Wind Peaks - encontre arte e gameplay dentro de uma história divertida

Wind Peaks – encontre arte e gameplay dentro de uma história divertida

Wind Peaks é uma bela experiência de puzzle, cheia de carisma, arte delicada estilo Gravity Falls e muito gostinho de quero mais.

Wind Peaks, da desenvolvedora Actoon Studio, é um quebra-cabeça e jogo de objetos escondidos que te leva a visitar um mundo encantador no melhor estilo “Gravity Falls”. Muitos indies de quebra-cabeça tem seguido essa direção artística e tem trazido jogos que valem muito a pena a experiência, como é o caso de Carto e TOHU. Enquanto muitos jogos de estúdios independentes no estilo plataforma seguem a linha artística de retrô e pixel art, os jogos puzzle tem ido para um lado mais artístico carismático. Wind Peaks não é diferente à esse padrão, mas destaca-se em determinadas comparações e é uma boa, e bela, experiência em quebra-cabeças.

Encarando o Desconhecido

Wind Peaks conta a história de um grupo de escoteiros que em uma de suas aventuras encontram um mapa do tesouro e começam uma jornada por uma floresta mágica repleta de elementos misteriosos. Um possível pé-grande, gatos danados, totens misteriosos e muita aventura vai levar você entre os vários cenários carregados de detalhes com uma arte incrível que o jogo te apresenta e te convida para explorar.

E nem só de objetos escondidos vive o jogo, e por isso que ele consegue se destacar, apresentando pequenos puzzles, colecionáveis, missões secretas e muito mais para manter a jogabilidade ainda mais interessante. Em um momento você está jogando garrafas no lixo e em outro tirando fotos de animais escondidos na selva. É realmente interessante toda a atmosfera criada pela arte, pelos sons ambientes bem feitos, até pela trilha sonora sutil demais e tranquila e também pelos elementos do jogo que você deve buscar e os quebra-cabeças que se apresentam, pois eles levam a história a frente.

O plot do jogo é bem trabalhado, mesmo em poucas apresentações entre os estágios, mas os elementos também fazem parte da história e isso é muito interessante. A história é dividida em 15 episódios e apresenta um “Temporada 1” ao final do jogo (que inclusive tem um twist bem interessante), indicando a possibilidade da continuação da história e se há algo em que o jogo peca é exatamente o tamanho da jogatina.

Wind Peaks - encontre arte e gameplay dentro de uma história divertida

Mistérios Desenhados

Com uma arte única e bela, uma trilha sutil mas que casa com o jogo, mecânicas interessantes que saem do apenas “objetos escondidos” para outros pequenos puzzles espalhados e elementos que movem a história para frente, Wind Peaks é um jogo muito interessante, mas que passa muito rápido. Diferente de, por exemplo, Hidden Through Time (que tem 7 fases por era, 4 eras e ainda 2 DLCs), Wind Peaks conta com um total de 15 fases, que são unidas pela história e passam muito rápido. Você pode completar o jogo todo em apenas 1,5 hora se focar e se utilizar os atalhos apresentados pelo jogo (você pode ganhar a indicação de algum item se quiser após aguardar 2 minutos) pode ainda ser mais rápido.

Infelizmente é uma experiência muito interessante, mas muito rápida, deixa muito um gosto de quero mais, ainda mais que o jogo é muito bem trabalhado artisticamente e com uma história simples, mas bacana. Algumas mecânicas também precisam ser melhor adaptadas ao Nintendo Switch. No computador, muito fica mais simples com o mouse e o teclado. Em certo momento de uma fase não consegui usar os botões para arrastar umas pedras para resolver um enigma, acabei tendo que usar o touchscreen para que funcionasse. Claro que foi em um único momento e não me tirou da experiência, mas mesmo assim é algo que deve ser supervisionado.

Resolvendo os Enigmas

Wind Peaks é uma experiência, uma experiência rápida, mas uma bela experiência. Enigmas, objetos escondidos, uma história simples, mas cativante, uma arte delicada e muito bem trabalhada, bons efeitos sonoros e ambientação com trilha sonora, que é muito rápida para toda a qualidade que tem e pelo preço de R$54,99 (R$38,49 em valor promocional). Vale muito a pena pegar em algum valor promocional e usando alguns Gold Points se você tiver e se você for fã do gênero.

[rwp_box id=”0″]

[Nota do Editor: Wind Peaks foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela Actoon Studio para avaliação.]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

O corpo do Mario. A sociabilidade do Link. A fome do Kirby. E tão vencedor na vida quanto o Ash Ketchum.