fbpx
Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Super Mario 35 anos: 35 fatos interessantes

Super Mario 35 anos: 35 fatos interessantes

Já são 35 anos jogando e se divertindo com nosso encanador favorito da Nintendo, e para comemorar os 35 anos de Super Mario, compilamos uma lista de 35 curiosidades e fatos interessantes sobre o mascote da companhia japonesa, veja abaixo:

  1. Jumpman – A primeira aparição de Mario foi no jogo arcade Donkey Kong e, ainda sem nome, era chamado de Jumpman, 4 anos antes de ganhar sua própria franquia com o Super no nome.
  2. Popeye – Originalmente o jogo arcade de Donkey Kong era para ser um jogo de Popeye, com o marinheiro no lugar do personagem Jumpman, Brutus no lugar do Donkey Kong e Olivia Palito seria a donzela em perigo. Sem conseguir os direitos da adaptação, Miyamoto então trocou os personagens.
  3. O famoso bigode – Um dos elementos que mais definem Mario, seu bigode, só existiu por conta das limitações de pixels dos jogos antigos. Para termos a distinção de um rosto, o bigode foi imprescindível para criar a ilusão com os poucos pixels disponíveis.
  4. O famoso macacão – Também por conta dos pixels, o macacão (a roupa, não o Donkey Kong) de Mario foi uma boa escolha para definir os pontos de movimento e distinguir os braços do personagem.
  5. Cano vs. Rato – Mario é o personagem mais famoso da história dos videogames e talvez seja o personagem mais famoso de todos os tempos. Em uma pesquisa de 1990 feita pela Marketing Evaluations, Mario foi considerado mais popular (e reconhecível) entre as crianças do que Mickey Mouse.
  6. Mais vendido – Super Mario Bros., para NES, é, ainda hoje, o jogo mais vendido da franquia com 40,24 milhões de cópias1 e muito se deve ao ser o título que acompanhava o console, que vendeu um total de 61,91 milhões de unidades1.
  7. Segundo mais vendido – Super Mario Bros. também é o segundo jogo mais vendido de todos os tempos entre todos os consoles, perdendo apenas para Wii Sports com 82,90 milhões de cópias vendidas1. O título que também vendeu muito devido a estar aliado a vendas de Wii, o console de mesa mais bem vendido da Nintendo.
  8. Tema do Mario – O tema principal do jogo, conhecido como ‘Ground Theme‘, foi composto por Koji Kondo e tornou-se icônica, sendo uma das peças musicais mais reconhecíveis já gravadas. A música permaneceu nas paradas de ringtone da Billboard por 125 semanas.
  9. Voz do Mario – Desde 1995, a voz de Mario é dublada por Charles Martinet. Ele também dá voz a Wario e Luigi.
  10. Doki Doki Panic – Você sem dúvidas já deve saber, mas o Super Mario Bros. 2 lançado pela Nintendo of America em 1988, não foi realmente o segundo jogo da franquia. O Super Mario Bros 2 original (hoje chamado de Super Mario Bros.: The Lost Levels) foi projetado como uma versão mais resistente do primeiro jogo e lançado para suportar o Famicom Disk System, um novo add-on para a versão japonesa do Nintendo Entertainment System. No entanto, foi considerado muito difícil para o lançamento ocidental, então os EUA e a Europa utilizaram o jogo de 1987 Yume Kojo: Doki Doki Panic como base e mudaram sua aparência para se tornar o conhecido Super Mario Bros. 2.
  11. Birdo e Shy Guy – Curiosamente, foi em Super Mario Bros. 2 (a versão re-skin) em que Birdo e Shy Guy fizeram sua primeira aparição na franquia, e eram inimigos do jogo original.
  12. Os trabalhos de Mario – Mario é oficialmente um encanador (e tem mais 6 outros trabalhos), mas o mascote já foi “contratado” em várias áreas, como médico, carpinteiro, arqueólogo, chef e muito mais. Temos uma matéria especial sobre os trabalhos do bigodudo, clique aqui e leia.
  13. Mascote Nintendo – Mario tem, no mínimo, um jogo lançado para cada um dos consoles principais comercializados pela Nintendo.
  14. Livro do Guiness – A série Super Mario Bros. está no Guinness Book of Records como a franquia de jogos de maior sucesso de todos os tempos. Atualmente, possui vendas globais de mais de 555,35 milhões de unidades2.
  15. Livro do Guiness 2 – O videogame mais caro vendido em um leilão online é uma cópia lacrada de 1985 do Super Mario Bros. original para o NES, que foi vendido por US$114.000,00 em um leilão online organizado pela Heritage Auctions, em 12 de julho de 20202.
  16. Livro do Guiness Brasil – O título de término mais rápido de Super Mario World pertence a um brasileiro. O jogador “FURiOUS” de Garopaba, Santa Catarina, Brasil, terminou o jogo de SNES em 41,866 segundos, em 19 de Junho de 20182.
  17. Luigi – O nome do famoso irmão do Mario tem sou nome derivado de um trocadilho com a palavra Ruiji que em japonês significa “similar” além da base italiana como seu irmão.
