas, com uma dificuldade que cresce de forma gradativa, não sendo um grande desafio para players casuais.

É preciso admitir: A história é básica e um mero pretexto para colocar o jogador diante de desafios que, aos poucos, vão apresentando a utilização de itens e ideias de criação. Podemos dizer que é um modo “tutorial disfarçado”. Contudo o charme dos cenários e a qualidade dos níveis criados pelos desenvolvedores cativam e fazem o modo história uma alegre adição ao novo Mario Maker.

Modo de Criação

Super Mario Maker 2 - O que era bom ficou melhor!
Charmoso e intuitivo!

Criar talvez tenha sido a última coisa que pensei quando comprei Super Mario Maker 2. O que eu queria, de verdade, era simplesmente me divertir com as inúmeras criações disponíveis. Talvez esse seja o pensamento de muitos. Porém tudo acabou no momento que resolvi me aventurar no modo criação. O sistema utilizado pela Nintendo é muito charmoso e intuitivo, fazendo com que qualquer player aprenda em segundos como criar os níveis mais complexos.

A variedade de itens é surpreendente e, a cada fase que crio ou jogo no modo online, fico impressionado com as possibilidades de utilização de cada um deles. Vários itens foram acrescentados nessa sequencia, fazendo com os criadores possam elevar o seu nível ao máximo!

Assim como no seu antecessor, Super Mario Maker 2 permite a escolha dos modos de jogo, fazendo com que a variação de fases cresça ainda mais. Nesse ponto algo que merece destaque também é o novo modo de jogo acrescentado: Super Mario 3d World. A jogabilidade nesse modo é bem diferente das demais, entretanto o acréscimo é muito bem vindo.  Além disso, também merece destaque o modo noturno, que acrescenta as fases criadas alguns novos desafios como mudança de gravidade, vento, etc…

Mas nem tudo são flores. Algo que particularmente senti falta foi a utilização de Amiibos, função presente na versão de Wii U. Acredito que a ausência da função retirou do jogo uma infinidade de personalizações possíveis. Além disso é preciso destacar a ausência de alguns Power-ups que poderiam ser implementados no jogo como o Bumerangue, Ice Flower, entre outros. Seriam bons acréscimos ao jogo.

Modo Multiplayer

Super Mario Maker 2 - O que era bom ficou melhor!
Nintendo, e os meus amigos?

Outra grande novidade que o jogo traz em relação ao seu antecessor é a presença de um modo multiplayer. Agora é possível jogar com outros players tanto online como off-line em modos cooperativos e também competitivos. É um acréscimo genial ao jogo, fazendo com que o seu fator replay se estenda ainda mais.

Então quer dizer que posso jogar com meus amigos? Se eles estiverem na sua casa sim, agora online… Eis o grande problema. A Nintendo ainda não disponibilizou uma maneira de jogar o multiplayer online com amigos, apenas com players aleatórios. Isso gerou uma grande polemica no anuncio do jogo que se estende até hoje. A Nintendo disse que futuramente iria resolver o problema, mas até hoje nada. Ficamos no aguardo de mudanças, em quanto isso vamos sofrendo competindo com pessoas que não conhecemos e tentando subir no Ranque de players.

Veredito

Super Mario Maker 2 - O que era bom ficou melhor!

Trazendo muitos itens e um sistema de criação muito charmoso, Super Mario Maker 2 é sem duvida um jogo indispensável para donos de Nintendo Switch. Ele possui suas falhas como todos os jogos, mas isso não tira a beleza e a genialidade por trás desse grande sucesso. Se você ainda não experimentou essa obra de arte, não perca mais tempo: Seja criando ou se divertindo em criações Super Mario Maker é um jogo essencial para todo fã da franquia Mario!

[rwp_box id=”0″]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Eu sou o Padre Edson, o padre que é fã de joguinhos eletrônicos! Siga-me no twitter, @edson_ribeiro