RESPONDE NINTENDO #5 – Desmentindo o que falam sobre o Nintendo Switch

RESPONDE NINTENDO #5 - Desmentindo o que falam sobre o Nintendo Switch

O Responde Nintendo de hoje, 2 de Abril, do canal Coelho no Japão vem desmentir algumas mentiras que falam sobre o Nintendo Switch, confira abaixo!

#1 – O Switch tem hardware FRACO, ele é mais fraco ou tão potente quanto o PS3

Sim, é sério! Tecnicamente falando, o WiiU tinha 260Gflops e 2GB de Ram, e o PlayStation 3, 230 Gflops e 256 MB de Ram na memória, ou seja, o WiiU era mais potente que o PS3, e o Switch é ainda mais potente que o WiiU! Pois ele tem 1 TERAflop e 4 GB de Ram (inclusive quem pediu que tivesse 4 de Ram foi a Capcom, e agora vimos o porquê com Monster Hunter Rise).

Mas se números isolados não convencem, experimente ver comparações de jogos PS3 e Switch, você vai ver que o Switch sempre está melhor que o PS3.

GRID
Resident Evil 6
Skyrim

E por fim, o PS3 teve poucos jogos a 1080p, a grande maioria era 720p, o Switch possui jogos como Super Smash Bros. Ultimate que rodam 1080p, 60 fps com OITO jogadores simultâneos, e que podem ser 16 se escolher Ice Climbers que é um personagem duplo, 8 vezes:

Fora Monster Hunter Rise:

#2 – O Switch é um console secundário

Quando se tem mais de uma plataforma, quem é o secundário de quem é completamente pessoal. Eu mesmo tenho aqui meu PlayStation 4 e sinceramente, ele é DE LONGE meu console secundário, qual eu jogo mais games e gasto mais tempo é, com certeza, o Switch.

Sua plataforma primário pode ser um PC e seu PlayStation 5 secundário, ou o seu PC não é muito bom e ele é secundário só pra você jogar algum Moba ou MMO. De repente o seu console primário é um Game Boy Advance. Então quem é o primário ou secundário, não existe regra. Outro caso é como do muita gente que SÓ TEM o Switch de plataforma para jogar. Então às vezes o Switch é não só o primário como única plataforma da pessoa.

E muita gente está em um dos dois casos.

Então se você tem receio de que só dá pra ter Switch se já tiver outro console, isso é mentira, pois depende de que jogos você quer mais jogar. Tem gente que vai jogar Super Smash Broa. Ultimate a a geração toda e um ou outro jogo singleplayer num Xbox, só pra alternar.

#3 – “Ah, mas quem tem só Switch perde muito jogo bom da geração”

Isso não é obvio?

É fato que com 3 consoles, PC e mobile, e todos com seus exclusivos, é muito difícil ter uma plataforma só e aproveitar tudo que uma geração tem a oferecer. Mesmo que você tenha aí um Playstation 4, você fica sem The Legend of Zelda: Breath of the Wild, sem Gears 5, sem Counter Strike, sem League of Legends, sem Super Smash Bros. Ultimate, sem Mario Kart, sem Mario Odyssey, sem Xenoblade, sem Forza

Então é normal os gamers terem mais de uma plataforma para essa perda ser menor e aí uma dessas duas serem o Switch, mas isso não quer dizer que o Switch só serve como segunda opção, e sim que ele é uma ótima primeira ou segunda opção, tanto pela sua proposta que é a mais diferenciada ou pelos seus exclusivos.

E falando neles….

#4 – “O Switch só tem/só serve para exclusivo”

Acompanhem o canal Coelho no Japão que a gente posta toda semana os lançamentos, top 30 de cada trimestre e várias outras sugestões. Atualmente, o Switch possui mais de 5.300 softwares na eShop, ja excluindo conteúdos adicionais (DLCs e expansões). ‘’Ah, mas 90% é jogo ruim, irrelevante, e num sei o quê”, ainda que seja, se 90% é ruim, 10% de 5.000 são 500 jogos!

Em Novembro, a gente levantou um super ranking dos 200 melhores jogos do Switch e todos os 200 são muito bons, tanto que Gris que é excelente e bem premiado ficou em 200º. E nos comentários muita gente disse que a gente esqueceu de tal jogo, e não, a gente não esqueceu, ele que não entrou mesmo, pois a verdade é que existem muito mais de 200 bons jogos pra se adquirir na plataforma, e a lista de lançamentos ainda tá longe de parar, pois o Switch só começou a segunda metade da vida segundo a Nintendo!

Então, se você tinha receio de ter um Switch e só ter exclusivo, desencana que isso é fake news.