  18. Filme – Super Mario Bros. de 1993 foi o primeiro filme live action de adaptação de jogos para as telonas e teve um péssimo recebimento, tanto pela crítica quanto pelo público. Diversos problemas internos ajudaram na conclusão de um filme bastante confuso.
  19. Filme 2 – O infame live action no entanto não foi a primeira tentativa de Super Mario nos filmes. Em 1986, um longa-metragem animado do encanador foi produzido chamado de Super Mario Bros.: The Great Mission to Rescue Princess Peach!
  20. Portátil – Lançado em 1989, Super Mario Land foi o primeiro grande jogo Mario em um console portátil da Nintendo. Ele foi desenvolvido sem Miyamoto e vendeu mais de 18 milhões de cópias1.
  21. Princesa Daisy – Super Mario Land também foi o primeiro jogo a apresentar uma nova personagem feminina, Princesa Daisy, substituindo o interesse amoroso usual de Mario, Princesa Peach.
  22. 3D – Super Mario 64 é o primeiro jogo em 3D de Mario, lançado para o Nintendo 64 em 1996 e é o quarto jogo mais bem avaliado de toda franquia, atrás de Super Mario Odyssey (Switch), Super Mario Galaxy 2 (Wii) e Super Mario Galaxy (Wii).
  23. Cérebro – Jogar jogos de plataforma como Super Mario 64 pode ajudar a melhorar suas funções cerebrais, segundo um estudo publicado em 2017. Veja mais sobre o estudo clicando aqui.
  24. Jogos – Mario já apareceu em mais de 200 jogos até hoje!
  25. Sobrenome – Os jogos são chamados Super Mario Bros. indicando que Mario poderia ser o sobrenome dos irmãos titulares, no entanto, não há nenhuma referência a seus sobrenomes na franquia principal. O nome completo Mario Mario foi só utilizado no filme live action de 1993 e em alguns guias de jogos spinoff como Mario Party 2 e Mario e Luigi: Super Star Saga.
  26. Super Mario 128 – Uma sequência de Super Mario 64 foi planejada e teve até demo apresentada na Nintendo Space World em 2000. Mas devido ao fracasso do add-on Nintendo 64 DD, o jogo nunca foi terminado e lançado.
  27. Super Mario Galaxy – A demonstração da sequência de Super Mario 64 foi o que inspirou o designer Yoshiaki Koizumi para a criação de Super Mario Galaxy. A apresentação mostrava dezenas de pequeninos Marios andando em uma superfície ligeiramente curva. Durante a era Gamecube, o designer pensava que níveis inteiramente esféricos dariam um ambiente interessante para Mario, mas Miyamoto aparentemente não se convenceu no início. Finalmente, Koizumi exibiu vários níveis de teste e o projeto recebeu sinal verde para o Wii.
  28. Jogo mais bem avaliado – Super Mario Galaxy e sua sequência, Super Mario Galaxy 2, são respectivamente o 6º e 7º jogo mais bem avaliado da história, segundo o Metacritic3. E são os primeiros jogos do encanador na listagem.
  29. Wario – A primeira aparição da versão malvada de Mari, Wario, foi em Super Mario Land 2, para Game Boy. Ele foi desenhado por Hiroji Kiyotake, que também criou Samus Aran, a heroína da série Metroid. O nome de Wario é uma combinação de Mario com o adjetivo japonês ‘warui‘ que significa mal.
  30. Inimigo – Mario também já foi o antagonista! Donkey Kong Jr, a sequência de Donkey Kong em 1982, é o único jogo em que Mario estrela oficialmente como o antagonista. Ele prendeu o pobre Donkey Kong em uma gaiola e o filho do macaco deve resgatá-lo. No material promocional do jogo, Mario ganha até um bigode especialmente torcido, destacando sua natureza maligna.
  31. Reino dos Cogumelos – Super Mario Bros. foi o primeiro jogo ambientado em Mushroom Kingdom, o reino de fantasia de longa duração e em constante evolução de Miyamoto. Em contraste, Super Mario World se passa em Dinosaur Land e Super Mario Land se passa em Sarasaland.
  32. The Legend of Zelda – Bem antes de se encontrarem em Super Smash Bros., duas das grandes franquias da Nintendo já haviam se misturado. O ato de cavalgar um cavalo em The Legend of Zelda: Ocarina of Time, por exemplo, foi primeiro um teste implementado em Super Mario 64.
  33. Miyamoto – O último trabalho como diretor do homem por trás da franquia Mario foi Super Mario 64. De lá para cá, Miyamoto tem sempre estado em uma posição de supervisor apenas.
  34. Bowser – Você sabia que no jogo Super Mario Bros. todos os Bowser’s antes do confronto final são na verdade outros inimigos se passando pelo chefão? Se você derrotar o chefão sem derrubar ele na lava irá ver a sprite de outro inimigo na animação de derrota.
  35. Odyssey – O título da primeira música do primeiro disco lançado oficialmente com a trilha de Mario chama-se 1986 Super Mario Bros. Odys-sey. Isso mais de 30 anos antes do lançamento de Super Mario Odyssey para Nintendo Switch.

1Fonte: vgchartz.com – atualizado em 13/09/2020
2Fonte: guinnessworldrecords.com – atualizado em 13/09/2020
3Fonte: metacritic.com – atualizado em 13/09/2020

Neto Verneque
O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.