fbpx
Podcast criado por amantes da Nintendo e do seus jogos. Nele você encontrará notícias, curiosidades, humor e muito mais sobre todo o universo Nintendo.

Guia para o competitivo dos jogos Pokémon – Parte 2

0

Estamos de volta com nosso Guia de Competitivo de Pokemon (veja a primeira parte aqui). Nessa segunda parte iremos falar de uma seção em que muitos assustam, pois acham que é muito complexo, mas relaxem. Garanto que após esse guia você entenderá tudo sem muita dificuldade. Então preparem as pokébolas e vamos lá!

BASE STATS

A Base Stats de um Pokémon determinará a sua força. É um valor de referência para cada um dos STATS que aprendemos na primeira parte do guia.

Cada espécie de Pokemon possui sua Base Stats, sendo isso uma característica de cada espécie. Por exemplo, esses são os Base Stats de um Kingler:

Guia para o competitivo dos jogos Pokémon – Parte 2
Kingler Stats

Em uma avaliação sobre os base stats do Kingler, conseguimos perceber que ele é mais voltado para ataques físicos, então movimentos físicos de um Kingler terão mais força do que movimentos especiais, já que sua base de Atk (130) é muito superior à de seu SpAtk (50). De mesmo modo, vemos que ele também é mais resistente a danos físicos do que especiais, pois sua Def (115) é bem maior do que sua SpDef (50).

Como forma de ajudar a entender se um Pokemon é forte usando apenas como critério apenas o base stats, considere o de valor 100 como bom. De 100 a 120 como muito bom, de 120 a 140 excelente e acima de 140 espetacular. Entre 80 e 100 como mediano, de 60 a 80 ruim e abaixo de 60 muito ruim. Mas isso é apenas para te dar um norte, pois não é somente a base de stats que define se um Pokemon é bom. Devem ser avaliadas as abilities, combinação de Types e movimentos que pode aprender. Além disso, para um Pokemon não é importante que todos os stats sejam altos. Como o Kingler mostrado acima, seu Atk físico é excelente, então não tem problema ele ter um SpAtk baixo, pois ele pode ser usado como um bom atacante físico.

MELHORANDO OS BASE STATS

Aprendemos que os base stats são característicos de cada espécie, porém eles são apenas uma referência. Além da Nature do Pokemon que pode aumentar um Stats (e consequentemente diminuir outro) existem dois fatores “invisíveis” que podem aumentar ou diminuir os Stats de um Pokemon. São eles os IVs e os EVs.

IV – INDIVIDUAL VALUES

Os individual values são pontos que variam de 0 a 31 para cada um dos 6 Stats do Pokemon (HP, Atk, Def, SpAtk, SpDef, Speed). Esses valores em tese não podem ser mudados. A única forma de mudar os IVS de um Pokémon é através de itens introduzidos na sétima geração: Bottle cap (maximiza o IV de um Stats do Pokemon, ou seja passa para 31 independente do valor anterior) e o Gold Bottle Cap (maximiza os IVs de todos os stats de um Pokemon). Porém são itens super raros dentro dos jogos.

Para melhor entender os IV, vamos ver na prática como funcionam. Veja abaixo o Pokemon Mew, que possui 100 pontos de Base stats em todos seus stats.

Stats do Pokémon Mew

No exemplo do Mew, vemos que no level 100, para os mesmo stats, esse Pokemon pode ter diferentes valores finais. Para cada IV que ele possui, maior será o valor final. Na Def, o primeiro caso possui 0 IV, totalizando um valor de 205 nesse stats, enquanto o segundo possui 10 de IV, aumentando o valor final para 215. E assim funciona os IV, para cada 1 IV a mais, mais um ponto no stats daquele Pokemon, podendo ter um valor máximo de 31 naquele stats.

Mas você deve estar se perguntando se isso realmente é importante? Mais a frente você verá como isso fará diferença.

EV – EFFORT VALUES

Por um lado temos os IV que são “imutáveis”, por outro temos os valores por esforço, os EVs. Para cada Stats, os EVs podem variar de 0 a 255, sendo que para cada 4 EVs o Pokemon ganha 1 ponto em um Stats. Para maximizar um stats basta ter 252 EVs naquele stats (se colocar 255, estará desperdiçando 3 pontos). O máximo de EVs que um Pokemon consegue ter é 510.

