Maneater - Alimente-se de aventura, sangue e diversão

Maneater – Alimente-se de aventura, sangue e diversão

Viva como o rei dos mares nesse shaRkPG, se sinta no topo da cadeia alimentar e devore tudo que estiver em seu caminho. Derrote caçadores de elite e desenvolva seu tubarão ao máximo nessa aventura repleta de fome e sangue!

Quando Maneater foi anunciado durante a The Game Awards de 2019, fiquei esperançoso que esse jogo fosse lançado para o nosso querido Switch. Esse dia chegou! Maneater desembarca hoje no console híbrido da Nintendo com a missão de te divertir enquanto mastiga humanos.

Sempre gostei de jogos/filmes nessa temática de tubarões, infelizmente até então não tínhamos jogos tão completos que abordassem tubarões com essa profundidade. Até temos o Hungry Shark World, que está disponível para o Nintendo Switch com essa temática, Maneater traz alguns elementos muito parecidos com Hungry Shark World, mas na prática se trata de um jogo com muito mais profundidade e um mundo aberto rico em detalhes.

Maneater - Alimente-se de aventura, sangue e diversão

Vingando sua mãe

A premissa do jogo é simples e intuitiva, você é um filhote de tubarão morto por “Scaly Pete”, um lendário caçador de tubarões e, ao comer muitos peixes, lixos e humanos você vai crescendo e tornando um tubarão cada vez maior e com novas habilidades, tais como ecolocalização, dentes elétricas, pulos altos…

Você começa como um tubarão filhote e na medida que vai devorando tudo que passar pelo seu caminho, você vai crescendo, passando por diversos outros estágios como adolescente, adulto, ancião e por fim MEGA. Inicialmente por ser um tubarão filhote, não conseguirá consumir animais tão grandes. Será necessário crescer para poder devorar cada vez coisas maiores. Crescendo, seu tubarão se torna cada vez mais agressivo e ágil também.

O jogo é descrito como um “ShARkPG” e cumpre essa promessa. Maneater é uma aventura de mundo aberto bem completa, com uma história, missões e sistema de nivelamento. As melhorias mencionadas acima são obtidas durante o jogo e podem ser alteradas e melhoradas quando quiser. Ou seja, é possível personalizar seu tubarão de acordo com seu estilo de jogo.

Seu objetivo é matar “Scaly Pete”, porém até você ter essa oportunidade você deverá comer qualquer coisa que conseguir e coletar nutrientes para gastar com a evolução do seu tubarão. Como um RPG, você terá várias missões a serem cumpridas e objetivos secundários para serem feitos. Cada parte do mapa conta com alguns marcos históricos que podem ser visitados (estátuas ou naufrágios). Felizmente o jogo conta com muito conteúdo para ser visto e jogado. Concluindo, você fica mais perto do confronto final com “Scaly Pete”.

Maneater - Alimente-se de aventura, sangue e diversão

Português brasileiro SIM, e com maestria!

O jogo está totalmente dublado em português brasileiro, e a dublagem está em nível excelente, uma das melhores que já vi em todos esses anos de gamer. A trilha sonora do game também está em nível altíssimo. Durante a jogatina você perceberá o quão rica é a sonoplastia do jogo, e isso contribui demais para a imersão no jogo. Detalhes como o grito estridente dos humanos enquanto são atacados, fazem toda a diferença em Maneater.

O jogo teve uma sacada super criativa ao tomar a narrativa de um documentário, no estilo Discovery Channel, chamada Maneater. E em todo o momento os diálogos e as cutscenes do jogo assumem essa narrativa de documentário. Os diálogos são divertidos, engraçados e informativos. O jogo traz muitas informações e curiosidades interessantes sobre os tubarões.

Maneater - Alimente-se de aventura, sangue e diversão

Port de respeito

Visualmente o jogo está bonito no Nintendo Switch, claro que tem suas limitações por se tratar de um jogo com estilo realista. Mas de maneira geral, está visualmente agradável e melhor que muitos ports antes já feitos para o Nintendo Switch. O que me incomodou no jogo, é que em alguns momentos você está nadando em águas escuras ou coloridas, como no caso do pântano em que a água é amarronzada, nesses momentos a percepção visual fica um pouco prejudicada e a identificação de elementos não é tão clara. Muitas vezes para achar um objetivo é mais difícil que cumprir a missão em si. Grande parte da minha jogatina foi tentando encontrar o caminho até o meu objetivo, penei demais no início do jogo para encontrar túneis subterrâneos que me levassem até meu objetivo.

Vale a pena?

Maneater é um RPG bem diferente, que pode agradar muitos jogadores, desde os casuais até os mais gamers. O jogo não possui mecânicas complexas e também não haverá grandes configurações de armaduras/armas/jogabilidade visto em outros grandes RPGs por aí. O tutorial do jogo é breve, rapidamente você aprenderá todos os controles do jogo e poderá sair por aí caçando e devorando tudo.

A narrativa e os diálogos dão um show em muitos jogos AAA que estão no mercado. A Tripware Interactive (desenvolvedora do jogo) teve uma sacada genial na elaboração do jogo. Os diálogos são fantásticos, e toda a ambientação de documentário é muito divertida.

O jogo chega na eShop brasileira custando R$ 203,95, sendo o país mais barato para comprar Maneater no Nintendo Switch. O jogo possui um custo x benefício razoável, se considerarmos que em 15h é possível zerar o jogo completamente, realizando todos os objetivos. Confira abaixo o trailer de lançamento do Maneater:

[rwp_box id=”0″]


[Nota do Editor: Maneater foi analisado a partir da sua versão para Nintendo Switch. A cópia do jogo foi gentilmente cedida pela ONE PR Studio]


[A coluna acima reflete a opinião do redator e não do portal Project N]

Gamer mineiro apaixonado pela Nintendo desde criança. Fire Emblem: Three Houses e Pikmin 4 são seus jogos favoritos do Switch. Instagram: @pvgm91 X: @pvgm91 F.C: 6972-9848-6184