Ei Nintendista! Já ouviu o último episódio do nosso podcast?
Como a Nintendo poderia inovar com o Mario Kart 9?

Como a Nintendo poderia inovar com o Mario Kart 9?

Como todos sabemos, Mario Kart 8 é o jogo mais vendido do Nintendo Switch e é tido como o jogo “definitivo” da franquia. Portanto parece improvável que tão cedo tenhamos um Mario Kart 9 no Nintendo Switch, mas o que a Nintendo poderá fazer para inovar a franquia e também justificar um novo titulo? Aqui listo algumas novidades que Mario Kart 9 poderia nos oferecer!

• Modos diferentes

Double Dash: Imagina que legal seria a volta do modo “Double Dash” do titulo de Gamecube, onde você e mais uma pessoa se juntam em apenas um kart onde vocês tenham que trabalhar em sintonia, um dirigindo e outro jogando poderes e chutando adversários. É até legal imaginar um modo de batalha ao estilo Double Dash.

Mario Kart: Double Dash !! (GC) – Paraíso dos Truques
O modo “em duplas” de Mario Kart: Double Dash

Snake: Esse modo seria semelhante ao jogo Snake (jogo da cobrinha) e também o jogo Astro Bears de Switch, em uma arena, os karts deixam um rastro em que nossos adversários não podem bater, tornando uma competição divertida de quem sobrevive.

Astro Bears Party Review | A 3D planet-trotting take on Snake
Mecânica de rastros do jogo Astro Bears

Modo de Pontuação: Nesse modo teríamos diversos itens espalhados pelo mapa, cada item te concede uma quantia de pontos. Manobras e atalhos também te concedem pontuação e no final a equipe que obtiver mais pontos ganha o jogo.

Expansão do modo de batalha: Além de um modo de batalha Double Dash já citado, a Nintendo poderia fazer uma implementação completa no modo de batalha casual. Novas arenas, itens exclusivos do modo de batalha ao nível Smash Bros.

• Novos itens

Além dos itens exclusivos para o modo de batalha, seria uma boa a Nintendo aumentar os itens nos modos casuais, só que ao mesmo tempo você ter a opção de personalizar partidas (semelhante ao que acontece no Smash).

Então seria simples: Você quer jogar o Mario Kart sem esses novos itens? É só desabilitar na criação da partida… Quer jogar uma partida apenas com item x? Muda as configurações! Smash Bros Ultimate fez isso muito bem, lá você consegue até mesmo criar partidas apenas com pokébolas, agora imagina isso em Mario Kart…

Imagem
A personalização de partida de Super Smash Bros. Ultimate

Isso abre possibilidades da Nintendo pirar na criação de itens e trazer coisas doidas, malucas, irritantes ou até mesmo itens com crossovers! Isso tudo sem irritar o jogadores nostálgicos, dando opção de personalização para todos.

• Personagens

Se estamos falando de Mario Kart 9 é obvio que não pode faltar novos personagens no roast do game né? A Nintendo poderia trazer TODOS os personagens que já passaram pelo games da franquia Mario Kart, seria o grande retorno de personagens esquecidos como Diddy Kong, R.O.B, Birdo, entre outros.

Mario Kart Tour - Diddy Kong Cup 150cc (Diddy Kong Gameplay) - YouTube
Diddy Kong retornou no jogo mobile Mario Kart Tour

Porém não queremos ver apenas personagens antigos voltando, queremos novos também! E por isso eu expandiria o conceito que a Nintendo começou em Mario Kart 8 e traria personagens de outras franquias além de Zelda, Animal Crossing e Splatoon. Personagens de franquia como Kirby, F-Zero, Pokémon e StarFox não podem faltar nessa grande festa e a Nintendo poderia abraçar o “conceito Smash”, mesmo que polêmico para alguns, no final quanto mais personagens melhor, não é?

Kirby (Port) [Mario Kart 8 Deluxe] [Skin Mods]
Já imaginou?

• Customizações

Aqui a Nintendo poderia beber muita coisa de Mario Kart Tour e Mario Kart Live, pois mesmo que não faça parte da franquia principal, esses dois jogos trouxeram conceitos que a Nintendo poderia trabalhar a fim de trazer um Mario Kart 9 com bastantes novidades.

E um desses conceitos são as skins, onde em ambos os jogos temos diferentes versões dos personagens… Tem Mario 16Bits, Chef Mario, Mario construtor, Mario pirata, Mario roupa de mergulho e por aí vai.