Esses valores são adquiridos conforme as vitórias daquele Pokemon. Cada Pokemon quando derrotado dá ao vencedor uma quantidade determinada de EVs. Por exemplo, um Bulbasaur dá 1 EV em SpAtk quando derrotado. Para que eu maximize o SpAtk do meu Pokemon eu teria que usar ele para derrotar 252 Bulbassaur. Parece algo bastante demorado, mas acalme-se, pois existem maneiras que agilizam esse ganho e isso varia conforme o jogo. Mas caso tenha interesse em saber quantos EVs cada Pokemon dá ao ser derrotado clique nesse link.

Como havia dito, existem modos de agilizar o treinamento dos EVs. Nos jogos existem vitaminas que quando dadas ao Pokemon dão a eles 10 pontos no stats correspondente. Além disso, existem itens que quando equipados no Pokemon no Pokemon dão mais EVs no stats correspondente (na 6a geração e anteriores dão 4 EVs a mais e na 7a geração dão 8 EVs). Conforme o jogo, as formas mais eficientes de treinar os EVs podem variar, sendo em XY é possível otimizar o processo com as Hordes e em SM com o SOS Battles. Esses processos podem fazer com que em menos de 20 minutos você maximize os EVs de um stats de um Pokémon sem dificuldade.

Guia para o competitivo dos jogos Pokémon – Parte 2
Itens que melhoram Stats

As vitaminas e os itens referentes a cada status são obtidos dentro dos jogos.

Nos jogos da 6ª geração há uma função chamada Super Training que permite treinar os Evs de um Pokemon por meio de mini games. Além disso, nessa mesma função é possível ver graficamente os avanços de EVs de cada pokemon, como visto abaixo:

Super Training

Já nos jogos SM e USUM, para verificar os EVs se tornou mais fácil, basta ir no menu do Pokémon e pressionar Y e aparecerá o nível dos EVs. Um exemplo abaixo de um Pokémon com vEVs treinados em Atk, SpAtk e Speed:

Guia para o competitivo dos jogos Pokémon – Parte 2
Visualização de EVs

E caso você tenha treinado seu Pokémon em um stats sem querer ou caso apenas queira mudar a distribuição de EVs, não se preocupe. Existem Berries que quando dado aos Pokemon irão reduzir em 10 EVs conforme os stats referente a cada uma. A lista dessas Berries está a seguir:

Berries

E ISSO TUDO É REALMENTE IMPORTANTE?

Talvez você esteja pensando se tudo isso realmente influencia no competitivo. E a resposta é: com toda certeza! Lembra do exemplo do Mew? Veja abaixo um Mew com 0 Ivs e 0 Evs em todos os stats e nature neutra (sem aumento/redução em nenhum stats) em comparação com um Mew feito para ser um atacante especial, com máximos IVs em todos os stats, EVs treinados em Speed e SpAtk e nature que favoreça o SpAtk dele.

Guia para o competitivo dos jogos Pokémon – Parte 2
Mew sem treinamento, com 0 IVs em todos os stats e nature neutra
Mew com nature que aumenta SpAtk, 31 IVs em todos os stats e treinamento de EVs em Speed, SpAtk e o restante em HP

Como observado, foi possível aumentar um stats (SpAtk) de um mesmo Pokémon em 123 pontos! Então se havia dúvida se isso tudo faria diferença, pode ter certeza que sim, porque nesse caso foi um aumento de 60% em força.


Na terceira parte, iremos explicar os modos de torneios competitivos relacionados aos jogos de Pokémon e como funcionam, falta pouco para você estar preparado para entrar de vez no mundo competitivo da franquia. A parte 3 será lançada nos próximos dias, então fique atento ao site e nossas redes sociais – links no rodapé.

Não fique de fora também do nosso sorteio no Instagram, você pode ganhar uma cópia de Pokémon Sword ou Shield, a sua escolha! Clique aqui e confira!

Você pode gostar também
Comentários
Carregando...