fbpx
Podcast criado por amantes da Nintendo e do seus jogos. Nele você encontrará notícias, curiosidades, humor e muito mais sobre todo o universo Nintendo.

Um Guia para a Arte do Breeding em Pokémon

Atenção Treinadores, nesse guia eu disponibilizei algumas localizações e informações que podem ser Spoilers de Sword e Shield, como aonde pegar tal Pokémon e tal item. Por favor fiquem atentos caso não queiram Spoilers do jogo.

Ric Avisa

Salve Treinadores Pokémon!

Depois de termos falado sobre o modo competitivo de Pokémon, eu gostaria de falar sobre como começar a aplicar esses novos conhecimentos no jogo, com uma ferramenta muito útil chamada Breed.

“Breedar” um Pokémon significa colocá-lo em um Daycare ou Nursery para que depois de um tempo apareçam os ovos (quando um Pókemon ama outro Pókemon, as vezes coisas acontecem) de Pokémon.

As Nurseries de Pokémon Sword e Shield ficam localizadas na Rota 5 e na Wild Area, na parte da Bridge Field.

O primeiro passo é saber em qual Egg Group o Pokémon que se quer breedar está. Existem 15 tipos de egg group, e essa informação não está disponível in-game, infelizmente.

Somente Pokémon do mesmo egg group geram ovos, caso sejam deixados no daycare/nursery. A espécie de Pokémon que vai nascer é definida pela fêmea, enquanto o macho passa os possíveis egg moves (isso foi alterado na geração 8, aonde o Pokémon pode aprender o egg move ficando na Nursery com um pokemon que saiba o move).

Os moves que um Pokémon pode saber ao nascer são os seguintes:

  • Por padrão, o filhote nasce sabendo todos os moves que ele aprende no level 1.
  • Se ambos os pais sabem um move que o filhote aprende ao evoluir, ele vai herdar esse move.
  • Se o pai ou a mãe souberem algum egg move compatível com o filhote, ele vai herdar esse move.
  • Caso o filhote possa nascer com mais de 4 moves, a prioridade é a seguinte: Volt Tackle, eggmove da mãe, egg move do pai, TM e HM, moves de evolução e moves padrão.

A forma mais fácil de burlar a compatibilidade dos Egg Groups é usar a grande estrela do Breeding: o Ditto. Ditto pode Breedar com qualquer Pokémon capaz de gerar ovo.

Ditto só pode ser capturado no Lake of Outrage na Wild Area após o upgrade na Bike na rota 9, ou também em raids.

Como já foi falado(e muito bem) sobre IVs, cabe a mim explicar como conseguir os melhores IVs para o seu Pokémon. A melhor maneira é fazendo o Pokémon segurar um Destiny Knot , já que desde a geração VI esse item faz com que 5 dos 12 IVS combinados dos pais passem para o filhote.

O destiny knot pode ser comprado no Pokecenter de Hammerlocke, usando battle points.

Quanto a Nature, ela é gerada randomicamente, a menos que um dos Pokémon segure uma Everstone, que faz com que a nature dele sempre passe para o filhote.

Em Sword e Shield, a Everstone pode ser encontrada do lado de fora do Turffield Stadium, o gym de planta.

Breeding especiais

Alguns Pokémon possuem características especiais durante o processo de breed. Caso eles segurem um determinado item, em geral um tipo de incenso, o filhote muda para a forma baby da linha evolutiva.

Como por exemplo:

  • Marill e Azumarill, caso segurem um Sea Incense, o filhote será o Azurill.
  • Wobbuffet, caso segure um Lax Incense, o filhote será um Wynaut.
  • Roselia e Roserade, caso segurem um Rose Incense, o filhote será uim Budew.
  • Chimecho, caso segure um Pure Incense, o filhote sera um Chingling.
  • Sudowoodo, caso segure um Rock Incense, o filhote será um Bonsly.
  • Mr Mime, segurando um Odd Incense, gera um Mime Jr.
  • Chansey e Blissey, segurando um Luck Incense, geram uma Happiny.
  • Mantine, segurando um Wave Incense, gera uma Mantyke.
  • Snorlax, segurando um Full Incense, gera um Munchlax.
  • Um Pikachu que segure uma Light Ball ira gerar um Pichu que sabe Volt Tackle.
  • O Pokémon Mítico Manaphy é o único Pokémon Mítico ou Lendário de breed (com o Ditto) gerando o Phione.

Lembrando que alguns desses Pokémon não estão disponíveis na dex de Pokémon Sword & Shield.

Herdando habilidades

A fêmea tem 80% de chance (60% se for Hidden Ability) de passar sua Ability pro filhote. Os machos possuem uma chance de 60% de chance de passar sua HA desde que breedem com Ditto. A habilidade do Ditto é sempre irrelevante para o Breeding. Se o filhote não herdar a habilidade dos pais, ele só pode nascer com uma de suas abilities que não seja a Hidden.

Herdando Pokébolas

A pokébola da fêmea sempre é herdada pelo filhote, desde que o par do breed seja um Ditto. Se for um macho da mesma espécie, 50% de chance de vir a pokébola do macho e 50% de vir a da fêmea. Cherish Ball e Master Ball não podem ser herdadas e contam como pokébolas comuns.

O método Masusa (nomeado em homenagem a Junichi Masuda, diretor da GameFreak) consiste em um método para tentar obter um Pokémon Shiny mais facilmente.

A probabilidade de encontrar um Pokémon Shiny, seja por breed ou wild, é de 1/4096 normalmente, mas usando o método essa proporção aumenta em 6 vezes, ficando 6/4096 ou 1/683 para Pokémon breedados. Os Pokémon devem ser de regiões diferentes, ou seja, possuírem linguagens diferentes. O modo mais comum entre os players é obter um Ditto 6 IV31 japonês, sendo Shiny ou não.

Esse dito já serviria como matriz de IV 31, segurando o Destiny Knot e também como ativador do método Masuda.

Recebemos o ovo da Nursery/Daycare. E agora?

O tempo de incubação do ovo depende do numero de ciclos necessários para ele eclodir. Ciclos são a quantidade de passos dentro do jogo (seja andando ou de bicicleta) necessários para que o ovo choque. Os ciclos variam de acordo com o Pokémon, sendo os Pokémon do tipo dragão conhecidos por seus ciclos bem longos.

Esses ciclos podem ser cortados pela metade se um Pokémon da Party tiver a habilidade Flame Body (encontrada no Carkol e na sua evolução Coalossal como segunda habilidade e como Hidden na família evolutiva da Sizzlipede).

Em Resumo, para um Breed perfeito precisaríamos de:

  • Destiny Knot
  • Ditto estrangeiro com 6 IVs 31
  • Pokémon desejado na nature correta com egg moves
  • Everstone
  • Pokémon com Flame Body

Claro que o exemplo acima não é regra, mas poupa um bom esforço. Espero que o guia ajude vocês nessa nova aventura!

Boa Sorte Trainers e bom Breeding.

Fonte Bulbapedia Masuda Method
Você pode gostar também
Comentários
Carregando...