#4,5 – “Mas tendo um Playstation 5 que roda os jogos multiplataforma muito melhores, fica sem sentido ter um jogo multi no Switch, por isso eles não contam”

Isso com certeza PODE ser uma verdade PARA VOCÊ, mas pensando no público em geral, tem que lembrar que:

  1. Nem todo mundo tem outra plataforma.
  2. Muita gente dá preferência à portabilidade em vez dos gráficos.

Quem tem um PC bom e um PS4, o PC também roda melhor que o PS4 (Até que o PS5 dependendo da máquina que você tem) e isso torna o PS4 uma máquina inútil pra multiplataforma? Não! Isso é uma coisa que irrita, sempre que a gente fala de bons jogos do Switch e cita um jogo multi, vem alguém falar “ah mas esse jogo tem no Playstation/Xbox também, não conta”, ué, por quê não conta? Você desconsidera um jogo de Play/Xbox só por quê tem no PC?

E por último:

#5 – Os exclusivos do Switch só vendem tanto por falta de opção

A síntese desse argumento é que os jogos vendem tanto não por mérito deles, e sim por quê… “ah, só tem isso no console mesmo”. A gente já desmentiu que só tem exclusivo no console, mas é fato que as vendas dos exclusivos, estão em outro patamar, Animal Crossing e Mario Kart já passaram de 30 milhões de unidades, o Switch já tem mais de 10 jogos com mais de 10 milhões, Super Smash Bros. Ultimate é o jogo de luta mais vendido de todos os tempos, enfim, é um negócio de louco mesmo.

Mas de longe isso não ocorre por falta de opção, motivos:

  1. Muita gente tem mais de uma plataforma, então mesmo se só tivesse exclusivo, ainda assim, quem tem duas plataformas precisaria escolher entre um lançamento no Xbox ou um lançamento no Switch, o próprio Animal Crossing saiu junto com Doom Eternal, e..deu no que deu… Breath of the Wild saiu uma semaninha depois de Horizon Zero Dawn, e a Nintendo sempre lança jogo no fim de ano, tipo Novembro, que é o grande período de lançamento das grandes produtoras, Call of Duty, Assassin’s Creed, etc… E isso não impede os jogos de venderem.
  2. O Switch é, desde o Super Nintendo, o console da Nintendo que mais tem opção de jogos, e pela lógica, se o Switch tem mais opção do que, por exemplo, o 3DS que também vendeu 75 milhões de unidades, o 3DS deveria vender mais exclusivo, certo? Mas o jogo mais vendido do 3DS foi Mario Kart 7 com menos de 19 milhões… 14 milhões a menos que Mario Kart 8, mesmo a diferença do Switch pro 3DS ser de mais ou menos 6 milhões… No Wii que tinha bem menos jogos que o Switch, The Legend of Zelda: Skyward Sword vendeu mais ou menos 5 milhões, já Breath of the Wild já vendeu 20 milhões… E contando…

A verdade é que esses recordes de vendas dos exclusivos é devido ao encontro de três fatores:

  1. O Switch tem uma proposta chamativa, ter um console de mesa que vira portátil atrai muita gente.
  2. Os jogos do Nintendo atraem muita gente, e são muito bons.
  3. A Nintendo ao longo dos anos cultivou seu público pra priorizar seus jogos ao comprar um hardware.

E nos 3 casos, é mérito! É mérito da empresa criar um console com proposta atraente, é mérito dos desenvolvedores de um Mario Kart que todo tipo de público, idades e níveis de experiência apreciem e se interessem pelo jogo, e foi mérito da Nintendo ter sempre uma lineup forte de exclusivos que fazem com que todo Switch vendido o primeiro jogo que a pessoa compra é um exclusivo do Switch.

E existe ainda um outro fator que é do Switch mesmo, que é o fato do público dele ser bem dedicado. O Wii vendeu mais de 100 milhões, mas tirando uns 15 jogos, poucos venderam realmente bem, porquê uma boa parte do público do Wii era um público que comprava 2, 3 jogos tipo Wii Sport, Mario Galaxy e um Just Dance, e pronto, nunca mais comprava jogo. Já no Switch, podemos dizer que ele tá numa fase muito boa, o console está no hype, os jogos estão sendo bem divulgados e as pessoas estão de fato comprando muito jogo pra ele mesmo.

E precisa de uma análise maior só pra entender esse ‘’momentum’’ de glória que ele tá vivendo e acaba reverberando nos exclusivos, fazendo com que quase todas as séries da Nintendo que o Switch tem um jogo, esse representante do Switch seja o mais vendido da franquia! Zelda, Mario 3D, Smash, Fire Emblem, Xenoblade… Vários! O Switch vende jogo pra caramba (é é por isso que a Nintendo tinha que aproveitar e lançar um F-Zero), inclusive, pode anotar, aposta segura, Metroid Prime 4 vai também ser o mais vendido da franquia.


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]