fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Wunderling

Wunderling – Os Puzzles da vida de um Goomba

Imagine tal cenário: Super Mario World – Mundo 1-1, o primeiro Goomba que você derrota, ganha uma nova vida e, mesmo com suas limitações de jogabilidade, tenta ter sua vingança contra o herói Mario que está em busca de sua princesa.

Este é basicamente o plot de Wunderling, em que você é um capanga da bruxa Kohlrabi que tenta derrotar Carrot Man, o herói dessa história, que está em busca de salvar a Princess Pea (familiar, não é?) das garras da feiticeira.

É divertido olhar por entre os panos de um jogo plataforma que conhecemos tão comumente pelos olhos do herói. E Wunderling mistura esses elementos de plataforma com um jogo de puzzles bem divertido e desafiador.

Você, como qualquer capanga, anda automaticamente e só muda de direção em seu caminho quando encontra um obstáculo. E assim, com essas limitações (mas com a ajuda de alguns power-ups) que você deve desvendar os quebra-cabeças de cada fase para avançar na história em busca de derrotar Carrot Man.

Um puzzle em pele de plataforma

Wunderling é, em suma, um jogo puzzle com (muitos) elementos de plataformas. Os cenários, os colecionáveis, os power-ups, (e as passagens secretas) tudo deve ser usado para você resolver o puzzle de como sair da fase em questão para seguir na sua missão de encontrar e derrotar o herói.

Como seu personagem anda automaticamente, você deve achar o final de cada fase somente com o pulo (e outras habilidades que você ganha, seja pela feiticeira Kohlrabi ou por power-ups) na hora certa e no lugar certo para bater em uma barreira e mudar de direção quando necessário. Isso sem morrer pelos obstáculos do jogo, ou quando sua vida começa a diminuir.

Você necessita coletar botões de flores durante a partida para permanecer vivo, se ficar um tempo sem coletar sua vida começa a se esvair até você se desintegrar. Todos esses elementos juntos e com um level design de fases com desafios e dificuldade que cresce conforme você avança no jogo torna Wunderling uma experiência única, mesmo que traga toda a nostalgia de um jogo clássico de Super Nintendo que você poderia ter jogado na infância.

Colecionáveis, Trilha Sonora e Metalinguagem

Wunderling traz bastante elementos dos jogos plataforma consigo, são colecionáveis como diversas roupas para você customizar o seu “vegetal”, músicas 8-bit que não tem todo o poder, a lembrança e a eternidade das músicas de jogos clássicos antigos, mas chegam perto e tem certos toques que lembram pedaços de músicas de jogos conhecidos, e também páginas do diário da Princess Pea para você conhecer melhor a história.

Não só os designs das fases, a arte e os elementos, mas a história também é toda “sugada” de jogos antigos, contudo há diferenças, afinal você está olhando ela com outros olhos agora. Você vai começar a enxergar algumas coisas como elas são realmente. Até as “boss fights” (mesmo que poucas) são encaradas diferentemente aqui e são uma outra parte divertida do jogo.

Wunderling não só olha a história pelos olhos do inimigo, mas também vê pelos olhos do jogador. O jogo está recheado de referências (até um “Rei Tartaruga” é mencionado), tem um humor na medida e uma metalinguagem que deixa cada momento ainda mais divertido. Ver que seus personagens sabem que estão dentro de um jogo e de um jogo clássico, deixa a experiência ainda mais prazerosa.

O Super Mundo do Outro Lado

Em tempos de heróis que pulam nos oponentes, Wunderling te convida a ver o jogo de um modo diferente. A ver o jogo pelos olhos do capanga em busca de vingança, a ver o jogo que sabe que é um jogo, e a ver os quebra-cabeças por trás de um jogo plataforma.

Wunderling é um jogo indie retrô que é uma grande homenagem à jogos clássicos da nossa infância, sem apenas fazer mais do mesmo. É inovador, divertido, desafiador e, acima de tudo, um clássico.

9 / 10 Nota Final
Prós
- Diversos Colecionáveis
- Arte 8-Bit Impecável
- Muitas Fases
Contras
- Música Não Tão Impactante
- Poucas Boss Fights
- Alguns Elementos Pouco Usados
- Poderia Ter Mais História
Resumo
Com um humor meta na medida, referências a clássicos jogos plataforma e uma jogabilidade nova aplicada à um estilo apaixonante, Wunderling inova na diversão e é uma baita carta de amor à nostalgia dos jogos antigos de Super Nintendo.
Design
Trilha Sonora
Diversão
Gameplay
Custo x Benefício

[Nota do Editor: Wunderling foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela desenvolvedora Retroid Interactive para avaliação.]