Going over some of the costumes in Mario Kart Live: Home Circuit |  GoNintendo
Mario pirata em Mario Kart Live

E não ter apenas skins dos personagens, também asas-deltas e karts totalmente customizáveis e temáticos, poderia até mesmo acontecer algo semelhante ao que acontece em Animal Crossing, onde você consegue baixar imagens que as pessoas fazem e disponibilizam na internet, totalmente na base de criação do jogo, agora imagina um kart com o símbolo que você desejar?

Imagem
Em Animal Crossing New Horizons você consegue baixar essas costumizações feitas por terceiros!

• Poderes

Atualmente em Mario Kart a única diferença entre os personagens está no peso deles, os grandões tipo Bowser e Donkey Kong são mais pesados do que Mario e Luigi que por sua vez são mais pesados que Baby Mario e Baby Luigi. E se a Nintendo trazer características únicas para cada personagem? Aspectos e poderes que você consegue usar apenas ao jogar com determinado personagem, pois ai as pessoas não vão mais escolher os personagens por gosto e sim pelo tipo de gameplay que ele te oferece! Planar por mais tempo com a Peach, Luigi com poderes fazendo alusão a Luigi’s Mansion e por ai vai…

Lembrando que se você torce o nariz para mudanças do tipo, seria simples para a Nintendo oferecer customização de partida, ai se você não gosta desse tipo de alteração, é só desabilitar.

Mario Kart 8 Deluxe - Switch - Game Power - Desde 2001
“Eu sou main Luigi”

• Desafios, recompensas e eventos

Uma coisa removida de Mario Kart 8 Deluxe foram os desafios, você liga e o jogo está praticamente com o elenco completo a disposição (tirando as versões diferentes de Mario e Peach) e uma coisa que gerava muito desafio em outros titulo da série, era você cumprir determinadas missões afim de desbloquear alguns personagens exóticos como R.O.B, que vamos combinar, é mais chamativo e legal do que um Mario Dourado ou uma Peach Rosa.

Mario Kart 9 poderia trazer não apenas desafios comuns para desbloquear o vasto elenco citado, mas também a implementação de desafios diários para desbloquearmos algumas coisas únicas, assim como acontece em Mario Kart Tour, e isso poderia desencadear em alguns eventos sazonais como por exemplo o Natal, Halloween, Ano Novo, Dia da Terra, entre outros…

Mario Kart Tour (@mariokarttourEN) | Twitter
Evento em Mario Kart Tour

• DLC e Pacotes

Com tantas customizações acredito que a Nintendo iria para um caminho semelhante ao de Smash Bros, tendo expansões pagas (novos personagens, carros e asa deltas) e também pacotes temáticos de skins, semelhante ao que a Nintendo faz com o pack dos Mii’s para Super Smash Bros.

Não é o que todo fã gostaria, mas conhecendo o mercado e usando jogos como Smash Bros de exemplo, é um caminho inevitável…mas que a Nintendo pode diversificar dando conteúdo gratuito também, assim como acontece em Animal Crossing New Horizons.

The Mario Tour: events and giveaways on Mario Kart Tour
Skins do Mario

• Criação de fases

Não estou falando de ser algo como “Mario Kart Maker”, porém poderia existir uma pista simples customizáveis, podendo alterar coisas como por exemplo detalhes do cenário de fundo, obstáculos, rampas e etc. Não precisa ser a coisa mais detalhada em criação, mas que poderia trazer conceitos divertidos ao mundo de Mario Kart.

Imagem

• Modos de câmera

Mario Kart Live trouxe um estilo de câmera diferente dos jogos da franquia principal, se localizando pouco atrás da cabeça do piloto, então por que não trazer esse e mais outros ângulos de câmera? Além desse poderia ter o modo primeira pessoa que é bastante aguardado e muito bem-vindo!

Imagem
O ângulo da câmera em Mario Kart Live

No final sabemos que Mario Kart 9 não vai trazer tantas novidades assim, mas a meu ver a implementação de alguns desses itens é completamente necessária para a franquia evoluir, já que alguns desses aspectos já podemos ver até mesmo em jogos de fora da franquia principal, portanto a Nintendo tem muito o que aprender com esses jogos, além disso ouvir bastante a comunidade de fãs e oferecer opções para todos afim de nenhum fã sair prejudicado.

Talvez o jogo nem esteja em produção ou talvez sim e seja anunciado amanhã, apenas esperando vamos descobrir, mas até lá podemos imaginar diversos caminhos pelo qual a franquia pode seguir!


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]